Case: Ouça seus funcionários para se modernizar

Pedro D'Angelo
Case: Ouça seus funcionários para se modernizar

Manter funcionários engajados, satisfeitos com o ambiente de trabalho e proativos o bastante para ajudar a empresa a crescer é um grande desafio do mundo dos negócios. Ter sucesso nessa tarefa contribui não apenas para a manutenção de um bom clima organizacional, mas estimula a constante evolução de um empreendimento.

Isso porque o funcionário, além de fazer o negócio acontecer no dia a dia, também possui um poder enorme na hora de propor as soluções e ideias mais inovadoras para contribuir com a empresa como um todo.

Na prática, vamos ver o exemplo do Banco do Brasil, que está passando por um processo de modernização com ideias propostas justamente pelo seu time de colaboradores.

A iniciativa

Em abril de 2015 o Banco do Brasil lançou o programa Pensa BB, visando estimular a inovação de dentro para fora da própria organização. Ao longo de vários meses, foram apresentadas milhares de ideias que propunham soluções a 10 desafios propostos pelo programa, como o portal de renegociação de dívidas, já em pleno funcionamento.

Já ao fim da primeira rodada do programa, a iniciativa vencedora do Pensa BB foi um recurso que permitirá ao cliente identificar agências bancárias com filas menores, via mobile banking. A previsão é de que a novidade, pensada por dois funcionários das diretorias de gestão de pessoas e de tecnologia, esteja disponível ainda em 2016.

Soluções como essas, quando lançadas, demonstram não só o potencial inovador dos próprios colaboradores, mas também a oportunidade de explorar novos serviços e produtos para oferecer uma experiência melhor aos clientes.

Quer fazer o mesmo?

A escolha da ideia vencedora do programa do Banco do Brasil se baseou em alguns critérios, como o potencial financeiro, a viabilidade de implementação e o ineditismo. Todos esses aspectos são essenciais na hora de avaliar qualquer nova ideia de negócio. E uma forma de obter respostas para essas e muitas outras questões importantes, é claro, é a pesquisa de mercado.

Como o programa do BB nos ensina, comece a ouvir mais os seus próprios colegas e colaboradores. Desenvolvendo pesquisas com seu mailing interno, você consegue identificar todo o potencial que existe dentro da sua empresa, que muitas vezes pode passar em branco e, assim, impedir o surgimento de ações inovadoras e grandes melhorias para os negócios.

Além disso, caso você esteja trabalhando em alguma ideia de novo serviço ou produto para sua empresa, ou mesmo se pretende abrir uma nova empresa com um serviço único, existem pesquisas que podem te ajudar a seguir o mesmo caminho da iniciativa do BB.

Em um exemplo prático, você pode fazer uma pesquisa de teste de conceito, para avaliar se a ideia realmente é tão inovadora como provavelmente parece; um teste de produto para testar a funcionalidade do que você pretende lançar; e, por fim, é claro, uma pesquisa para identificar quanto as pessoas estariam dispostas a pagar pelo que você está oferecendo.

Seguindo esse caminho e explorando os resultados obtidos, quem sabe sua ideia não faz sucesso como a do Banco do Brasil. Vamos tentar?

Também poderá gostar de: