Muitas vezes, entramos em contato com o atendimento de uma empresa apenas para tirar uma dúvida sobre um produto. O que deveria ser algo simples, vira uma tarefa muito complexa. Quem já passou por isso sabe como é ruim, não é mesmo? Demoramos muito para ser atendidos, somos repassados de um setor para outro e repetimos diversas vezes a mesma pergunta. Com o CES (Customer Effort Score), isso pode mudar.
Afinal de contas, por meio deste indicador, é possível entender se os seus clientes estão tendo dificuldades ao entrar em contato com o seu time de suporte ou atendimento, por exemplo.
Vamos supor que você esteja tentando resolver um problema, como uma entrega em atraso e enfrente dificuldades de entrar em contato com a empresa. A sensação que fica é que ninguém se interessa em resolver esse problema.
Dessa forma, para aprofundar mais no tema, eu separei nesse post tudo que você precisa saber sobre o Customer Effort Score. Confira!
Customer Effort Score: o que é?
O CES (Customer Effort Score) é um indicador de pesquisa de mercado que mede o esforço do consumidor para realizar uma ação com a sua empresa.
Essas ações não necessariamente passam por problemas com a sua empresa. Podemos medir o índice de esforço do cliente para utilizar um produto, encontrar a sua loja ou encontrar uma informação no seu site, por exemplo.
O indicador nasceu dentro da Universidade de Harvard. Ele parte do pressuposto de que, quanto menor o esforço de um cliente para atingir seus objetivos com uma empresa, maiores serão as chances de fidelizar clientes com esta marca.
Muitas pessoas afirmam que o CES vai na contramão das tendências de customer experience. Estas tendências dizem que é preciso encantar e surpreender o cliente. De fato, os criadores do Customer Effort Score divulgaram o índice em um artigo na Harvard Business Review que se chamava: “Stop trying to delight your customers” (“Pare de tentar encantar os seus clientes”).
Lá, os autores Matthew Dixon, Karen Freeman e Nicholas Toman falam que surpreender o cliente não é tão fácil. Além disso, não é nada barato.
Por outro lado, muitos consumidores deixam de comprar de uma marca porque se decepcionaram com ela. E, muitas vezes, essa decepção tem a ver com a dificuldade em ter demandas simples atendidas.
Uma forma de entender o lado do consumidor
Para os autores, no fundo o que as pessoas querem é ter suas demandas facilmente resolvidas. Realmente, não faz sentido nenhum uma empresa investir em surpreender o cliente antes mesmo de entregar o básico. Por outro lado, aqui no blog nós já dissemos várias vezes que surpreender o cliente não precisa ser algo gigantesco.
Dessa forma, cumprir ou antecipar prazos de entrega, ser cordial e amável no atendimento, reconhecer o erro e não poupar esforços para resolvê-los. Desse modo, essas são formas extremamente eficientes de surpreender o cliente. E que não requerem muito esforço do lado do consumidor.
Assim, o Customer Effort Score é mais uma forma extremamente eficiente de medir a experiência do cliente e a satisfação do consumidor com a sua marca.