Blog Opinion Box

Planejamento de pesquisa de mercado: kit de ferramentas para planejar corretamente seus projetos

Planejamento de pesquisa de mercado: kit de ferramentas para planejar corretamente seus projetos

Eu não vou começar este artigo falando que você não pode errar nas suas pesquisas. Se você chegou até aqui, tenho certeza que já sabe disso. Meu objetivo, então, é te ajudar a evitar falhas em qualquer etapa dos seus projetos de pesquisa. Por isso, o que vamos discutir agora é o planejamento de pesquisa de mercado.

Continue lendo para entender de vez a importância do planejamento e aprender a fazer o seu. Para ajudar, você ainda pode acessar um kit completo de ferramentas para garantir o melhor planejamento de pesquisa de mercado no final do post.

Por que nós falamos tanto de planejamento

Pode até parecer óbvio demais, mas precisamos sempre lembrar da importância de um bom planejamento para o sucesso de cada projeto.

O planejamento ajuda não só a organizar tarefas e definir os responsáveis por ela. É só se planejamento que uma empresa consegue visualizar onde ela quer e vai chegar. Planejando cada etapa corretamente, cada projeto terá claro o que precisa ser feito, quando precisa acontecer e quais resultados virão. 

É impossível não citar a importância do planejamento estratégico, que tem como objetivo traçar as diretrizes da empresa para um determinado período de tempo. Esse documento, bem conhecido por quem faz a gestão de qualquer negócio, é apenas um dos vários planejamentos possíveis e necessários para que as estratégias funcionem. E claro, não é só do planejamento estratégico que o sucesso de um negócio depende.

O plano de marketing, por exemplo, é o documento que contém os objetivos de comunicação e marketing e o caminho pré-determinado para alcançá-lo. Nele constam o orçamento e as ações necessárias, ao longo de um determinado período de tempo, para atingir metas de área e do negócio como um todo.

De forma parecida, o planejamento de vendas também é um diferencial competitivo para quem quer encontrar o melhor caminho para abordar e conquistar os consumidores.

E o planejamento das pesquisas de mercado?

Quando falamos em pesquisas de mercado, também precisamos pensar direitinho em qual caminho vamos seguir.

Um projeto de pesquisa requer um plano bem definido pelos mesmos motivos de todos acima. Além disso, também vale lembrar que uma pesquisa envolve vários profissionais, de mais de uma área, e por isso a organização é essencial. Por fim, mesmo que as pesquisas online estejam cada vez mais ágeis e simples de serem feitas, elas acontecem dentro de um período de vários dias e em uma série de etapas.

Falar do porquê de se planejar é fácil, e tirar as ideias do papel também pode ser! Para ir além de falar da importância, vamos agora às ferramentas que garantem o sucesso do seu planejamento de pesquisa de mercado.

Como fazer o planejamento de pesquisa de mercado: ferramentas essenciais

Para garantir o melhor planejamento de pesquisa de mercado, separamos algumas ferramentas fundamentais para organizar todo o processo. Confira quais são as principais para te ajudar a se planejar e garantir o sucesso de todas as etapas da pesquisa. Todas elas você pode acessar no nosso kit completo de planejamento de pesquisa. Para baixar o kit, é só clicar no banner no fim do post.

Briefing de pesquisa de mercado

O briefing é um documento claro e objetivo que vai reunir as principais informações sobre a sua pesquisa de mercado. No nosso kit, logo abaixo, você acessa um modelo online e editável para dar os primeiros passos no seu projeto de pesquisa.

Checklist de pesquisa de mercado

Não quer perder nenhuma etapa do seu projeto? Garanta que está lembrando de tudo marcando os itens em um checklist. O Checklist de Pesquisa de Mercado é uma ferramenta bem simples para quem vai criar uma pesquisa de mercado. Criado no Google Sheets, o checklist te ajuda a não esquecer de nenhuma tarefa, acompanhar de forma simples o andamento da pesquisa e encontrar materiais de apoio para cada etapa.

Cronograma de pesquisa

Fazer uma pesquisa de mercado não precisa ser uma tarefa difícil, mas requer cuidado com a gestão do tempo e de cada etapa do projeto. Faça a gestão correta dos prazos e responsáveis de cada etapa da sua pesquisa.

Passo a passo completo da pesquisa de mercado online

Por fim, também colocamos também no kit um infográfico com todas as etapas de uma pesquisa de sucesso, do briefing ao lançamento da pesquisa. O Passo a Passo da Pesquisa de Mercado Online é um infográfico que mostra, de forma simples e direta, quais são os principais passos para você criar uma pesquisa de mercado online.

Para acessar todas as ferramentas acima, é só clicar no banner abaixo. Clique para conferir gratuitamente e garantir o melhor planejamento de pesquisa de mercado.

Sair da versão mobile