Endeavor e Opinion Box pesquisam: Empreendedorismo no Brasil

Pedro D'Angelo
Endeavor e Opinion Box pesquisam: Empreendedorismo no Brasil

É comum ouvir, cada vez mais, que o Brasil está se tornando um ambiente mais favorável para os empreendedores. Com as milhares de startups que vêm tomando conta do mercado em diversos pólos do país, o assunto empreendedorismo está não só muito relevante, mas também é pauta de estudos profundos sobre a cultura empreendedora do Brasil e dos brasileiros.

Foi pensando nisso que a organização referência em fomento ao empreendedorismo no Brasil, a Endeavor , realizou o estudo Cultura Empreendedora no Brasil: O potencial para empreender com Alto Impacto. O relatório gerado e disponibilizado gratuitamente no site da Endeavor foi fruto de uma pesquisa realizada em 32 cidades brasileiras sob a metodologia do teste META, que analisa aspectos psicológicos e comportamentais relacionados a empreendedorismo.

A coleta de dados do estudo foi realizada com 9.013 pessoas do painel de respondentes do Opinion Box, incluindo empreendedores, autônomos, empregados, donas (os) de casa e desempregados. Além disso, a pesquisa contou com uma amostra de empreendedores de alto impacto – empreendedores selecionados e apoiados pela Endeavor Brasil ao longo dos 15 anos de atuação no país, para ter seus resultados comparados ao restante da amostra.

O objetivo foi detectar qual o potencial para empreender com alto impacto dos brasileiros, quais os comportamentos empreendedores mais presentes na população, e qual a percepção geral da população brasileira sobre o empreendedorismo. Para isso, o teste META avalia 4 pilares de atitudes de alto impacto: Visão de Oportunidade; Proatividade; Criatividade; e Sonho Grande.

Recomendado para você: Quero abrir uma empresa. E agora?

Alguns resultados

Quando comparado à média mundial, a pontuação dos brasileiros se mostra significativamente maior nos fatores Visão de Oportunidade (33.6 pontos versus 31.7 de média global) e Criatividade (35 pontos versus 33.7 de média global), além do total geral (138.8 pontos versus 136.4 de média global). Apesar desse resultado, o Brasil se encontra consideravelmente atrás dos Estados Unidos, por exemplo, que são uma referência global em empreendedorismo. Isso acontece em todos os quesitos analisados, mas especialmente na falta de Proatividade.

De acordo com a análise da Endeavor, não basta só pensar em fazer, é preciso que os empreendedores brasileiros tenham a coragem e o suporte para construir negócios de sucesso. Atitudes e percepções sobre a prática de empreendedorismo podem, naturalmente, ser formadas a partir da experiência individual, mas também podem ser formadas por meio de ações e políticas públicas.

Para ter acesso aos demais resultados do estudo, é só clicar aqui. Quer saber mais sobre os dados coletados na pesquisa e se informar sobre empreendedorismo com a maior referência no assunto? Acesse o site de Endeavor e acompanhe os materiais disponíveis para download, os eventos que a organização promove e todo tipo de novidade referente à cultura empreendedora em nosso país.

Também poderá gostar de: