Uma boa estratégia de pricing é fundamental para o sucesso de uma empresa. Afinal, precificar um produto ou serviço não é uma tarefa fácil. É preciso entender sobre o mercado e a concorrência, metas da empresa e o valor percebido pelo cliente.
Para te ajudar a encontrar a estratégia de precificação mais adequada ao seu negócio, separamos nesse post três estratégias de pricing para você conhecer, além de te explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Continue a leitura e descubra os segredos de uma estratégia de pricing bem-sucedida.
O que é pricing?
O pricing ou precificação é o processo de determinação dos preços de produtos ou serviços oferecidos por uma empresa, buscando um equilíbrio entre atender metas financeiras, considerando custos, concorrência, demanda do mercado e valor percebido pelo cliente.
É muito importante encontrar um meio termo entre cada um desses itens, pois não adianta cobrar muito e não ter clientes, e nem mesmo cobrar um preço muito baixo, que possa gerar perdas e danos para o negócio.
O que são estratégias de precificação?
As estratégias de pricing ou precificação são os métodos utilizados por uma empresa para determinar qual será o valor dos seus produtos ou serviços. São várias as estratégias de pricing e é preciso entender cada uma delas para saber qual a mais adequada para a sua empresa e o mercado que está inserida.
3 Estratégias de Pricing
Entender sobre as estratégias de pricing é fundamental para ter uma visão mais ampla do universo complexo da precificação, o que permite escolher o método mais adequado ao seu negócio e as expectativas do mercado.
Confira a seguir 3 estratégias de precificação muito utilizadas por empresas e entenda um pouco mais sobre cada uma delas.
Cost-plus
O cost-plus ou custo mais margem de lucro é um modelo de precificação é que leva em consideração o valor para a produção do produto mais a margem de lucro desejada. Contudo, pode não levar em consideração fatores de mercado, demanda ou a disposição do cliente em pagar um determinado preço com base no valor percebido. Por esse motivo, muitas empresas combinam estratégias de cost-plus com outras abordagens de pricing para obter uma visão mais abrangente e eficaz.
Baseada no valor entregue e percebido
Uma estratégia baseada no valor entregue e percebido, é uma estratégia de pricing que se concentra na proposta de valor percebida pelo cliente. Ao contrário da cost-plus que leva em conta apenas os custos de produção, essa estratégia considera o valor que o produto ou serviço proporciona ao cliente e o quanto o cliente está disposto a pagar por esse valor percebido.
Nesse tipo de estratégia, a empresa procura entender as necessidades e preferências dos clientes, destacando os benefícios e diferenciais do produto ou serviço. A partir daí é definido um de acordo com o valor percebido pelo cliente. Isso permite que os preços sejam mais altos se a oferta for percebida como única e capaz de atender a necessidades específicas de maneira superior.
Ancorada na concorrência
Nessa estratégia de pricing a empresa define seus preços com base nas práticas de preços de seus concorrentes no mercado. Ao invés de considerar apenas nos custos de produção ou no valor percebido pelo cliente, a empresa monitora e ajusta seus preços para ficar competitiva em relação aos produtos ou serviços semelhantes oferecidos por outros players do mercado.
Porém, vale ressaltar que é preciso equilibrar essa estratégia com a diferenciação do produto ou serviço para evitar a simples competição por preço.