Falar sobre tendências de consumo sem dados é arriscado. Em um cenário marcado por mudanças rápidas e decisões cada vez mais complexas, entender o comportamento do consumidor a partir de informações concretas é essencial para reduzir incertezas e ganhar vantagem competitiva.
Pensando nisso, vamos explorar o Relatório Consumer Trends 2026 que tem justamente esse objetivo: reunir dados de pesquisas realizadas com consumidores de todo o Brasil para identificar padrões, mudanças de comportamento e tendências que vão impactar estratégias de marketing, produto, preço e experiência em 2026.
Continue a leitura para conhecer hábitos, perspectivas e ideias dos consumidores brasileiros para este ano.
1. A experiência do consumidor como diferencial estratégico
A experiência do consumidor se tornou um dos principais fatores de diferenciação entre marcas. Marcas que mantêm processos complexos, atendimentos lentos ou comunicações pouco claras acabam indo na contramão dessas expectativas. Não por acaso, de acordo com o CX Trends 2025, 62% dos consumidores já desistiram de comprar de uma empresa após uma experiência negativa.
Por outro lado, investir em experiências positivas gera valor real para o negócio. 59% dos consumidores preferem escolher marcas que oferecem uma boa experiência, mesmo que precisem pagar mais, o que reforça o papel estratégico da experiência na construção de preferência e lealdade.
Para 2026, olhar para a experiência do consumidor como estratégia significa reconhecer que ela pode ser o principal elo entre marcas e pessoas, com impacto direto nos resultados de longo prazo.
