As perguntas que não podem faltar em uma pesquisa de satisfação

Daniela Schermann
As perguntas que não podem faltar em uma pesquisa de satisfação

Fazer uma pesquisa de satisfação é uma ótima forma de saber o que os seus clientes realmente pensam. Uma boa pesquisa de satisfação te dá o feedback ideal sobre o seu produto, evento ou serviço. Assim, os clientes dirão se estão dispostos a comprá-los novamente e de encontrar oportunidades de melhorar aquilo que você está entregando ao seu consumidor final.

Mas para fazer uma pesquisa de satisfação bem feita, não basta perguntar se o cliente está satisfeito ou não. Veja quais são as perguntas que não podem faltar no seu questionário:

Nota

Pense quais itens você quer avaliar e peça para o entrevistado dar uma nota para cada um deles. Neste caso, o ideal é utilizar uma questão de escala, em que você determina o valor mínimo e máximo da sua escala. Por exemplo, uma escala de 1 a 5 em que 1 significa totalmente insatisfeito e 5, totalmente satisfeito. Utilize sempre a mesma escala para todas as questões, para que seja possível comparar as notas.

As perguntas que não podem faltar em uma pesquisa de satisfação

Justificativa

Nunca deixe de perguntar qual o motivo pelo qual a pessoa deu aquela nota. Assim você vai obter os principais insights e conclusões para identificar as oportunidades e pontos de melhoria. Utilize uma questão aberta para que o entrevistado possa se expressar com as suas próprias palavras. Além disso, também vale apresentar uma lista de possíveis justificativas e a opção “outros”.

Recomendado para você: [INFOGRÁFICO] Como criar um questionário de pesquisa infalível

As perguntas que não podem faltar em uma pesquisa de satisfação

Você indicaria?

Perguntar se o entrevistado indicaria o seu produto, serviço ou marca para alguém é uma excelente forma de identificar se o cliente está realmente satisfeito e também medir a lealdade dele com a marca. A melhor forma de obter essa resposta é utilizando uma pergunta de escala, sendo o ponto mais negativo “de jeito nenhum” e o ponto mais positivo “com toda certeza”.

Se você quiser começar a fazer uma pesquisa de satisfação agora mesmo, não deixe de seguir essas dicas. Você ainda pode utilizar um de nossos modelos de questionário editáveis e conferir mais algumas informações sobre pesquisa de satisfação.

Também poderá gostar de:

Como encontrar as pessoas certas para uma pesquisa de mercado online Você provavelmente já respondeu uma pesquisa de mercado online que algum amigo seu criou e disponibilizou nas redes soci...
11 sites e blogs que qualquer pessoa que trabalha com pesquisa de merc... Quem trabalha com pesquisa de mercado deve ser curioso por natureza. Entender o comportamento do consumidor, antecipar t...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail