Blog Opinion Box

Missão, visão e valores: como definir esses elementos?

Missão, visão e valores: como definir esses elementos?

Missão, visão e valores são pilares importantes para trilhar o caminho ao sucesso de uma empresa. Ter esses itens bem definidos pode não só ajudar a alcançar objetivos, como também criar vínculos profundos com seus consumidores.

Por isso, se você está iniciando um novo empreendimento ou buscando redefinir a identidade de sua empresa é preciso ter atenção a esses elementos. Neste post, vou te contar o que são a missão, visão e valores de uma empresa, a importância desses pilares e como definir cada um deles. 

Leia o post e fique por dentro do assunto!

O que são a missão, visão e valores?

A missão, visão e valores são pilares que compõem a identidade e direção de uma organização. Por isso, se uma empresa é se você acabou de criar uma empresa nova ou se a identidade organizacional precisa ser revisitada por algum motivo é preciso dar atenção a esses elementos. 

Uma vez definidos, não é necessário que você faça mudanças na identidade anualmente, por exemplo. Até porque não faz sentido – e nem seria bom para o seu negócio – construir uma nova identidade a cada ano.

Qual a importância desses elementos?

A missão, visão e valores servem como base para o plano estratégico de uma organização. Esses pilares funcionam como um guia para as ações da empresa e servem como motivação para os colaboradores. 

Além disso, ter esses elementos bem definidos contribuem para a construção de um bom relacionamento com o cliente.

Como definir a missão, visão e valores?

A missão, visão e valores podem fazer parte do processo de planejamento estratégico, mas têm um objetivo diferente.

Para definir a missão, visão e valores de uma empresa é preciso entender sobre o que cada um desses itens representa. Vamos lá?

Missão 

A missão fala sobre aquilo para qual o seu empreendimento foi criado, é uma declaração do seu propósito. Em uma única frase, ela responde à pergunta: “Por que existimos?”, de modo que seja compreensível para todos, especialmente para os colaboradores que farão parte disso.

Visão

Já a visão representa o futuro da empresa, respondendo à pergunta: “Onde queremos chegar?”. Ela deve ser objetiva e possível de se executar, pois vai orientar a estratégia a longo prazo. Contudo, a visão de uma empresa pode ser alterada dependendo do que já foi alcançado.

Valores

Por fim, os valores são as “regras do jogo” representam o que não abrimos mão para executar o que foi proposto. Os valores contribuem para tomadas de decisões com foco na missão e visão. Ao definir esse pilar você pode se perguntar:

Atrair colaboradores alinhados a esses valores significa estabelecer uma lista clara de princípios. Essa sintonia é fundamental para o bom funcionamento de uma organização, pois envolve e motiva a todos, criando uma dinâmica coesa em direção aos objetivos compartilhados.

DNA Opinion Box

Para te ajudar um pouco mais a visualizar como funcionam esses elementos, vou te contar um pouco mais sobre como isso é aqui no Opinion Box

Aqui nossa missão é tornar a pesquisa acessível a todos, seja um consultor de marketing, um acadêmico, um empreendedor ou um executivo de uma grande corporação. Acreditamos em soluções simples e eficientes, sem abrir mão de confiabilidade e qualidade.

Unindo a tecnologia com o conhecimento dos nossos especialistas, conseguimos tornar a pesquisa de mercado mais simples, rápida e eficiente. Nossos valores são:

Como a missão, visão e valores podem contribuir para lealdade do cliente?

Estabelecer um relacionamento próximo e pessoal com os clientes é um dos principais pontos para transformar um cliente fiel em um cliente leal. E a identificação com a marca desempenha um papel importante nesse processo. 

Dessa forma, quando a missão, visão e valores de uma empresa são semelhantes com os princípios e aspirações de seus clientes, pode ocorrer uma conexão emocional. Assim, a  identificação emocional com a marca torna a experiência de compra mais significativa, estabelecendo uma base sólida para a preferência contínua do cliente e a defesa da marca. 

Por último, se você gostou do conteúdo e quer ver mais posts como esse, não deixe de acompanhar o Blog Opinion Box

Sair da versão mobile