Dados primários e dados secundários de pesquisa
Quando se fala em pesquisa de mercado, os dados utilizados podem ser divididos em primários e secundários. Essa diferença é importante porque define a forma como as informações são coletadas e analisadas:
Os dados primários são coletados do zero, e vêm de pesquisas feitas com clientes ou potenciais consumidores, por meio de questionários, entrevistas, testes de produto ou grupos de discussão.
A grande vantagem desse tipo de dado é que ele responde exatamente o que a empresa quer saber, com informações atualizadas e exclusivas. Isso ajuda a tomar decisões mais seguras e a criar estratégias baseadas no que o público realmente pensa.
O ponto de atenção é que a coleta desses dados exige mais tempo e investimento, já que envolve planejamento, aplicação e análise da pesquisa.
Já os dados secundários são aqueles que já foram coletados por outras fontes e podem ser consultados para complementar uma análise de mercado. Eles vêm de relatórios, pesquisas do governo, estudos acadêmicos, ou estatísticas de mercado.
Diferente dos dados primários, os secundários não são exclusivos e podem não responder exatamente à necessidade do negócio. Mas eles são uma ótima forma de entender o mercado, acompanhar a concorrência e identificar tendências sem precisar realizar uma pesquisa do zero.
A maior vantagem dos dados secundários é que eles são rápidos e acessíveis, já que estão disponíveis em fontes públicas ou especializadas. O cuidado necessário é verificar a confiabilidade da informação e se ela continua atualizada.
Por que fazer uma pesquisa de mercado?
Você sabia que um quarto das empresas abertas no Brasil fecham as portas antes de completar dois anos? Esses dados são do Sebrae, e a realidade pode ser dura: metade dos negócios quebra antes dos cinco anos de vida.
Esses números nada animadores mostram a importância de agir sem cometer erros. E só existe uma forma de se tomar decisões inteligentes: baseando-se em informação. Sem conhecer seu mercado, seus consumidores e a concorrência, é difícil fazer boas escolhas.
Não importa o tamanho do seu negócio. Seja em um pequeno negócio local, em uma empresa familiar, startup ou multinacional, o dia a dia de qualquer empresa é pautado por inúmeras decisões que, em conjunto, vão definir o sucesso ou fracasso do empreendimento.
Ter intuição e faro para os negócios é um ótimo diferencial, mas em meio a tantos desafios, não dá para contar só com isso, não é mesmo? A pesquisa de mercado é o melhor caminho para obter as informações que você precisa para tomar decisões com base em dados e não em achismos.
Qual o objetivo da pesquisa de mercado?
Imagine que as vendas de uma empresa começam a despencar de um momento para o outro. Ou que os negócios estão indo bem e chegou a hora de investir para crescer. Ou, ainda, que alguém teve uma ideia promissora para lançar um novo produto no mercado.
Em qualquer um desses casos, sair tomando decisões no impulso pode ser arriscado. É aí que a pesquisa de mercado entra.
Antes de realizar cortes no quadro de funcionários, fazer planos para montar um novo ponto de venda ou começar a produzir o produto inovador, é preciso entender melhor o cenário.
Por que as vendas estão caindo? Pode ser um problema no produto, no atendimento ou uma crise de imagem de marca. Para crescer, qual o melhor caminho? Ao invés de abrir um novo ponto de venda, talvez seja a hora de investir no e-commerce, por exemplo. E, antes de gastar tempo e dinheiro no novo produto, é importante saber se existe um mercado consumidor, se ele realmente resolve uma dor e conhecer os futuros concorrentes da novidade.
A pesquisa de mercado ajuda a encontrar respostas para essas e muitas outras questões, tornando as decisões mais seguras e estratégicas. Além disso, ela traz uma série de benefícios que podem impulsionar o crescimento do negócio. Confira a seguir!
Conhecer melhor o seu público
Ao desenvolver uma pesquisa de mercado, você conseguirá compreender melhor o perfil do seu público-alvo, da sua persona e até mesmo do Ideal Customer Profile (ICP) da sua empresa.
Nesse sentido, ter essas informações em mãos facilitará – e muito – no momento da tomada de decisões.
Por exemplo, ao compreender de forma precisa o perfil dos seus consumidores, será possível desenvolver campanhas mais assertivas, trabalhando no tom de voz ideal para esse perfil. Nesse sentido, você também conseguirá desenvolver materiais ricos que realmente ajudem a solucionar as dores e dúvidas do seu público.
Além disso, esses dados também ajudarão no planejamento estratégico das áreas de vendas, experiência do cliente e sucesso do cliente.
Desenvolver melhorias constantes
A melhor maneira de compreender se o seu negócio está seguindo o caminho certo é ouvindo os seus consumidores. Afinal de contas, são eles que vivem na prática a experiência que a sua marca ou empresa proporciona a eles. Sendo assim, nada mais justo do que analisar esse ponto de vista, não é mesmo?
Nesse sentido, ao realizar pesquisas de satisfação periódicas, você poderá analisar o feedback do seu público e entender o que está dando certo e o que pode ser melhorado.
Por fim, ao desenvolver esse tipo de melhoria, certamente os seus indicadores de satisfação irão aumentar, tornando os seus clientes mais fiéis e satisfeitos com o seu negócio.
Tomar decisões baseadas em dados
Sem dúvidas, essa é uma das vantagens mais importantes de realizar uma pesquisa de mercado. Afinal de contas, as tomadas de decisão que são baseadas em dados e não em achismos são muito mais seguras.
Nesse sentido, além de facilitar no planejamento estratégico, as chances de erros também serão minimizadas, afinal de contas, as decisões serão mais assertivas.
Sendo assim, isso também impactará diretamente na redução de custos. Afinal de contas, projetos executados com sucesso tendem a ser mais lucrativos e, com os erros minimizados, os gastos extras desnecessários serão evitados.
Como fazer uma pesquisa de mercado?
Existem diferentes tipos de pesquisa de mercado. Dependendo da complexidade de um projeto, é necessário aplicar técnicas específicas de pesquisa e envolver especialistas de diferentes áreas do conhecimento, como antropologia, psicologia ou estatística. Nestes casos, será necessário contar com a ajuda de uma empresa de pesquisa de mercado, que vai indicar o método adequado e a melhor forma de obter os resultados.
Mas a maioria dos problemas de pesquisa podem ser resolvidos com projetos mais simples. As ferramentas de pesquisa de mercado online tornaram as pesquisas mais rápidas, simples e acessíveis. Hoje, qualquer pessoa pode criar uma pesquisa de mercado sem sair da frente do computador.
Três formas de conduzir uma pesquisa de mercado
Antes de iniciar uma pesquisa de mercado, é importante definir a abordagem que será usada para coletar e analisar os dados. Dependendo do seu objetivo, existem três formas principais de conduzir esse processo: pesquisa exploratória, descritiva e causal. Cada uma tem um propósito diferente e ajuda a responder diferentes tipos de perguntas sobre o mercado.
Pesquisa exploratória
A pesquisa exploratória é usada quando ainda há pouca informação sobre um assunto e o objetivo é levantar hipóteses e ter um panorama inicial. Esse tipo de pesquisa é mais flexível e qualitativa, e pode incluir entrevistas, análise de tendências e estudos de casos.
Por exemplo, se você está pensando em lançar um novo produto, mas ainda não sabe muito sobre o interesse do público ou os desafios do mercado, a pesquisa exploratória ajuda a identificar oportunidades e definir os próximos passos.
Pesquisa descritiva
Quando já há um conhecimento prévio sobre um tema e você quer coletar dados mais detalhados, a pesquisa descritiva é a melhor escolha. Ela busca entender o perfil do público, hábitos de consumo, nível de satisfação e outras informações que ajudem a tomar decisões mais assertivas.
Esse tipo de pesquisa normalmente usa questionários estruturados para coletar informações quantitativas. Se a sua empresa quer saber, por exemplo, qual a idade média dos clientes, como eles tomam decisões de compra ou qual a percepção sobre uma campanha de marketing, a pesquisa descritiva traz respostas precisas.
Pesquisa causal
A pesquisa causal busca identificar relações diretas entre diferentes fatores, ajudando a entender se uma mudança específica pode gerar um impacto significativo no mercado. Esse tipo de pesquisa costuma envolver testes controlados e experimentos, como testes A/B.
Por exemplo, se uma empresa quer saber se um desconto maior aumentaria as vendas ou se uma nova embalagem atrairia mais clientes, a pesquisa causal permite testar essas hipóteses antes de tomar uma decisão definitiva.
Principais tipos de pesquisa
Os tipos de pesquisa de mercado variam de acordo com os objetivos da sua pesquisa e com o perfil das pessoas que serão entrevistadas. É possível descobrir o que as pessoas pensam da sua marca e como ela está posicionada em relação à concorrência, por exemplo. Você também pode medir a satisfação do cliente ou dos seus funcionários com o ambiente de trabalho, entre outras opções.
Vou destacar aqui alguns dos principais tipos de pesquisa que uma empresa pode fazer:
Pesquisa de satisfação do cliente
Medir a satisfação do cliente é fundamental para quem busca a excelência. Ao saber se os seus clientes estão satisfeitos, é possível minimizar erros, encontrar pontos de melhoria, otimizar processos e gerir os recursos de forma mais eficiente.
Para fazer uma pesquisa de satisfação, é preciso que você tenha uma forma de contato com os seus clientes. O ideal é que você tenha um mailing para enviar o questionário por email, pois o custo é mais acessível do que por telefone. Além disso, a pesquisa por email vai ser mais fácil de analisar do que por telefone ou papel, por exemplo.
A melhor forma de fazer um questionário de satisfação é estabelecer uma escala e pedir para os clientes darem notas para diferentes aspectos do seu negócio. Por exemplo, utilize uma escala de 1 a 5, em que 1 é nada satisfeito e 5 é totalmente satisfeito.
Peça para os clientes darem uma nota geral de satisfação, utilizando essa escala, e depois avalie pontos específicos. Atendimento, preço, qualidade do produto, tempo de espera ou de entrega, localização, ambiente da loja, site e outros.
Veja quais são os aspectos mais relevantes para o seu negócio e avalie cada um deles. Outra pergunta interessante é perguntar quais as chances deles indicarem a sua empresa ou produto para os amigos.
Ao analisar os dados da sua pesquisa, veja quais são os itens mais bem avaliados e os menos avaliados. Procure investigar o que motivou as notas negativas e o que pode ser feito para melhorar a avaliação.