Perguntas que não podem faltar em uma pesquisa de satisfação do cliente

Daniela Schermann
Perguntas que não podem faltar em uma pesquisa de satisfação do cliente

Fazer uma pesquisa de satisfação do cliente é uma ótima forma de saber o que os seus clientes realmente pensam. Uma boa pesquisa de satisfação te dá o feedback ideal sobre o seu produto, evento ou serviço. Assim, os clientes dirão se estão dispostos a comprá-los novamente e você encontrará oportunidades de melhorar aquilo que você está entregando ao seu consumidor final.

Para te ajudar a medir corretamente a satisfação do seu cliente, vamos te ensinar a fazer isso na prática. Por isso, continue lendo para aprender a tirar do papel a melhor e mais completa pesquisa de satisfação que seu negócio precisa para conquistar de verdade o coração do consumidor.

Como fazer uma pesquisa de satisfação

Fazer uma pesquisa de satisfação do cliente é muito mais fácil do que pode parecer.

É só enviar o seu questionário de pesquisa por email para os seus clientes e acompanhar os resultados. Você pode fazer tanto pesquisas que vão avaliar a satisfação em geral, como medir a satisfação com diferentes aspectos do negócio. Para fazer pesquisa de satisfação do cliente corretamente, como o próprio nome diz, é necessário que as perguntas sejam respondidas por pessoas que já consumiram sua marca, produto ou serviço. Por isso, você vai precisar de um mailing dos seus clientes. Aí, é só fazer o upload do mailing para uma plataforma e configurar o email da pesquisa. Seu questionário de satisfação será enviado para todos os emails válidos e você poderá acompanhar as respostas em tempo real.

O importante é criar um questionário claro, com as perguntas certas, e enviá-lo diretamente a quem já comprou ou contratou a sua empresa. Incentive o consumidor a dar sua opinião, acompanhe a coleta e, por fim, analise as respostas. Esse caminho tão simples é o que vai te ajudar a entender o que dá certo, o que não dá e os próximos passos que seu negócio deve seguir para ter os clientes mais satisfeitos.

Tudo isso nos leva ao questionamento decisivo: como saber se a sua empresa está conseguindo manter o seu cliente satisfeito?

Para fazer uma pesquisa de satisfação bem feita, na prática, não basta perguntar se o cliente está satisfeito ou não. Então veja quais são as perguntas de pesquisa de satisfação do cliente que não podem faltar no seu questionário:

Perguntas de pesquisa de satisfação do cliente: nota geral

Pense quais itens você quer avaliar e peça para o entrevistado dar uma nota para cada um deles. Neste caso, o ideal é utilizar uma questão de escala, em que você determina o valor mínimo e máximo da sua escala. Por exemplo, uma escala de 1 a 5 em que 1 significa totalmente insatisfeito e 5, totalmente satisfeito. Utilize sempre a mesma escala para todas as questões, para que seja possível comparar as notas.

Perguntas que não podem faltar em uma pesquisa de satisfação do cliente

Justificativa

Nunca deixe de perguntar qual o motivo pelo qual a pessoa deu aquela nota. Assim você vai obter os principais insights e conclusões para identificar as oportunidades e pontos de melhoria. Utilize uma questão aberta para que o entrevistado possa se expressar com as suas próprias palavras. Além disso, também vale apresentar uma lista de possíveis justificativas e a opção “outros”.

Recomendado para você: [INFOGRÁFICO] Como criar um questionário de pesquisa infalível

Perguntas que não podem faltar em uma pesquisa de satisfação do cliente

Você indicaria?

Perguntar se o entrevistado indicaria o seu produto, serviço ou marca para alguém é uma excelente forma de identificar se o cliente está realmente satisfeito e também medir a lealdade dele com a marca. A melhor forma de obter essa resposta é utilizando uma pergunta de escala, sendo o ponto mais negativo “de jeito nenhum” e o ponto mais positivo “com toda certeza”.

Questionário de pesquisa de satisfação

Aqui no Opinion Box, nós temos diversos modelos de questionário de pesquisa de satisfação do cliente.

Para a sua primeira pesquisa de satisfação do cliente, eu recomendo que você use este aqui:

Acesse aqui o seu questionário de pesquisa de satisfação.

Lembre-se que você pode editar as questões e incluir ou excluir perguntas para deixá-lo de acordo com a sua necessidade.

O que você precisa para fazer sua pesquisa de satisfação do cliente

Se você quiser começar a fazer uma pesquisa de satisfação do cliente agora mesmo, não deixe de seguir essas dicas.

Para fazer sua pesquisa de satisfação, você pode utilizar a Plataforma de Customer Experience do Opinion Box.

Você pode conferir aqui no blog mais algumas informações sobre pesquisa de satisfação do cliente e também no nosso ebook gratuito.

Se ainda ficar com alguma dúvida ou precisar de ajuda para criar a sua pesquisa, entre em contato com nosso time de especialistas. Nós podemos te ajudar a criar o seu questionário e cuidar de toda a coleta dos dados para você.

Para isso, basta falar com a nossa equipe por aqui ou entrar em contato pelo chat online no nosso site.

Também poderá gostar de: