Blog Opinion Box

Redes sociais e saúde mental: dados sobre como o digital impacta os brasileiros

Redes sociais e saúde mental: dados sobre como o digital impacta os brasileiros

Hoje em dia, falar sobre saúde mental é algo bem mais comum do que era há alguns anos. O tabu que existia sobre o assunto está praticamente no passado, e as pessoas começaram a perceber que cuidar da mente é tão importante quanto cuidar do corpo.

No entanto, com o uso excessivo das redes sociais, surgem algumas preocupações sobre como essas plataformas podem afetar nossa saúde mental.  Se, por um lado, elas nos conectam com amigos, familiares e até com pessoas que compartilham dos mesmos interesses, por outro, trazem um lado obscuro repleto de comparações e julgamentos.

É sobre essa complexa relação, que é ao mesmo tempo positiva e desafiadora, que vamos falar hoje. Neste artigo, você vai conferir dados atualizados e percepções dos brasileiros sobre as redes sociais e como elas impactam a saúde mental.

A relação entre as redes sociais e saúde mental

As redes sociais são muito presentes na vida dos brasileiros, conectando usuários e conteúdos. No meio de posts e likes, essas plataformas também têm o poder de influenciar nossa saúde mental de maneiras tanto positivas quanto negativas.

O impacto disso é real: de acordo com a pesquisa Saúde Mental em Foco, mais da metade dos brasileiros afirmam que as redes sociais afetam sua saúde mental de alguma forma. Para muitos, esse efeito não é muito bom. A pressão para se mostrar feliz, bem-sucedido e se encaixar em padrões muitas vezes irreais, com certeza, mexe com o emocional.

Mas nem tudo é negativo. Muitas pessoas também veem as redes sociais como uma fonte importante de apoio: 53,2% das pessoas acreditam que as redes sociais podem ser boas fontes de informação sobre saúde mental. Ou seja, essas plataformas também são veículos importantes de disseminação de conteúdos educativos, campanhas de conscientização e até mesmo conexão com profissionais da área.

Para conferir mais dados sobre como anda a saúde mental dos brasileiros e os principais desafios que moldam o bem-estar emocional no país, não deixe de conferir a pesquisa completa gratuita!

A preocupação com a saúde mental

Sabemos que o uso excessivo de telas e redes sociais é uma preocupação cada vez maior, mas quais são as práticas que as pessoas mais adotam para cuidar da mente e bem-estar?

Ainda segundo a pesquisa Saúde Mental em Foco, 17,4% tentam evitar passar muito tempo online, enquanto 13,2% restringem o uso das redes sociais para cuidar da saúde mental.

Apesar dos benefícios da conexão digital, essas atitudes refletem uma crescente preocupação sobre a necessidade de equilibrar o uso das redes, o cuidado consigo mesmo.

O bem-estar mental é superimportante, e encontrar esse equilíbrio é o primeiro passo para se proteger dos efeitos negativos do excesso digital. No final, cuidar da mente também significa saber quando desconectar e priorizar momentos offline.

Percepções sobre o corpo e beleza

Outro grande fator que as redes sociais influenciam é a nossa percepção sobre o corpo e a beleza. A busca por um padrão de beleza irreal, muitas vezes promovido nas plataformas digitais, pode ter um impacto negativo no bem-estar de quem consome esse conteúdo.

Um dado que chama atenção da pesquisa Padrões de Beleza e Bem-Estar foi o de que 42% das pessoas afirmaram que as redes sociais influenciam diretamente percepções de beleza.

Não é raro que as pessoas se sintam mal por não conseguirem alcançar os ideais vistos no digital, e os números confirmam isso: 41% dos entrevistados dizem que essa pressão estética afeta diretamente o bem-estar mental. Isso mostra como as comparações nas redes sociais podem prejudicar a saúde mental das pessoas de forma significativa.

Para entender melhor as percepções dos brasileiros sobre os padrões de beleza atuais, cuidados e bem-estar, confira a pesquisa completa Padrões de Beleza, que traz um panorama completo sobre a relação dos brasileiros com o peso e aparência, e os impactos na autoestima.

Relações saudáveis com as redes sociais

As redes sociais têm um papel importante na nossa vida, mas o impacto que elas têm na saúde mental não pode ser ignorado. Elas oferecem suporte e informações, mas também podem gerar ansiedade, pressões sobre o corpo e prejudicar o bem-estar mental. Os dados evidenciam que o cuidado com a mente precisa ser uma prioridade.

A chave para uma relação saudável com o digital passa por reconhecer os impactos que ele pode ter e adotar práticas conscientes para não deixar que o uso das redes sociais prejudique o nosso bem-estar.