Case de pesquisa de mercado: Como as mulheres se relacionam com dinheiro

Carolina Ruhman Sandler (Autora convidada)
Case de pesquisa de mercado: Como as mulheres se relacionam com dinheiro

Hoje temos convidada especial no blog! Carolina Ruhman Sandler é cliente do Opinion Box e realizou uma pesquisa de mercado muito legal e com insights muito interessantes para diferentes pessoas. Veja o que ela contou sobre essa experiência:

Meu trabalho é empoderar mulheres através da educação financeira. Acredito que com esta base, elas podem realizar o que quiserem: crescer profissionalmente, abrir um negócio, sair de um relacionamento que não faz bem. Para mim, saber lidar com dinheiro é a única forma de poder ter escolhas reais na vida – poder ir atrás dos seus sonhos.

Como e onde então falar sobre finanças e empoderamento com tantas mulheres? Fundei o Finanças Femininas em 2012, e desde então só crescemos. Hoje o site é parceiro do UOL e temos uma audiência crescente: no mês passado, foram mais de 800 mil pageviews. Publicamos matérias, guias, ebooks, produzimos cursos, gravamos vídeos, faço palestras e até um livro escrevi. Tudo isso para garantir que podemos falar com o maior número possível de mulheres.

Muita gente me pergunta: qual é a diferença de finanças para mulheres e para homens? Afinal, todo mundo enfrenta na vida questões como dívidas, investimentos, a melhor forma de lidar com o cartão de crédito. No entanto, a OCDE reconhece que a mulher tem uma barreira cultural e histórica na hora de falar sobre dinheiro, e que educação financeira para mulheres é mais do que indicada, uma vez que nós mulheres temos um papel multiplicador e levamos este conhecimento para nossos filhos e famílias.

E eu vejo como são diferentes os desafios: as mulheres precisam lidar com tarefas domésticas ao mesmo tempo que crescem na carreira. Cuidam dos filhos, saem com as amigas e pensam no plano para um negócio próprio. Precisam administrar o orçamento da casa, da festa de casamento e têm uma série de dúvidas no caso de um divórcio. Como lidar com tantos desafios simultâneos? A educação financeira pode dar uma base poderosa para elas poderem tomar melhores decisões.

Recomendado para você: 10 tendências de pesquisa de mercado e opinião para 2016

Mas quem são elas? Quais são os desafios? As dúvidas? Muito disso conhecemos através do contato diário com nossas leitoras. No entanto, no momento em que vivemos um crescimento tão acelerado, acreditei que era necessário compreender melhor a relação entre mulheres e dinheiro.

Encomendei uma pesquisa com a Opinion Box e conseguimos visualizar questões importantes. Segundo elas, o principal desafio financeiro é fazer sobrar dinheiro ao fim do mês. 72% das mulheres preferem ter mais qualidade de vida do que dinheiro e 77% das mulheres têm dificuldade para entender investimentos. São dados relevantes, que nos ajudam a compreender melhor como elas lidam com dinheiro e quais são suas dúvidas.

Os resultados foram poderosos, e nos ajudam a criar matérias, produtos e serviços melhores para nossas leitoras. Assim, podemos continuar a crescer e apoiar o maior número possível de mulheres na realização de seus sonhos.

* Carolina Ruhman Sandler é jornalista, fundadora do site Finanças Femininas e coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva).

Também poderá gostar de: