Blog Opinion Box

Painel de pesquisa: é confiável? Como funciona e para que serve?

Painel de pesquisa: é confiável? Como funciona e para que serve?

Você já ouviu falar em Painel de Pesquisa ou pesquisas de mercado realizadas via painel?

Quando você lê um relatório de pesquisa ou assiste a uma citação de dados de pesquisa na mídia, é comum ouvir que o estudo foi realizado junto a um painel.

Esse termo é muito presente no universo da pesquisa de mercado online e está sempre sendo citado na mídia. Mas o que de fato é um painel de pesquisa? Como funcionam as pesquisas realizadas dessa forma?

É disso que vamos falar agora!

Veja o que é o Painel de pesquisa, se ele é confiável ou não e como realizar pesquisas de mercado em painéis online.

O que é o Painel de pesquisa

Todo negócio deve conhecer bem o seu público. Assim, será possível desenvolver os produtos que os clientes querem, criar campanhas de mídia que eles realmente entendem e conversar diretamente com eles para entender seus hábitos e percepções.

Agora imagine encontrar, em um só lugar, uma parcela significativa do seu público-alvo.

É para isso que existe o painel de pesquisa.

Um painel é uma ferramenta que reúne pessoas disponíveis para participarem de estudos sobre o seu mercado, seu produto e até seus concorrentes. Na prática, o painel de pesquisa funciona como uma base de dados com pessoas cadastradas para responderem a pesquisas de acordo com seu perfil.

Pesquisas em painéis são confiáveis?

A resposta definitiva para essa pergunta é sim, painéis de pesquisa são confiáveis – desde que sigam algumas diretrizes de segurança e privacidade.

No painel do Opinion Box, temos uma série de processos e ferramentas de checagem que validam a veracidade das informações dos cadastrados. Algumas das ações de segurança realizadas no nosso painel incluem:

Dessa forma, conseguimos garantir que todos os nossos respondentes são pessoas reais, além de impedir que uma mesma pessoa tenha mais de um cadastro. Também conseguimos, com a conferência constante dos dados, impedir o uso de dados de terceiros para criar contas fake e ganhar prêmios nas pesquisas.

Cuidados ao utilizar um painel de respondentes

As vantagens de realizar pesquisas por um painel são inúmeras. Em contrapartida, porém, existem alguns pontos de atenção.

O sucesso da pesquisa depende de vários fatores. O primeiro é conhecer a fundo o seu público. Você só vai usar bem o público do painel de souber exatamente quem precisa atingir com sua pesquisa de mercado.

Além disso, lembre-se que o painel de pesquisa trata de um universo de internautas, e não de um universo que considera toda a população brasileira. Dessa forma, estamos falando de representatividade dentro desse universo específico, e não do território nacional como um todo.

Isso quer dizer que, caso seu público-alvo não tenha acesso à internet, não vale a pena investir em uma pesquisa com um painel.

Como funciona o Painel do Opinion Box

O Painel de Consumidores do Opinion Box é formado por mais de 150 mil internautas de todo o Brasil.

Todas essas pessoas são voluntárias que respondem pesquisas em troca de prêmios. Enquanto dão sua opinião nas pesquisas que nossos clientes contratam, elas ganham recompensas à sua escolha.

Os painelistas recebem questionários contratados por nossos clientes de acordo com seu perfil. Caso você contrate entrevistas apenas com mulheres maiores de 40 anos, apenas as cadastradas com essas informações receberão o convite para responder à sua pesquisa.

Os mais de 150 mil participantes podem responder às pesquisas via smartphone, computadores ou tablets. Por fim, os consumidores do Painel recebem pequenas premiações logo após responder às pesquisas. Dessa forma eles são recompensados pela sua opinião e estimulados a continuar sempre ativos na base. Assim, todo mundo sai ganhando!

Gostou da ideia? Clique aqui para entender como funciona o painel do Opinion Box.

Pesquisas com painéis de consumidores: como e quando utilizar

As pesquisas realizadas em painéis online permitem que as empresas contratem pesquisas com públicos diversos.

Pelo Painel do Opinion Box, nós conseguimos filtrar os respondentes por dados sociodemográficos, hábitos de compra/consumo, produtos que compram, mídias que acessam e muitas outras características.

Para a maioria das pesquisas de mercado, você vai precisar da opinião de pessoas neutras e sem nenhum tipo de influência para responder às suas perguntas.

Alguns exemplos de pesquisas que devem ser feitas com um Painel de Consumidores:

Basicamente, são as pesquisas que pedem um ponto de vista diferente do seu e nenhuma influência de opinião. Só assim você consegue dados limpos de verdade e que servirão para embasar suas decisões.

Entendeu as vantagens de um painel de pesquisa? Ficou com alguma dúvida? Então não deixe de entrar em contato para conversarmos sobre pesquisa de mercado online.

Clique no banner abaixo e agende uma consultoria gratuita com a nossa equipe de especialistas e descubra as vantagens de fazer uma pesquisa com nosso Painel.

Sair da versão mobile