Chat GPT: tudo que você precisa saber sobre a ferramenta

Danielle Salgado
Chat GPT: tudo que você precisa saber sobre a ferramenta

É bem provável que você tenha se deparado com o termo “Chat GPT” nas últimas semanas. Isso porque a ferramenta de chatbot com inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI no final de 2022 está dando o que falar.

No entanto, por que o Chat GPT é o assunto do momento? Por que existem tantas avaliações positivas e negativas sobre a ferramenta? Como ela pode mudar (ou não) o futuro da comunicação digital?

Sendo assim, para que você possa compreender melhor como funciona essa ferramenta, eu separei nesse post tudo que você precisa saber sobre o Chat GPT. Vamos lá?

Afinal, o que é o Chat GPT?

O Chat GPT é um algoritmo de chatbot autônomo baseado em inteligência artificial. A ferramenta permite com que as pessoas se comuniquem com ela e obtenha respostas sobre uma grande variedade de assuntos.

“ChatGPT” é uma rede neural de linguagem treinada pela OpenAI. É baseado no modelo de linguagem Transformer GPT-3, que foi treinado em grande quantidade de texto da internet para ser capaz de gerar texto natural e responder a perguntas sobre uma ampla gama de tópicos. 

Um desses parágrafos foi escrito pelo próprio Chat GPT e o outro por mim. Você consegue adivinhar qual? 

A sigla GPT é a abreviação para “Generative Pre-Trained Transformer” que, traduzido para o português, seria algo como “Transformador pré-treinado generativo”. Dessa forma, a ferramenta é capaz de produzir uma grande diversidade de conteúdos, como artigos, letras de música, redações e até mesmo códigos de programação.

Esse algoritmo foi desenvolvido no laboratório de pesquisas em inteligência artificial OpenAI, localizado nos Estados Unidos. Em tese, a empresa funciona sem fins lucrativos. No entanto, ela vem recebendo aporte de diversas empresas para desenvolver esse tipo de tecnologia.

Como funciona o Chat GPT?

O banco de dados do Chat GPT é basicamente tudo que está na internet. Ou seja, o algoritmo processa as informações para realizar um cruzamento de dados e, a partir disso, transforma as perguntas e solicitações dos usuários em respostas.

Essa tecnologia já existe há alguns anos. No entanto, a versão atual permite respostas mais criativas e específicas e é por isso que a ferramenta está dando o que falar.

Por exemplo, no Google, as pessoas utilizam a plataforma para pesquisar sobre determinados assuntos e ele retorna os resultados de páginas da web.

Já no Chat GPT consegue contextualizar a pergunta com base no seu banco de informações e transformar em textos bem elaborados, que parecem até mesmo que foram escritos por pessoas reais.

Como usar o Chat GPT?

Para utilizar a plataforma, basta acessar a página oficial do Chat GPT, realizar o cadastro – que pede somente algumas informações básicas como e-mail e telefone -, fazer login e começar a interagir com a ferramenta. No exemplo abaixo, eu perguntei por que as empresas devem fazer pesquisas de mercado. Veja o resultado:

Chat GPT: tudo que você precisa saber sobre a ferramenta

Dessa forma, o Chat GPT é um algoritmo bem intuitivo e fácil de ser utilizado. Devido à grande demanda atual, em alguns momentos pode levar um tempo para conseguir acessar a ferramenta.

Além disso, a ferramenta também consegue processar informações de perguntas que não tem como serem respondidas, como essa, por exemplo: 

Chat GPT: tudo que você precisa saber sobre a ferramenta

O Chat GPT também evita o uso de termos preconceituosos, palavras chulas e opiniões muito pessoais, como ideais religiosos, por exemplo.

Chat GPT: tudo que você precisa saber sobre a ferramenta

Por que essa ferramenta é tão promissora?

O Chat GPT pode ser muito útil para ampliar o conhecimento geral das pessoas. Além disso, esse formato dinâmico e prático chegou para desafiar os grandes mecanismos de busca, uma vez que há o receio de que eles sejam trocados pela plataforma. 

Afinal de contas, justamente por ser uma ferramenta mais prática e direta, pode ser que, daqui um certo tempo, as pessoas prefiram utilizar o Chat GPT para realizar as suas pesquisas.

Por enquanto, nada ainda é muito certo e as opiniões são um pouco controversas.

Por exemplo: enquanto a Microsoft enxerga o Chat GPT como uma ferramenta revolucionária e já investiu bastante no algoritmo, o cientista-chefe de inteligência artificial da Meta não vê um grande potencial na ferramenta.

Dessa forma, o que cabe a nós agora é acompanhar as tendências e analisar como o Chat GPT pode interferir na vida e no trabalho das pessoas. Sendo assim, é muito importante observar os aspectos positivos e negativos do algoritmo porque, claro, nem tudo são flores. 

Vantagens e desvantagens do Chat GPT

O Chat GPT está causando muitas discussões ao redor do mundo justamente pelas suas vantagens e desvantagens. 

Afinal, por mais que a ferramenta seja inovadora e tecnológica, podendo nos auxiliar em diversas tarefas do dia-a-dia, desde uma simples receita até um código programado, ela substituirá o trabalho humano?

Além disso, com informações disponíveis tão livremente, o que impedirá alunos de escolas e faculdades de realizarem seus trabalhos pelo Chat GPT? 

Ainda é muito cedo para afirmar os impactos reais que a ferramenta trará para a vida das pessoas. No entanto, eu separei algumas das principais vantagens e desvantagens da ferramenta para que você possa fazer uma reflexão.

Vantagens

  • Rapidez e eficiência nas respostas: o Chat GPT responde às perguntas dos usuários de forma praticamente instantânea, trazendo eficiência e praticidade para solucionar as solicitações.
  • Facilidade no acesso: a ferramenta pode ser acessada de qualquer lugar em qualquer horário, sem a necessidade de esperar por uma pessoa para responder às perguntas,
  • Abrangência do banco de informações: como a tecnologia do algoritmo é baseada em praticamente todas as informações disponíveis na web, é possível perguntar sobre uma imensa gama de assuntos diferentes.

Desvantagens

  • Limitação nas respostas: por mais que a tecnologia da ferramenta seja avançada, ela não conseguirá responder sobre assuntos muito específicos ou mais complexos.
  • Robôs não substituem humanos: o atendimento feito por um robô nunca terá a força de um atendimento humanizado, por mais evoluído que ele seja. Afinal, como o algoritmo não é uma pessoa real, ele não é capaz de fornecer a mesma empatia e compreensão humana que o funcionário de uma empresa poderia fornecer, por exemplo.
  • Impacto negativo no desenvolvimento educacional: como a ferramenta pode ser capaz de realizar trabalhos escolares e universitários, isso pode prejudicar o processo de aprendizagem das pessoas.

E você, já testou o Chat GPT? Você acha que ele irá de fato modificar o dia-a-dia das pessoas em médio e longo prazo? Ah, e o parágrafo escrito pela ferramenta no tópico “O que é Chat GPT” foi o segundo. Você adivinhou?

Para ficar por dentro das novidades sobre inovação, experiência do cliente e pesquisa de mercado, siga acompanhando as nossas publicações aqui no Blog Opinion Box!

Também poderá gostar de: