Blog Opinion Box

Análise de tendências: como prever o futuro sem bola de cristal

Análise de tendências: como prever o futuro sem bola de cristal

Sem baralho de tarot ou bola de cristal, a análise de tendências vai te mostrar o futuro sem precisar usar a magia. 

A análise de tendências é uma técnica utilizada para prever o comportamento de algo com base em dados atuais e históricos. Você pode usar a análise de tendências para melhorar as suas vendas e impulsionar o crescimento do seu negócios, tudo isso a partir de dados de tendências que vão aprimorar a sua tomada de decisão.

Por isso, se você ainda não sabe o que é a análise de tendências, não perca tempo! Leia o post e descubra tudo o que precisa saber sobre o assunto.

O que é a análise de tendências? 

A análise de tendências é um estudo que busca prever qual será o futuro de um produto ou serviço no mercado com base em dados estatísticos. Através dessas informações é possível criar um planejamento estratégico das suas ações e tomar decisões certeiras no seu negócio. 

Macrotendência x Microtendência

Seja no mundo da moda, nos negócios ou nas redes sociais, você já deve ter visto como algumas tendências duram por anos e outras expiram em poucos dias, o que será que faz isso acontecer? Bom, o primeiro passo para responder essa pergunta é entender a diferença entre dois conceitos: macrotendências e microtendências

As macrotendências são disruptivas e aperiódicas, acontecem através de movimentos sociais, a adesão pode durar décadas. Uma macrotendência passa pode passar por ondas e conforme isso acontece pode haver revoluções. Ou seja, são aquelas tendências que mesmo que passem anos, ainda vão estar em alta.

Já as microtendências são manifestações de formas como uma macrotendência acontece. Quer dizer então que são a materialização de uma macrotendência, podem ser por exemplo um produto ou uma cor. O prazo de validade das microtendências é um pouco menor, duram de 3 a 5 anos. Além disso, são mais específicas e atingem uma parcela menor de consumidores.

Por que fazer análise de tendências? 

As tendências servem para te dar uma direção. Por isso, a partir da análise de tendências é que as empresas podem elaborar um planejamento mais eficaz e criar ações que vão possibilitar a mudança necessária para crescer. Dessa forma, você será capaz de identificar qual caminho seguir com base em constatações de mudanças e evoluções no comportamento e hábitos dos consumidores. 

Além de entender o comportamento futuro de um produto ou serviço, a análise de tendências também pode revelar insights interessantes sobre os hábitos dos consumidores.

Como fazer a análise de tendências?

Imagina como seria se fosse possível prever o futuro? Bom, eu não tenho bola de cristal, mas sei como posso te ajudar a fazer isso. Um dos passos para fazer a análise de tendências é voltar no tempo e usar dados históricos que você já tem da sua empresa, para ajudá-lo a entender e projetar eventos futuros.

Para fazer isso, você deve coletar dados de vários períodos diferentes e comparar todos esses dados. Comparando eventos antigos com algum período específico, você pode identificar padrões e projetar eventos futuros. 

Outra maneira de se fazer a análise de tendências é através de pesquisas. A pesquisa de tendências é uma maneira eficaz de prever o comportamento do consumidor. Através da análise de dados e métodos estáticos, a pesquisa de tendências é capaz de antecipar como o seu público-alvo vai agir e até mesmo qual será o desempenho do seu negócio. 

Ferramentas para descobrir tendências

Para poder descobrir e analisar novas tendências é preciso de um estudo constante do comportamento dos consumidores e até de fatores externos. Contudo, existem algumas ferramentas que podem te ajudar a fazer isso e funcionar quase que como uma bola de cristal.

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente. Também é possível analisar a tendência de uma palavra chave específica, basta digitar no campo de busca e conferir os resultados. 

A ferramenta apresenta gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo, e em vários idiomas.

Twitter 

O Social listening é o monitoramento das palavras chaves que estão sendo citadas no mundo online, especialmente nas redes sociais. Através desse acompanhamento é possível o que tem sido mais falado pelos usuários e identificar tendências. 

O Twitter é uma ótima ferramenta para você fazer social listening gratuitamente. Dentro da rede social, você consegue fazer buscas por palavras chaves específicas e até mesmo chegar menções a sua marca. 

Plataforma de Pesquisa 

Uma maneira simples de coletar dados de seus consumidores para análise de tendências é através das pesquisas de mercado. Com a Plataforma de Pesquisa do Opinion Box, você pode fazer o seu projeto sozinho, em poucos dias, sem nem sair da frente do computador. 

Essa é uma das principais ferramentas para identificar tendências. Com ela, você conseguirá entender o perfil, comportamento e hábitos dos consumidores fazendo entrevistas diretamente com eles.

Cadastre-se gratuitamente agora mesmo e comece a utilizar a plataforma! 

Sair da versão mobile