O processo de pricing é uma das principais etapas da construção e evolução de um produto. Afinal, a precificação dos produtos não pode ser baseada em quanto você acha que ele vale, e sim em um estudo mais complexo e elaborado.
Dessa forma, é fundamental que as empresas estudem e apliquem na prática o processo de precificação antes de lançarem seus produtos no mercado.
Mas como esse processo acontece na prática? Nesse post, eu vou te mostrar tudo que você precisa saber sobre o pricing e como aplicá-lo em seu negócio. Confira!
O que é pricing?
O processo de pricing basicamente consiste em determinar o preço pelo qual um produto ou serviço será vendido aos consumidores.
Essa é uma parte fundamental da estratégia de marketing e gestão de negócios, uma vez que o preço de um produto pode influenciar diretamente nas vendas, nos lucros e na percepção do valor da sua marca por parte dos clientes.
Para realizar esse processo, diversos fatores devem ser considerados, como custos, concorrência, demanda, posicionamento no mercado, estratégia de marketing, margem de lucro, ciclo de vida do produto e elasticidade-preço da demanda.
Qual a importância do pricing?
O pricing, quando bem executado, traz diversos benefícios para as empresas.
Por exemplo, uma estratégia de pricing eficaz pode aumentar a lucratividade de uma empresa. Desse modo, ao definir preços de maneira apropriada, a empresa pode maximizar sua margem de lucro e alcançar metas financeiras.
Além disso, o preço de um produto ou serviço muitas vezes afeta a percepção de valor pelos clientes. Um preço mais alto pode ser interpretado como indicativo de maior qualidade, enquanto um preço mais baixo pode sugerir economia. Sendo assim, a estratégia de pricing deve ser alinhada com a percepção de valor que a empresa deseja transmitir.
Outra vantagem da precificação de produtos é que ela envolve análises de dados e considerações estratégicas. Dessa forma, isso pode ajudar a empresa a tomar decisões informadas sobre quais produtos ou segmentos de mercado focar e como alocar recursos.
Como precificar um produto?
Precificar um produto é uma tarefa complexa que requer uma análise cuidadosa de diversos fatores.
Para ajudar você nisso, separei algumas etapas importantes para realizar esse processo da melhor forma possível.
Calcule todos os custos do produto
Primeiramente é preciso calcular todos os custos associados à produção ou disponibilização do produto. Isso inclui custos diretos, como matéria-prima e mão de obra, bem como custos indiretos, como aluguel de espaço, energia elétrica, marketing e despesas gerais.
Além disso, se a venda do produto ou serviço também envolve fatores como comissão
de vendedores e afins, isso também precisa entrar na conta. Dessa forma, os custos totais são apenas a primeira parte de uma equação.
Considere a Elasticidade do preço
Ao utilizar a elasticidade de preço, é possível pré-estabelecer preços a serem avaliados em uma pesquisa. Se você já tiver os preços do produto ou serviço que vende, pode entender se esses valores estão em linha com o que o consumidor espera.
Começando por um valor maior, passando por valores médios até chegar em um valor mínimo, você poderá fazer perguntas com as opções “sim” ou “não” para que seja avaliado se esse produto é ou não elástico, ou seja, se a variação de preço impacta ou não na demanda do produto.
Caso seu produto seja inelástico, entende-se que um determinado percentual de variação no preço irá causar uma variação percentual menor na quantidade demandada ou ofertada, ou seja, a diminuição do preço não tem impacto de mesma magnitude na demanda.
Consequentemente, no caso de ser elástico, um determinado percentual de variação no preço irá causar uma variação maior na quantidade demandada ou ofertada, ou seja, a diminuição do preço tem impacto em maior magnitude na demanda.
Faça uma pesquisa de avaliação de preço
A pesquisa de sensibilidade de preço é o método mais eficaz para realizar uma precificação justa de um produto ou serviço. Afinal de contas, ela parte de dados concretos obtidos diretamente do consumidor final.
Nesse sentido, essa pesquisa também colabora para evitar prejuízos em um produto ou serviço que tenha sido precificado com um valor no qual o consumidor não esteja disposto a pagar.
Além disso, conhecer os preços praticados pelos concorrentes é essencial para manter-se competitivo no mercado. A pesquisa de preço permite que as empresas ajustem seus preços de acordo com as tendências do mercado e evitem ficar muito abaixo ou acima da concorrência.
Sendo assim, com a junção dos resultados da pesquisa com dados sobre a concorrência
e margem de lucro, é possível chegar em um valor final que o consumidor esteja disposto a pagar e que não trará prejuízos financeiros para a empresa.
Quer saber mais sobre como realizar a precificação de um produto? Baixe agora o nosso ebook gratuito!