Blog Opinion Box

Da criatividade até os dados: o perfil do novo profissional de Marketing

Da criatividade até os dados: o perfil do novo profissional de Marketing

O profissional de Marketing sempre foi uma figura conhecida (e facilmente reconhecida). Muitas vezes esse profissional não era exatamente levado a sério por ser visto como apenas um criativo, com um lado lúdico forte e sem uma veia analítica. E se essa imagem já fez sentido em algum momento, hoje pelo menos a realidade já não é bem assim. O perfil do profissional de Marketing vem mudando – e isso é ótimo!

Se antes éramos definidos como os criativos dentro das empresas, a criatividade sozinha já não diz muito sobre o profissional de Marketing atual. Hoje, a palavra de ordem é outra: os dados são o verdadeiro norte para quem vai definir uma estratégia de Marketing matadora de verdade.

Data driven Marketing: o novo jeito de fazer Marketing

O perfil do profissional de Marketing vem mudando essencialmente para acompanhar as mudanças da sua área de atuação. O Marketing está cada vez mais complexo e exige isso de quem o desenvolve. A principal característica do Marketing moderno é que ele está cada vez mais guiado por dados. É isso que chamamos de Data Driven Marketing.

O Marketing orientado por dados pensa as estratégias de comunicação, marketing e publicidade consultando informações concretas e confiáveis levantadas previamente. Vale tudo para bolar a estratégia infalível de Marketing, é só saber explorar os dados. Os canais e formatos aproveitados são muitos.

Os dados de visitas ao site ou blog da empresa. Os números de vendas e faturamento. Os hábitos do consumidor levantados por uma pesquisa de mercado.  Tudo isso serve de fonte para pensar nas estratégias mais efetivas para o sucesso de qualquer negócio através do Marketing. E como tudo que a comunicação dita, quem não fica por dentro dessa forma de fazer Marketing vai ficar para trás.

Habilidades essenciais do profissional de Marketing

O profissional criativo agora também precisa ser analítico e saber interpretar dados diversos. Sim, aquela velha história de ser de “humanas” e não entender de números não cola mais.

O profissional de Marketing que vai se dar bem no mercado precisa estar por dentro das tendências. Não somente do seu comportamento do seu consumidor, mas das tendências do mercado e da sociedade como um todo. Profissionais desatualizados são os responsáveis por campanhas publicitárias que falham e deixam o anunciante em maus bocados, por exemplo, com conteúdo que pode ser considerado ofensivo e que não faz sentido para a sociedade atual.

Quem vai fazer um bom Marketing também precisa saber utilizar dados e a pesquisa de mercado ajuda muito nessa parte. Aprenda a fazer as perguntas certas para o público ideal e tire proveito máximo das informações que conseguir. Entenda de tecnologia e saiba o que as empresas estão discutindo, lançando e inovando. Parece clichê, mas seja “antenado”. Enquanto as empresas falam sobre chatbots, ou mesmo inteligência artificial, você não vai querer ser o desatualizado.

Lembre-se que vivemos na era da Transformação Digital e que as empresas já estão sabendo disso. As empresas estão se tornando 100% digitais e certamente a faculdade de Comunicação não preparou nenhum de nós para isso. Para viver essa verdadeira revolução, sem ficar para trás, aprenda a fazer isso no seu negócio ou na empresa onde trabalha. Se você não fizer, pode ter certeza que outro profissional, concorrente seu ou não, provavelmente o fará.

E para conquistar as habilidades certas, o profissional precisa se dedicar e estudar muito. Se atualizar não é possível de uma hora para outra, só mesmo dedicando tempo e disciplina.

Como desenvolver as habilidades de Marketing

Se alguém se assustou com a série de habilidades que o profissional de Marketing precisa ter, pode se acalmar agora mesmo. Adquirir todas elas ou pelo menos boa parte não é nada difícil. Cursos, certificações, blogs e materiais de estudo estão cada vez mais acessíveis para quem quer aprender e seguir estudando sempre. Confira algumas dicas de onde aprender pagando muito pouco ou até mesmo nada:

Reúna todo o conhecimento possível, desenvolva as habilidades certas e você certamente vai se destacar no mercado. Além disso, participe de eventos, troque conteúdo com outros profissionais e busque sempre expandir sua rede com bons contatos. E não vale parar tão rápido. O profissional de Marketing tem que se preocupar constantemente com sua formação. Já que tudo muda tão rapidamente, esteja preparado para se adaptar, se reinventar e continuar sempre se destacando.

 

Sair da versão mobile