Opinion Box e Digitalks pesquisam: comportamento de compra do consumidor no mobile

Daniela Schermann
Opinion Box e Digitalks pesquisam: comportamento de compra do consumidor no mobile

Quantas compras você fez pelo smartphone nos últimos 12 meses? Quando você está em uma loja física, utiliza o aparelho para pesquisar o preço dos produtos que está considerando pela internet? O Opinion Box e a Digitalks se juntaram para pesquisar o comportamento de compra do consumidor no mobile.

Foram entrevistadas 1.166 pessoas do nosso Painel de Respondentes que fizeram pelo menos uma compra pelo mobile nos últimos 12 meses. A pesquisa foi feita com homens e mulheres acima de 16 anos, de todas as regiões do Brasil e de todas as classes sociais. A margem de erro da pesquisa foi de 2,9 pontos percentuais.

Veja os principais insights que descobrimos:

Comportamento de compra

O comportamento de compra do m-consumidor é muito semelhante ao do consumidor online. As categorias mais consumidas pelos dispositivos mobile são roupas e acessórios, eletrônicos e livros e papelaria. De acordo com a pesquisa que realizamos sobre a jornada de compra do e-consumidor, que fizemos em parceria com a Buscar ID, essas também são as três principais categorias de compra online.

O mobile também vem sendo cada vez mais utilizado para compras de serviços. 30% já pediram delivery de comida pelo app e 28% já solicitaram um táxi ou carro particular via mobile.

A compra pelos dispositivos móveis também estão se tornando mais frequentes. 14% realizaram apenas uma compra nos últimos 12 meses. 56% fizeram de 2 a 5 compras e 30% compraram 6 vezes ou mais.

Outro ponto interessante da pesquisa é a forma como o físico e o mobile se complementam. 59% dos respondentes afirmaram que sempre ou frequentemente usam os dispositivos móveis em um ponto de venda para pesquisar o preço dos produtos ou serviços que está avaliando pela internet.

Praticidade e agilidade são os grandes diferenciais

81% dos entrevistados apontaram a praticidade como um dos principais pontos positivos da compra pelo smartphone ou tablet. 71% sinalizaram a agilidade. Em terceiro lugar, com 25%, está a segurança dos dados.

A questão da praticidade e da agilidade também aparece quando pedimos para que os respondentes apontassem os principais motivos que os levaram a desistir de uma compra, desconsiderando o preço.

Metade dos entrevistados apontaram três motivos relacionados a praticidade e agilidade: site lento, aplicativo lento e site não responsivo. 56% também sinalizaram que aplicativo travando também é um problema. Além disso, 3 em cada 10 não chegam até o fim quando há muitos passos para finalizar a compra.

Apps ou site?

Existem duas formas de fazer compra pelos dispositivos móveis. O usuário pode acessar os sites ou comprar diretamente pelos aplicativos das lojas. 18% compram apenas pelos aplicativos e 21% utilizam mais os aplicativos do que os sites. Por outro lado, 15% usam apenas os sites e 23% usam mais os sites do que os aplicativos. E 23% compram tanto pelo site como pelo aplicativo, da mesma forma.

Email também é mobile

Além de comprar, existem muitas outras tarefas que as pessoas estão fazendo frequentemente pelo mobile. Abrir emails pelos dispositivos móveis, por exemplo, já se tornou um hábito comum. 33% abrem todos os emails nos dispositivos móveis e 37% abrem a maioria deles.

Se os emails da sua empresa não são responsivos, ou seja, preparados para se adaptar às telas menores dos smartphones e tablets, fique atento. 7 em cada 10 pessoas podem não estar recebendo as suas mensagens da forma que você gostaria. Imagine só quantas oportunidades perdidas!

Esses foram os principais insights sobre o comportamento de compra do consumidor no mobile. E você? Quer descobrir dados e informações sobre o seu mercado? Faça uma pesquisa no Opinion Box.

Também poderá gostar de: