A pesquisa de marketing é fundamental para auxiliar no momento de tomada de decisão das empresas.
Dessa forma, é fundamental que ela seja bem estruturada para captar insights valiosos sobre o comportamento do seu consumidor. Sendo assim, como realizar esse processo da melhor maneira possível?
A seguir, você descobrirá tudo que precisa saber sobre uma pesquisa de marketing: o que é, por que e como fazer. Vamos lá?
O que é uma pesquisa de marketing?
A pesquisa de marketing é um processo organizado e planejado que envolve a coleta, análise e interpretação de dados relevantes sobre o mercado, consumidores, concorrência, produtos e/ou serviços oferecidos por uma determinada empresa.
Desse modo, o processo desse estudo pode envolver diversas metodologias, questionários, entrevistas, grupos de discussão, observações e análise de dados já existentes. Tudo depende dos objetivos definidos para a pesquisa.
Além disso, existem diferentes tipos de pesquisa de marketing. Eles variam de acordo com os momentos das empresas e os objetivos que cada negócio pretende alcançar.
Você pode fazer uma pesquisa de marketing para avaliar estratégias que já estão em andamento. Por exemplo, se você trabalha com marketing de conteúdo, pode fazer uma pesquisa para identificar os temas e assuntos que interessam para o seu público-alvo.
Qual a importância da pesquisa de marketing?
Se você trabalha com marketing, sabe que existem muitos desafios para quem quer melhorar os resultados. Por que minhas campanhas não estão tendo o resultado esperado? Será que a minha estratégia de comunicação está transmitindo corretamente os valores da marca? Como meus seguidores poderiam interagir mais com os meus conteúdos? Em quais redes sociais a minha marca precisa estar presente?
Estas e outras perguntas podem ser respondidas com pesquisas de marketing pois, a partir delas, você conversa diretamente com seu público-alvo.
Nesse sentido, uma pesquisa de marketing fornece informações fundamentais para que as empresas possam tomar decisões com base em dados e não em achismos.
Consequentemente, elas minimizam riscos e auxiliam em uma melhor compreensão do seu mercado de atuação e público-alvo, além de ajustar suas estratégias de marketing para alcançar o sucesso nos negócios.
Passo a passo para fazer uma pesquisa de marketing
Para realizar uma pesquisa de marketing, é importante seguir alguns passos que fazem parte do processo. A seguir, você irá conferir as principais etapas para fazer esse tipo de estudo de mercado.
Defina seu objetivo e tipo de pesquisa
O primeiro passo para realizar uma pesquisa de marketing é determinar de forma clara o que você deseja alcançar com o estudo.
Para isso, responda a questões como: qual é a principal pergunta que você está tentando responder? Que informação específica você espera obter?
Além disso, é preciso definir também qual tipo de pesquisa de marketing você fará. Desse modo, escolha o tipo de pesquisa que melhor se alinha com seus objetivos.
Isso pode incluir pesquisa exploratória (para entender um problema), pesquisa descritiva (para quantificar características) ou pesquisa causal (para identificar relações de causa e efeito).
Identifique o público-alvo
Para definir o público da sua pesquisa de marketing, primeiramente é preciso relacioná-lo com o problema de pesquisa.
Por exemplo, se você quer avaliar a percepção dos seus consumidores sobre alguma campanha de marketing da sua marca, o seu público-alvo deve ser justamente o mesmo daquele que você escolheu para o direcionamento da campanha.
Além disso, de acordo com o tipo de pesquisa que você definir, é preciso filtrar se os respondentes serão seus próprios contatos ou algum painel de consumidores.
Normalmente, para obter opiniões mais imparciais, as pesquisas de marketing costumam acontecer por meio do painel.
Escolha a metodologia e colete os dados
Determine como você irá coletar os dados. Isso pode incluir pesquisa quantitativa (questionários estruturados, pesquisas online) ou qualitativa (entrevistas em profundidade, grupos de discussão).
Após isso, selecione uma amostra representativa do público-alvo para coletar dados. Garanta que a amostra seja grande o suficiente para fornecer resultados confiáveis, com uma margem de erro baixa.
Em seguida, realize as entrevistas, aplique os questionários ou conduza as observações de acordo com a metodologia escolhida.
Analise e apresente os resultados
Por fim, chegou o momento de analisar os dados coletados. Em primeiro lugar, organize e verifique as informações obtidas para garantir que elas sejam precisas e consistentes.
Em seguida, utilize técnicas apropriadas para analisar os dados, como médias, medianas, desvio padrão, análise de regressão, entre outras, dependendo da natureza da pesquisa. Com base nos resultados, interprete as informações coletadas e identifique padrões, tendências ou insights relevantes em relação aos seus objetivos.
Para apresentar os dados, crie gráficos, tabelas e visualizações que comuniquem suas descobertas de forma clara. Dessa forma, elabore um relatório ou apresentação que resuma os resultados, incluindo análises, conclusões e recomendações.