Trabalho acadêmico: como fazer pesquisa para monografia

Daniela Schermann
Trabalho acadêmico: como fazer pesquisa para monografia

Se você é estudante de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado e precisa realizar uma pesquisa de mercado para sua monografia, tese ou trabalho acadêmico, este post é para você.

Reunimos aqui as principais perguntas que os estudantes nos mandam com dúvidas para fazer uma pesquisa de mercado. Confira nossas respostas com dicas, pontos de atenção e tudo o que você precisa saber para fazer seu trabalho acadêmico.

Posso fazer minha pesquisa de mercado de graça?

Você pode criar um questionário de pesquisa de mercado no Opinion Box ou em qualquer ferramenta de questionário, como Google Forms e outras, e enviar para os seus próprios contatos. Você pode compartilhar sua pesquisa por email ou por link nas redes sociais, mas é preciso ter atenção com alguns pontos importantes.

É mesmo? Quais são os pontos de atenção?

Dependendo de quais são os objetivos da sua pesquisa, você vai precisar de respostas isentas e imparciais, ou de uma amostra que represente a opinião da população como um todo.

Pense nas pessoas que seguem você nas suas redes sociais. Normalmente, são pessoas muito parecidas com nós mesmos, ou seja, da mesma faixa etária, classe social ou região do país. Por isso mesmo, as opiniões delas podem ser muito semelhantes entre si, e os resultados acabam sendo enviesados, não necessariamente refletindo a opinião da população.

Além disso, o fato de serem pessoas que te conhecem e sabem os objetivos do seu trabalho acadêmico também pode influenciar os resultados de forma geral.

Ih, você tem razão. Mas e agora?

Fique tranquilo! Se você procura pessoas isentas para responder à sua pesquisa, nós temos um Painel de Respondentes que pode te ajudar.

O que é um Painel de Respondentes?

Nosso Painel tem mais de 100 mil consumidores em todo o país, que respondem às nossas pesquisas pelo computador ou direto na tela do telefone. Basta você definir o perfil das pessoas que você quer que responda à pesquisa e nós enviamos apenas para as pessoas que fazem parte do perfil escolhido por você.

Que legal! Mas aí também é de graça, certo?

Infelizmente não. Para manter os consumidores engajados e prontos para responder às pesquisas, nós oferecemos para eles microrrecompensas e, por isso, as pesquisas tem um custo.

Quanto custa uma pesquisa no Painel de Respondentes?

As pesquisas realizadas no Painel custam a partir de 4 reais por entrevista. É necessário fazer um mínimo de 50 entrevistas, ou seja, o preço da sua pesquisa começa em 200 reais.

O preço por entrevista varia de acordo com o tamanho do questionário e com o perfil dos seus entrevistados. Ou seja, quanto maior o questionário e mais específico o perfil dos respondentes, mais caro a pesquisa.

Nós temos um simulador online em que você pode calcular automaticamente o preço da sua pesquisa. Acesse e faça quantas simulações quiser.

Mas eu sou estudante e a grana está curta. Tem como me ajudar a fazer meu trabalho acadêmico?

Claro que tem! Nós sempre apoiamos estudantes e, por isso, criamos um cupom de desconto de 20% para quem está fazendo um trabalho acadêmico.

Para usar o desconto, basta entrar em contato com a nossa equipe. Você vai precisar encaminhar um comprovante de estudo, como carteirinha da universidade ou comprovante de matrícula, para que a gente possa te enviar o cupom.

Tem mais um problema… Estou com um prazo muito apertado! E agora?

Mais uma vez, nós podemos te ajudar! Nós garantimos a entrega das pesquisas de mercado feitas no Painel de Respondentes em até 5 dias úteis. Já as pesquisas feitas com seus próprios contatos, nós não temos como garantir o tempo de finalização, pois depende do tempo que seus contatos vão demorar para responder e da divulgação que você mesmo fizer.

No nosso blog, nós temos um post que dá dicas para você aumentar o retorno da pesquisa por email com seus contatos. Não deixe de ler antes de enviar sua pesquisa!

Legal! E como eu faço para criar minha pesquisa de mercado?

O primeiro passo é se cadastrar na plataforma de pesquisa do Opinion Box. O cadastro é muito simples e gratuito. Depois que você acessar a sua conta, clique em “criar questionário”.

Você vai precisar definir qual será o público da sua pesquisa, criar o seu questionário e enviar a pesquisa. Se a pesquisa for feita com seus próprios contatos, você poderá criar um link para compartilhar nas redes sociais ou importar uma lista de emails para que a pesquisa seja enviada.

Caso seu questionário tenha mais de 10 perguntas, ou caso você obtenha mais de 100 respostas, será preciso assinar um plano do Opinion Box. O preço dos planos começam em 39,90 reais por mês.

Depois que enviar sua pesquisa, você pode acompanhar os resultados em tempo real.

Ótimo! Tem alguma dica pra me ajudar a criar o questionário?

Temos muitas! Além de vários posts no blog, temos também outros materiais com todas as dicas que você precisa para criar o seu questionário.

Nós temos um kit com tudo o que você precisa para criar o seu questionário. Baixe agora mesmo e receba os melhores posts do blog sobre o tema, um ebook e um infográfico.

E analisar os dados? É muito difícil?

Não, é super simples! Aqui neste post do blog, a gente dá várias dicas para você fazer a sua análise de dados.

Além disso, nós temos um kit para você fazer uma apresentação de dados impactante. Baixe agora mesmo e receba um ebook sobre como apresentar dados e um template de apresentação com vinte slides editáveis.

E se tiver alguma dúvida, pode sempre contar com a gente!

Também poderá gostar de:

Agências digitais: Como utilizar as pesquisas online em suas estratégi... O mercado de agências digitais está em plena ascensão. Hoje, qualquer empresa precisa ter uma estratégia de presença onl...
Pesquisa de mercado: 3 tipos de pesquisa que você pode fazer gratuitam... O Opinion Box possui uma plataforma de pesquisa de mercado online em que você pode fazer diferentes tipos de pesquisa. A...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail