Dados sobre café no Brasil: pesquisa sobre o comportamento do consumidor

Pedro D'Angelo
Dados sobre café no Brasil: pesquisa sobre o comportamento do consumidor

Enquanto muitos definem o Brasil pelo samba ou pelo futebol, outros podem facilmente associar a imagem do país a outro patrimônio bem característico: nossos cafés. Tanto como produtores quanto como consumidores, o Brasil se destaca no mercado de café. E por isso, nada melhor do que explorar o assunto em uma pesquisa exclusiva com dados sobre café no Brasil, certo?

Para entender melhor a relação do brasileiro com café, entrevistamos os consumidores brasileiros e compilamos os resultados em um infográfico exclusivo.

Veja agora alguns destaques da pesquisa e acesse o infográfico completo no fim desse post!

Dados sobre o café no Brasil

A popularidade do Café no Brasil realmente é justificável. Nosso país é o segundo maior consumidor mundial de café. De acordo com dados da Organização Internacional do Café (OIC), são 21 milhões de sacas ao ano.

Além disso, o Brasil ainda é o maior exportador de café do mundo, o que faz com que nossa fama se espalhe pelos quatro cantos.

Mas e do ponto de vista do consumidor brasileiro, como é a sua relação com os cafés?

Começando pelo princípio, descobrimos que o café coado (66%) e o café com leite (56%) são os mais consumidos pelo brasileiro. E como não podia deixar de ser, o café da manhã é o momento que mais combina com a bebida, para 86%. Mesmo assim, ainda há quem não dispense um café á tarde (54%).

De manhã e à tarde existe muita gente que toma café, mas para algumas pessoas não tem hora para a bebida. 6% dizem que bebem café até de madrugada!

Esse consumo alto também aparece nos dados sobre café no Brasil, quando descobrimos que 61% tomam 3 ou mais xícaras de café por dia.

Hábitos de compra de café dos brasileiros

Na hora de comprar café, o comportamento do consumidor brasileiro tem suas peculiaridades. Ao contrário de outros segmentos, nos quais o preço fala mais alto, o fato que mais leva a escolher uma marca de café é o sabor (72%), seguido pela qualidade (67%).

Já em relação às marcas, a mais conhecida e consumida é o café 3 Corações, seguida por Pilão e Melitta. 

Infográfico sobre o consumo de café

Além dos dados acima, a pesquisa levantou dados sobre café no Brasil também no que diz respeito ao dia a dia, saúde e bem estar do consumidor. Pesquisamos ainda onde o brasileiro toma seu cafezinho, os tipos de café mais populares e muito mais.

Acesse gratuitamente o infográfico que criamos com os dados completos da pesquisa. É só clicar na imagem abaixo e conferir!

Dados sobre café no Brasil: pesquisa sobre o comportamento do consumidor

Sobre a pesquisa

Os dados sobre café no Brasil são o resultado de uma pesquisa realizada no Painel de Consumidores do Opinion Box em dezembro de 2019. Entrevistamos 2021 internautas brasileiros de todo o país. A pesquisa tem margem de erro de 2,2pp e intervalo de confiança de 95%.

Para saber mais sobre pesquisas de hábitos de consumo, leia também nosso artigo sobre o tema aqui.

Se quiser realizar suas próprias pesquisas, converse com nosso time clicando no banner abaixo e veja como podemos te ajudar.

Também poderá gostar de: