O Instagram é uma rede social com mais de 2 bilhões de usuários ativos e que segue crescendo. Somente no Brasil, são aproximadamente 99 milhões de pessoas que usam o aplicativo todos os dias. Com um ampliamento contínuo em novos recursos e tanto investimento no Instagram, a rede já é uma das mais populares em números de usuários no mundo.
Pensando nisso, mais uma vez o Opinion Box realizou sua pesquisa sobre o Instagram. Entrevistamos mais de 2.000 usuários brasileiros para entender os seus hábitos, preferências, o que fazem na rede social e muito mais.
Confira agora os resultados:
Pesquisa Instagram no Brasil – comportamento dos usuários do Instagram
O Brasil é o 2º país em número de usuários de Instagram, atrás só dos Estados Unidos.
Entre os entrevistados da nossa pesquisa, percebemos que a popularidade da rede segue crescendo, já que saltou de 84% para 92% o percentual de usuários que entram no Instagram pelo menos uma vez por dia.
Mais impressionante ainda é que, destes, 53% entra várias vezes por dia. Se você ainda achar pouco, fique sabendo que a proporção de usuários que mantém o aplicativo aberto o dia todo dobrou de 11% para 22%.
Esse uso tão intenso do app não é só para passar o tempo. Nossa pesquisa descobriu também que 79% acreditam que o Instagram pode aproximar pessoas e empresas.
Além disso, 44% já usaram o Instagram para conversar com empresas;
Público do Instagram – a preferência dos mais jovens
Na pesquisa de 2021, o Instagram ainda perdia para o Facebook como rede mais usada pelos usuários brasileiros. Já em 2022, o Instagram passou a ser a rede social mais utilizada pelos brasileiros, com uma grande vantagem de 19 pontos percentuais.
No início de 2023, essa vantagem foi ainda maior – e o Instagram é a rede mais utilizada de quase metade da amostra.
A frequência de uso do Instagram mudou pouco no último ano, com leve tendência para o uso mais frequente. É entre os mais jovens que o uso rede é mais popular, de acordo com o público de 16 a 29 anos, 83% usam várias vezes ao dia ou deixam aberto o dia todo. Já na faixa de 30 a 49 anos, o percentual cai para 78%. A partir dos 50 anos, são 70%
Marketing de influência e influenciadores no Instagram
O marketing de influência é uma estratégia que existe desde muito antes das redes sociais. É ele que explica por que você vê tantos comerciais estampados pela Ivete Sangalo, pelo Neymar e pela Xuxa, por exemplo.
No Instagram, porém, o marketing de influência ganhou outra dimensão, permitindo que os seguidores se aproximem e interajam diretamente com os influenciadores.
De acordo com a pesquisa, 70% dos usuários do Instagram seguem influenciadores. Além disso, 20% afirmam que são influenciados por influencers digitais na hora de comprar e consumir produtos.
Nesse sentido, o poder desse tipo de estratégia é tão grande que o dado mais impressionante é este: 61% disseram já ter comprado algo que um influenciador digital estava indicando ou usando.