Arquétipos de Marca: o que são e como definir?

Danielle Salgado
Arquétipos de Marca: o que são e como definir?

Os arquétipos de marca são fundamentais para dar uma personalidade às marcas e, assim, diferenciá-las da concorrência e fazer com que elas se aproximem mais do público.

Dessa forma, eles contribuem – e muito! – no processo de humanização da marca e no fortalecimento do relacionamento com o cliente.

No entanto, como aplicar esse conceito na prática? Como a definição dos arquétipos de marca podem ajudar um negócio a alavancar? A seguir, você irá conferir tudo que precisa saber sobre os arquétipos de marca.

O que são arquétipos de marca?

Os arquétipos de marca são representações simbólicas e de personalidades e características associadas a uma marca.

Dessa forma, eles dão uma identidade e personalidade distintas a uma marca, permitindo que ela se conecte emocionalmente com o público-alvo.

Os arquétipos de marca são baseados na teoria psicológica dos arquétipos de Carl Jung, que postula a existência de padrões universais de comportamento e pensamento presentes no inconsciente coletivo das pessoas.

Cada arquétipo representa um conjunto específico de valores, motivações e características que as pessoas podem reconhecer e se identificar.

A importância de definir os arquétipos de marca para o seu negócio

Definir os arquétipos de marca traz diversos benefícios para uma empresa.

Em primeiro lugar, eles ajudam a definir a identidade do negócio, estabelecendo sua personalidade e características distintivas.

Dessa forma, isso permite que a marca se diferencie da concorrência e seja facilmente reconhecida e lembrada pelos consumidores.

Além disso, os arquétipos são poderosos para estabelecer uma conexão emocional com o público-alvo. Afinal de contas, eles ativam os valores, aspirações e emoções dos consumidores, fazendo com que eles se identifiquem e se engajem com a marca em um nível mais profundo.

Outra vantagem que pode ser destacada é que, ao definir os arquétipos de marca, a empresa estabelece uma direção clara para sua estratégia de branding.

Isso ajuda a garantir que todas as atividades de marketing, comunicação e design estejam alinhadas e sejam consistentes, criando uma imagem coerente para a marca.

Os erros mais comuns que as empresas cometem ao definir seus Arquétipos e como evitá-los

Quando uma empresa define seus arquétipos de marca, é normal que alguns erros possam acontecer. No entanto, é possível evitá-los.

Por exemplo, é muito importante selecionar um arquétipo que esteja alinhado com a essência e os valores da marca.

Desse modo, evite escolher um arquétipo apenas porque está na moda ou porque parece ser popular. Faça uma análise cuidadosa da personalidade da marca e escolha um arquétipo que a represente autenticamente.

Além disso, os arquétipos de marca devem estar associados com o público-alvo da empresa.
Apesar de parecer óbvio a princípio, é essencial compreender de forma clara as necessidades, desejos e motivações do público-alvo para selecionar um arquétipo que seja relevante para eles. Para isso, as pesquisas de mercado serão fundamentais para obter insights profundos sobre o seu público-alvo.

Como definir os arquétipos de marca

Para definir os arquétipos de marca de uma empresa, é preciso realizar uma análise cuidadosa da personalidade e dos valores da marca, bem como uma compreensão profunda do público-alvo e do posicionamento desejado no mercado.

Confira a seguir alguns passos importantes para que esse processo aconteça da melhor forma possível.

1- Compreenda a essência da marca:

Analise os valores fundamentais, a missão, a visão e os objetivos da empresa. Identifique quais características e traços de personalidade melhor representam a sua marca.

2- Conheça o seu público-alvo

Essa é uma das etapas mais importantes para que essa estratégia seja bem sucedida. Afinal de contas, como eu já mencionei anteriormente, não é possível traçar os arquétipos da sua marca caso eles não estejam relacionados com o seu público-alvo.

2- Pesquise a concorrência

Faça uma análise sobre como as marcas concorrentes estão posicionadas em relação aos arquétipos. Identifique quais deles estão sendo utilizados e como você pode se diferenciar escolhendo um arquétipo único ou interpretando-o de uma maneira distintiva.

3- Explore os 12 arquétipos

Considere os 12 arquétipos propostos por Margaret Mark e Carol S. Pearson, como Herói, Sábio, Rebelde, Amante, Explorador, Criador, Governante, Inocente, Cuidador, entre outros. Analise as características e os valores associados a cada um e identifique quais estão mais alinhados com a marca da sua empresa.

Comece a traçar os arquétipos de marca do seu negócio agora mesmo!

Por fim, o processo de definição dos arquétipos de marca não precisa ser tão complexo. Nós podemos ajudar você nisso!

Com as nossas soluções especializadas em pesquisa de mercado online, você consegue realizar suas próprias pesquisas para compreender o comportamento do seu público-alvo por um valor acessível e sem sair de casa!

Além disso, para projetos mais elaborados, você também pode optar por realizar pesquisas customizadas com o nosso time de especialistas.

Quer saber mais? Entre em contato conosco agora mesmo!

Também poderá gostar de: