Atualmente, existem diferentes tipos de inteligência artificial que estão em constante evolução. A IA não para de evoluir e o seu uso pode ser proveitoso em muitos setores, as aplicações são infinitas e podem ser utilizadas na indústria, no varejo e até dentro de nossas casas.
Tipos de inteligência artificial
Existem muitos tipos de inteligência artificial, mas existem três modelos que são mais utilizados e conhecidos, são eles: Inteligência Artificial Limita (ANI), Inteligência artificial geral (AGI) e a Superinteligência (ASI).
Confira a seguir para o que serve e como funciona cada um deles.
Inteligência artificial limitada (ANI)
Esse tipo de inteligência artificial é capaz de armazenar grande quantidade de informações e realizar atividades mais complexas.
- Máquinas Reativas: esse tipo de inteligência não é capaz de armazenar dados, ela apenas responde a estímulos aos que foi configurada.
- Memória Limitada: esse software é capaz de armazenar dados e usá-los para tomar decisões. Ao passo que o usuário vai tomando escolhas, a inteligência artificial grava aquelas informações para oferecer conteúdos parecidos.
Inteligência geral artificial (AGI)
Esse tipo de inteligência artificial é o mais próximo da capacidade humana e pode realizar tarefas parecidas com as nossas no dia a dia. Existem dois modelos de software:
- Máquinas Cientes: esse tipo de inteligência é capaz de entender os estímulos que recebe e a partir daí processa os dados.
- Máquinas Autoconscientes: essa é uma tecnologia que têm consciência de si mesmas e do mundo ao seu redor. Esse tipo de inteligência artificial é capaz de reagir de uma forma bem parecida com a do ser humano.
Superinteligência artificial (ASI)
A superinteligência ou ASI ainda está no futuro. Os estudos que estão sendo feitos pretendem criar uma inteligência artificial capaz de superar a capacidade humana. As máquinas vão ser capazes de tomar decisões e armazenar dados.
Exemplos de tipos de inteligência artificial
Você certamente já deve ter ouvido falar ou ter tido contato com algum tipo de inteligência artificial. Hoje, elas estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, seja para tocar uma música, criar um alarme ou escrever um pequeno texto. Confira a seguir alguns exemplos de inteligência artificial.
Alexa
Desenvolvida pela Amazon, a Alexa é uma assistente virtual criada para facilitar o nosso cotidiano. O dispositivo tem uma tecnologia semelhante à de outros sistemas muito conhecidos, como a Siri da Apple.
Com apenas um comando de voz a Alexa é capaz de responder ao estímulo e realizar a ação. Entre suas funcionalidades a Alexa pode controlar dispositivos de casa inteligente, tocar músicas a partir de streamings, reproduzir as notícias do dia e até mesmo fazer compras no site da Amazon.
Chat GPT
O Chat GPT está dando o que falar na internet, desenvolvido pela empresa OpenAI, o software é capaz de conversar com as pessoas sobre diversos assuntos. A inteligência artificial responde perguntas, elabora textos, faz cálculos matemáticos e muito mais.
Você só precisa escrever uma pergunta ou pedido e a resposta aparece em alguns segundos. Para o futuro a empresa que desenvolveu o software pretende aprimorá-lo para que tenha novas funcionalidades além do texto, assim como a Alexa.
Google Tradutor
O tradutor da Google também tem usado da inteligência artificial para aprimorar a suas traduções. A ferramenta foi aperfeiçoada com redes neurais, de machine learning, que aprendem com o que nós fornecemos ao fazer uma busca.
Esse tipo de inteligência artificial tem ajudado as as traduções a ficarem mais acuradas e parecidas como falamos normalmente. Antes, era comum encontrar algumas gírias e expressões com traduções erradas.
Oportunidade ou risco? Como aproveitar ao máximo da inteligência artificial
Bom, como você viu, são muitos os tipos de inteligência artificial, com diversas aplicações. A tecnologia pode ser certamente uma aliada do seu negócio e automatizar alguns processos pode facilitar o trabalho da sua equipe.
Além disso, o uso de IAs simplifica processos de trabalho e agrega dados de negócios. Contudo, as máquinas ainda precisam evoluir muito para chegarem no mesmo nível da capacidade humana. Será que os cientistas vão ser capazes de criar uma superinteligência capaz de nos superar intelectualmente?
Se você gosta de saber o que há de novo no mercado e as inovações da tecnologia, não deixe de assinar a nossa newsletter! Por lá, discutimos as principais novidades, tudo com base em dados. Assine agora mesmo!
Jornalista que adora descobrir as novidades da área de marketing. Apaixonada por astrologia, resolvi jogar novas cartas para o meu futuro e me aventurar por outros caminhos além do jornalismo tradicional.