Blog Opinion Box

O que é uma pesquisa de tendências?

O que é uma pesquisa de tendências?

A todo momento surgem novas tendências, sejam elas nas redes sociais, no mundo do varejo e até mesmo no Customer Experience. Pensando em estar alinhado com o que tem acontecido de mais novo no mercado é preciso sempre estar por dentro do que anda acontecendo no seu setor. 

Com mudanças acontecendo a todo instante e tendências surgindo e desaparecendo cada vez mais rápido é preciso saber como acontecer para investir no que realmente vale a pena. Por isso, é muito importante realizar a pesquisa de tendências que vai te ajudar a entender o cenário atual, além de descobrir o que faz sentido para o seu negócio. 

Para te ajudar a fazer isso, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre pesquisa de tendências além de dicas imperdíveis. Leia o post e fique por dentro do assunto.

O que é pesquisa de tendências? 

Como o próprio nome já diz, a pesquisa de tendências é aquela que busca prever algo, nesse caso o comportamento do consumidor. Através da análise de dados e métodos estáticos, a pesquisa de tendências é capaz de antecipar como o seu público alvo vai agir e até mesmo o desempenho do seu negócio.

Por que fazer pesquisas de tendências?

Não podemos traçar a estratégia de uma empresa com base no que pensamos. Por isso, antes de tomar qualquer decisão é muito importante ter dados que vão te ajudar a fazer a escolha certa. 

Pensando nisso, a pesquisa de tendência é necessária para criar ações e o planejamento de um negócio. Com os resultados obtidos da pesquisa, é possível entender qual vai ser o comportamento do consumidor antes mesmo de realizar um lançamento, o que previne de fazer escolhas erradas. 

Qual a diferença entre macro e microtendências? 

As macrotendência são criadas pelas pessoas. Nesse sentido, são pautadas por acontecimentos ao longo da história na sociedade e que não podem ser criados por uma empresa. As macrotendências são disruptivas e aperiódicas, acontecem através de movimentos sociais, a adesão pode durar décadas.

Uma macrotendência passa pode passar por ondas e conforme isso acontece pode haver revoluções.

Já uma microtendência são manifestações de formas como uma macrotendência acontece. Isto é, são a materialização de uma macrotendência, podem ser por exemplo um produto ou uma cor. O prazo de validade das microtendências é um pouco menor, duram de 3 a 5 anos. Além disso, são mais específicas e atingem uma parcela menor de consumidores.

Quem pode usar de uma pesquisa de tendências?

As pesquisas de tendência podem ser aproveitadas por profissionais e empresas de diferentes setores, já que seus resultados trazem muitas informações. 

Se você é dono de uma empresa, a análise de tendências pode te ajudar a tomar as melhores decisões no seu negócio em relação ao desenvolvimento de produtos, campanhas publicitárias e até mesmo precificação. 

No campo do varejo, também é possível explorar as pesquisas de tendências. Através dos resultados é possível entender como os consumidores se comportam ao fazer compras. Sabendo quais são as preferências do cliente, varejistas podem criar promoções e anúncios específicos para atrair novos compradores. 

Por fim, a pesquisa de tendência pode ser aproveitada por profissionais de marketing. Por mostrar qual vai ser o comportamento do público alvo, esse tipo de pesquisa pode apontar oportunidades de vendas e maneiras de se destacar da concorrência.

O que saber antes de fazer uma pesquisa de tendências

Como você viu a pesquisa de tendências são verdadeiras bolas de cristal do comportamento do consumidor e do mercado. Contudo, é necessário estar alerta a algumas coisas para conseguir os melhores resultados.

Tendências são sobre pessoas 

Para conseguir fazer a previsão de uma tendência, é necessário entender o que está acontecendo na sociedade. Ou seja, um evento que está ocorrendo no mundo pode ter impacto direto no que será tendência.

Entenda o desejo do seu consumidor

Nem toda tendência funciona para uma marca, isso acontece porque cada marca possui um público alvo e as pessoas tem comportamentos diferentes. Por isso, é muito importante que você conheça bem o seu consumidor para saber se uma tendência faz ou não sentindo com a sua empresa. 

Analise corretamente os resultados da pesquisa de tendências

Por último, para entender e analisar corretamente os resultados de uma pesquisa de tendência é preciso contar com a ajuda de profissionais. Apesar de haver muitas maneiras de entrar na pesquisa de tendências, um profissional especializado irá trazer resultados completos e que fazem sentido para a empresa.

No Opinion Box, você pode contar com uma equipe de especialistas em pesquisa que vão acompanhar o seu projeto do início ao fim. Além de ter assistência desde a criação do questionário, também te ajudamos a entender os resultados para o seu negócio.

Se você deseja fazer uma pesquisa de tendências e ter insights valiosos, entre agora mesmo em contato com o nosso time de especialistas.