Conheça os tipos de pergunta e quando usar cada um na sua pesquisa de mercado

Pedro D'Angelo
Conheça os tipos de pergunta e quando usar cada um na sua pesquisa de mercado

Resposta única, resposta múltipla, pergunta aberta, escala: veja quais são os diferentes tipos de pergunta e descubra quando usar cada um deles em sua pesquisa de mercado!

Elaborar um questionário de pesquisa de mercado não precisa ser tarefa difícil. O processo pode demorar, exigir atenção, mas não deve ser complicado, desde que se conheça alguns princípios básicos. Aqui no Opinion Box, o que defendemos é que você não precisa ser um especialista para começar a fazer suas próprias pesquisas.

Por isso, resolvi elaborar um guia rápido com os principais tipos de pergunta para pesquisa de mercado. Afinal, um dos primeiros passos para criar um questionário de pesquisa é, basicamente, conhecer os diferentes tipos de perguntas e saber quando utilizar cada um deles.

Para entender mais sobre quando usar a pergunta certa no seu questionário, confira mais sobre cada uma delas:

Tipos de pergunta para sua pesquisa de mercado

Você provavelmente já ouviu falar em perguntas de resposta múltipla, perguntas de campo aberto e outros dos itens que vai conferir a seguir. Agora, é a sua vez de aprender como cada um vai servir para aplicação em um questionário, qualquer que seja o tipo de pesquisa que pretende realizar.

Veja os principais tipos, com exemplos práticos, e aprenda a utilizá-los na hora certa:

Resposta única

Além de ser utilizado em perguntas cujas respostas são apenas sim ou não e perguntas de caracterização (como sexo, localização e faixa etária), esse tipo de questão é utilizado em ocasiões em que as alternativas são excludentes.

Dessa forma, dar a opção de marcar mais de uma alternativa invalidaria as respostas. Para utilizar esse modelo, o enunciado da pergunta deve sempre pedir por uma resposta objetiva, como “qual é o seu item preferido?” ou “se pudesse escolher apenas um…”

Exemplos:

  • Você já comprou na Black Friday? ( ) Sim ( ) Não
  • Qual sua marca preferida de smartphones? ( ) Motorola ( ) Samsung ( ) Nokia ( ) Apple ( ) Outra ( ) Nenhuma

Resposta múltipla

Nesse tipo de pergunta, o respondente pode opinar marcando mais de uma opção. Para utilizar perguntas de resposta múltipla, as opções são complementares e não podem ser de caráter exclusivo, em que uma inviabiliza a outra.

Em uma pergunta múltipla, você pode pedir quais são os aplicativos que seu respondente possui instalado no celular, quais as marcas de determinado produto que conhece.

Exemplo: De quais redes sociais você participa? ( ) Facebook ( ) Twitter ( ) Instagram ( ) Linkedin ( ) Outras ( ) Nenhuma

Pergunta aberta

Deixar que o respondente escreva livremente um texto pode gerar insights bastante específicos para sua pesquisa de mercado. As perguntas abertas permitem declarações e depoimentos completos sobre o assunto que está sendo pesquisado.

Além disso, questões abertas também podem ser complementares a outras perguntas – você pode utilizar um campo aberto para pedir que o respondente justifique uma resposta anterior ou fale mais sobre o assunto.

Exemplo: Conte em algumas linhas como foi sua última experiência comprando em nossa loja.

Escala

Nesse tipo de questão, as opções de resposta seguem uma escala de níveis definidos na criação do questionário, como nas pesquisas de NPS. As escalas podem ser de 0 a 10, 1 a 5 e apresentar legendas nos níveis, para orientar o respondente. Perguntas de escala devem ter sempre um número ímpar de opções, para que seja estabelecido um ponto médio. Na hora de analisar os resultados, perguntas de escala possuem o diferencial de permitir o agrupamento de respostas – as “negativas” são agrupadas juntas e as positivas também.

Exemplo: Em uma escala de 1 a 5, o quanto você concorda com a afirmação abaixo? Considere 1 como “discordo totalmente” e 5 como “concordo totalmente”.

Pergunta de data/número

Como o nome já indica, uma pergunta de data requer uma resposta no formato de dia/mês/ano. Perguntas numéricas, também, são bastante óbvias: trata-se da forma de resposta que só aceita digitação de numerais. Ambas servem para conseguir dados exatos dos respondentes, como data de nascimento e idade.

Caso precise de informações de números e quantidades, optar por questões desse tipo facilitam a análise dos resultados quando comparadas às questões abertas de texto, por exemplo.

Se você pretende perguntar qual o valor exato que o respondente pretende pagar em um produto, em uma pergunta aberta o respondente poderia escrever a resposta de várias formas. Na pergunta numérica, o programador do questionário pode limitar um valor mínimo e máximo e até mesmo uma instrução de casas decimais, o que facilita muito o trabalho de quem for trabalhar com os resultados.

Exemplo: Qual a sua data de nascimento? (DD/MM/AAAA)

Pergunta Like/Dislike

Se você deseja medir a satisfação do seu cliente, uma pergunta de Like/Dislike pode te ajudar  a medir facilmente se o seu cliente está gostando ou não do que a sua empresa tem oferecido a ele. 

Com esse tipo de pergunta, seu cliente pode avaliar, positiva ou negativamente, a satisfação com seu produto ou serviço, o atendimento, os atributos do seu produto, por exemplo. Esse é o modelo de pergunta ideal para aqueles consumidores que não possuem muito tempo para responder um questionário, por ser facilmente reconhecido por quem vai responder as pesquisas.

Exemplo: Como você se sentiu após esse atendimento? 

Como criar seus próprios questionários de pesquisa

Os tipos de pergunta acima são só os principais que você pode explorar na sua pesquisa de mercado. Quando combinados, eles vão gerar insights poderosos sobre os seus consumidores, os concorrentes e seu mercado.

Agora que você já sabe sobre cada tipo de pergunta e como usar cada um deles, está na hora de acessar criar o seu questionário na Plataforma de Pesquisa do Opinion Box.  Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe para que possamos ajudar a lançar sua pesquisa.

Também poderá gostar de: