Analista de Mercado: tudo que você precisa saber

Danielle Salgado
Analista de Mercado: tudo que você precisa saber

Você já chegou a se perguntar como as empresas conseguem trabalhar na tomada de decisões estratégicas sem achismos, lançar produtos de sucesso, manter uma reputação e uma vantagem competitiva em um mundo de negócios que está sempre em constante evolução? A resposta está nas mãos do analista de mercado.

Nesse sentido, esse profissional cumpre uma função essencial no cenário empresarial moderno, atuando como verdadeiros detetives de dados, que desvendam as tendências de mercado, além de avaliar o comportamento do consumidor e fornecer informações valiosas para orientar as decisões das empresas.

Dessa forma, nesse post você verá tudo que precisa saber sobre a profissão do analista de mercado: o que faz, quanto ganha, como se tornar um e muito mais! Vamos nessa?

O que é análise de mercado?

A análise de mercado é o processo de coleta, análise e interpretação de dados e informações relevantes sobre um determinado mercado ou segmento.

Desse modo, é possível compreender as condições, tendências e características do mercado em que uma empresa opera ou pretende operar.

Sendo assim, o objetivo principal da análise de mercado é obter insights valiosos que possam orientar a tomada de decisões estratégicas e ajudar uma empresa a identificar oportunidades relevantes, analisar e entender a concorrência, segmentar o público-alvo, posicionar seus produtos ou serviços e antecipar as mudanças e tendências do mercado.

Tudo isso, é claro, com base em dados concretos e não em achismos. Além disso, a análise de mercado envolve a coleta de dados primários e secundários. Os dados primários são obtidos diretamente por meio de pesquisas de mercado, entrevistas, questionários, observações ou experimentos.

Já os dados secundários são informações já existentes, como, por exemplo, relatórios de pesquisa, estatísticas governamentais, dados de concorrentes, análises setoriais, entre outros.

O que faz um analista de mercado?

O analista de pesquisa é um profissional que se dedica a coletar, analisar e interpretar dados e informações com o objetivo de obter insights valiosos e embasar a tomada de decisões da empresa.

Dessa forma, as responsabilidades de um analista de pesquisa podem variar dependendo do setor em que atuam, mas geralmente incluem:

  • Coleta de Dados: neste âmbito, o profissional reúne dados relevantes por meio de várias fontes, como pesquisas, entrevistas, estudos de mercado, análise de documentos e informações disponíveis na internet;
  • Análise de Dados: aqui, o analista aplica métodos estatísticos e técnicas de análise para identificar tendências, padrões e correlações nos dados coletados. Dessa maneira, isso frequentemente envolve o uso de ferramentas estatísticas e softwares especializados.
  • Elaboração de Relatórios: envolve a criação de relatórios detalhados que apresentam os resultados das análises feitas pelo profissional. Esses relatórios geralmente incluem gráficos, tabelas e interpretações para ajudar as partes interessadas a compreender as descobertas.
  • Acompanhamento e Avaliação: o analista de mercado também pode acompanhar a implementação das decisões tomadas com base nos dados coletados e, assim, avaliar os resultados para determinar a eficácia das ações tomadas.

Como se tornar um analista de mercado?

Como não existe uma graduação específica para esta área, o ideal é que a pessoa que deseja se especializar em análise de mercado tenha uma graduação em áreas similares, como marketing, estatística, economia ou administração. 

Além disso, paralelamente, é possível desenvolver habilidades sólidas em análise de dados, estatística e pesquisa de mercado. Para isso, você pode utilizar ferramentas como Excel, Python ou R, por exemplo.

Estágios, projetos pessoais e voluntariado em departamentos de marketing, agências de pesquisa de mercado ou empresas com foco em análise de dados são valiosos para adquirir experiência prática.

Construir um portfólio robusto e desenvolver sua rede profissional por meio de associações e eventos da indústria também são passos muito importantes para se tornar um destaque nesta área.

Por fim,  em entrevistas de emprego, é importante demonstrar seu compromisso em se atualizar com as tendências e tecnologias desta área, pois ela está em constante evolução.

Quanto ganha um analista de mercado?

O salário de um analista de mercado varia de acordo com o grau de senioridade do profissional. 

De acordo com o Glassdoor, a média salarial de um analista de mercado que trabalha 43 horas semanais é de aproximadamente 4 salários mínimos.

Se você quiser aprofundar os seus conhecimentos na área de Análise de Mercado, não deixe de conferir as novidades por aqui no Blog do Opinion Box.

Também poderá gostar de: