Checklist de pesquisa de mercado: como utilizar a nossa ferramenta

Daniela Schermann
Checklist de pesquisa de mercado: como utilizar a nossa ferramenta

Para se organizar, muitas pessoas tem o costume de fazer listas e checklists. Pensando nisso, o Opinion Box criou o Checklist de pesquisa de mercado.

O objetivo do checklist de pesquisa de mercado é ajudar nossos clientes e usuários a organizar a sua pesquisa. Este recurso é extremamente simples e eficaz, e vem sendo usado desde sempre.

Hoje, existem aplicativos que servem apenas para gerar listas. O Trello e outras ferramentas de acompanhamento de tarefas têm o recurso de checklist. E, claro, sempre tem o caderno, o bloco de notas e o velho papel e caneta para quem prefere fazer suas listinhas à mão.

Mas, para facilitar o trabalho de quem está sempre fazendo uma pesquisa, ou vai fazê-la pela primeira vez, nós desenvolvemos o Checklist de Pesquisa de Mercado.

O que é o Checklist de Pesquisa de Mercado

O checklist de pesquisa é uma ferramenta bem simples, criada no Google Sheets para ser acessível a todos. Ali, você preenche as especificidades do seu projeto e acompanha de forma simples e rápida as principais etapas do seu projeto de pesquisa.

O checklist pode ser compartilhado com outras pessoas do seu time para que todos estejam sempre alinhados em relação ao projeto.

Porque baixar o Checklist de Pesquisa de Mercado

O objetivo do checklist, como dissemos acima, é ajudar as pessoas a organizar a sua pesquisa de mercado. Você poderá acompanhar as diferentes etapas e tarefas, sem esquecer de nada.

O nosso Checklist traz também uma outra vantagem: em cada uma das etapas, há um material de apoio para ajudá-lo a ter sucesso na execução daquela etapa. Isso ajuda a melhorar os resultados da sua pesquisa e obter dados mais precisos.

Com os dados da pesquisa em mãos, você poderá tomar decisões mais inteligentes e sem achismos.

Como utilizar o Checklist de Pesquisa de Mercado

Ao clicar no link do nosso Checklist, você será direcionado para uma planilha do Google Sheets. Para editar a planilha, basta fazer uma cópia do arquivo (clicar em “Arquivo” e depois “Fazer uma cópia”).

Se você não estiver logado a uma conta do Google, você não poderá fazer uma cópia. Neste caso, é só fazer o download e abrir a planilha no Excel.

Comece preenchendo os dados do cabeçalho da sua pesquisa: Empresa, Projeto e Responsável. Assim, você deixa o seu documento organizado e facilmente identificável.

Nas colunas C e D da sua planilha, estão as etapas detalhadas da sua pesquisa de mercado. Na coluna I você tem link para materiais de apoio, como posts do blog e infográficos sobre cada um dos temas.

Na coluna J, você marca as etapas concluídas. Por fim, na coluna K você pode escrever observações para alguma outra pessoa do seu time ou para você mesmo se lembrar depois.

Se precisar inserir novas linhas ou colunas na planilha, não tem problema. Ela é totalmente editável para atender às suas necessidades.

E se houver alguma dúvida, é só clicar no link do Fale Conosco no fim da planilha, que nós estamos sempre aqui para te ajudar no que precisar.

Para ter acesso à planilha, é só clicar no banner abaixo:

Também poderá gostar de: