Não há dúvidas de que as discussões em torno da Inteligência Artificial no Brasil estão mais intensas do que nunca. Com a evolução dos diferentes tipos de IA, essa tecnologia está sendo cada vez mais utilizada e aprimorada, causando um impacto significativo no cotidiano das pessoas, seja no trabalho, nas tarefas diárias ou em outros aspectos da vida.
Mas o que exatamente a IA está mudando na vida da população? Quais são as expectativas para o futuro? Para responder a essas perguntas, o Opinion Box realizou uma pesquisa com mais de mil pessoas, com o objetivo de compreender o que elas pensam sobre a inteligência artificial em suas diversas aplicações.
Leia o post e confira algumas das principais descobertas dessa pesquisa, que revelam como a IA está transformando o mundo ao nosso redor.
IA no dia a dia dos brasileiros
De forma geral, as pessoas estão informadas sobre IA, já que mais de 90% dizem saber do que se trata. Apesar disso, a maior parte das pessoas diz ter apenas um conhecimento básico sobre o assunto.
Ao analisarmos o conceito e questionarmos as pessoas sobre o uso real de produtos ou serviços envolvendo IA, os resultados são impressionantes. Cerca de 90% das pessoas afirmam ter utilizado ou estão utilizando algum tipo de IA, sendo que 37% delas o fazem diariamente.
Vale ressaltar que as pessoas entre 16 e 29 anos se destacam nesse aspecto, com um percentual de 39% utilizando IA todos os dias.
Assistentes virtuais inteligentes
As assistentes virtuais estão se tornando cada vez mais populares, você certamente já deve ter ouvido ou falado “Ei, Alexa!”.
Esses softwares, como a própria Alexa da amazon e a Siri da Apple, são softwares desenvolvidos para interagir com os usuários através de comandos de voz. Elas podem executar uma variedade de tarefas, incluindo definir lembretes, fornecer previsão do tempo, tocar música, fazer compras online, responder perguntas e até mesmo controlar dispositivos inteligentes em sua casa.
As assistentes virtuais são super versáteis, atendem a uma variedade de necessidades e podem ser usadas para diversas funções. De acordo com os dados, 61 das pessoas usam esses assistentes para fazer perguntas e pesquisar informações. Além disso, 45% das pessoas usam os assistentes para ouvir música e podcasts. E pra não esquecer de nada, 37% usam os assistentes para definir lembretes e alarmes,
Chat GPT
E claro que não poderíamos deixar de falar da IA do momento. O Chat GPT é um algoritmo de chatbot autônomo baseado em inteligência artificial. A ferramenta permite com que as pessoas se comuniquem com ela e obtenha respostas sobre uma grande variedade de assuntos.
80% dos entrevistados conhecem o Chat GPT, entre essas pessoas 53% já utilizaram a ferramenta. Na última edição da pesquisa em 2023 esse número era de 42%, o que mostra que a ferramenta está sendo cada vez mais utilizada.
Impacto da Inteligência Artificial na sociedade
Apesar da IA apresentar uma série de benefícios claros e de já estar sendo amplamente utilizada, muitas pessoas ainda temem que essa tecnologia possa ter um impacto negativo na sociedade, como a perda de empregos para robôs e um maior controle sobre nossas vidas.
Investigando mais a fundo as expectativas e a visão de futuro das pessoas em relação a ferramentas de IA, o que podemos notar é uma esperança cautelosa. De acordo com a pesquisa 32% estão animados com o que está por vir.
É positivo analisarmos que boa parte das pessoas acredita que a IA pode contribuir para solução de grandes problemas, mas não podemos deixar de notar que algumas preocupações éticas afligem muita gente. As mais expressivas dessas preocupações estão relacionadas à privacidade, à perda de empregos e aos riscos à segurança das pessoas
Um dos maiores medos é com relação a privacidade dos dados, 73% dos entrevistados disseram que se preocupam com o fato de que a inteligência artificial possa coletar e analisar dados pessoais.
IA nas empresas
Além dos impactos no dia a dia, a IA também está transformando o cotidiano de muitas empresas. Apesar dessa tecnologia trazer benefícios, o avanço do uso traz algumas inseguranças e questionamentos sobre o futuro.
Afinal, a inteligência artificial vai substituir a mão de obra humana? As empresas vão incorporar essa tecnologia no dia a dia? E que tipo de impacto isso teria em produtos, em serviços e na rotina de profissionais das mais diversas áreas?
Para responder essas questões, entrevistamos 721 profissionais que trabalham em empresas privadas. 37% das empresas que os entrevistados trabalham estão utilizando alguma ferramenta ou solução de inteligência artificial. Além disso, 27% estão usando a IA em tarefas de rotina do trabalho e 24% em processos internos.
E é na área de tecnologia que a IA tem tido mais aplicações. Contudo, o setor administrativo financeiro e no marketing a inteligência artificial também vem sendo muito usada.
A IA vai substituir os humanos?
Afinal, será que a inteligência artificial vai “roubar” empregos de pessoas reais? Na hora de opinar sobre algo tão importante, as pessoas se mostram divididas, variando levemente para o otimismo.
Enquanto 1 em cada 3 se manteve neutro diante da afirmação de que a inteligência artificial não substitui os humanos, 41% concordam que somos insubstituíveis no trabalho. Por outro lado, os profissionais entrevistados não acreditam que devem se acomodar. Na opinião de 62%, quem não aprender a usar a IA deve ficar para trás no mercado de trabalho
Por mais que a IA, sozinha, não roube o trabalho de ninguém, dominá-la pode ser o caminho para se manter competitivo nesse novo cenário do mercado. A inteligência artificial deve ser utilizada para potencializar o trabalho e não substituir.
Sobre a pesquisa
Para realizar essa pesquisa foram entrevistadas 1.011 pessoas pela internet em janeiro de 2024. A margem de erro é de 3,1 pp.
O compartilhamento dos dados e análises contidos do relatório são permitidos tanto em documentos públicos quanto privados, desde que acompanhados do devido crédito à fonte: Opinion Box – Relatório Inteligência Artificial no Brasil- Abril 2024.
Por fim, se você deseja conferir todos os dados da pesquisa, não deixe de baixar o relatório completo.