Retrospectiva 2018: O comportamento do consumidor em dados

Daniela Schermann
Retrospectiva 2018: O comportamento do consumidor em dados

Fim de ano é época de retrospectivas. Aqui no Opinion Box, nós fizemos uma retrospectiva 2018 diferente, com base em dados do comportamento do consumidor.

O comportamento do consumidor digital está mudando o tempo todo. Uma nova tecnologia que surge, um novo aplicativo que é lançado ou uma rede social que entra na moda provocam mudanças bruscas no comportamento.

Para acompanhar esse movimento, o Opinion Box está o tempo todo monitorando diversos aspectos de comportamento. São diversas pesquisas proprietárias e em parceria que realizamos periodicamente para identificar padrões e tendências de comportamento.

Confira agora a retrospectiva 2018!

Retrospectiva 2018: Comportamento do consumidor digital

Em 2018, nós realizamos mais de 30 mil entrevistas em pesquisas proprietárias ou em parceria. O objetivo dessas pesquisas, de uma forma geral, é medir e acompanhar o comportamento do consumidor digital em diferentes aspectos. Nós monitoramos o uso de aplicativos, hábitos de conteúdo, relacionamento com as marcas de diversos segmentos e vários outros temas.

Para celebrar o fim do ano, preparamos um retrospectiva 2018 dos dados mais interessantes que identificamos sobre o comportamento do consumidor digital.

Redes Sociais

As redes sociais são muito utilizadas como vitrine e canal relacionamento de produtos e serviços, seja de grandes empresas ou de pequenos empreendedores. Por outro lado, algumas redes sociais, como o Facebook, vem perdendo espaço entre os internautas.  

50% já compraram produtos ou contrataram serviços que descobriram no Instagram.

43% dos consumidores móveis já fizeram compra a partir de um post patrocinado em redes sociais.

Em 12 meses, o número de internautas que acessa o Facebook diariamente caiu de 93% para 79%.

Compras mobile

Que cada vez mais pessoas fazem compras por dispositivos digitais não é surpresa pra ninguém. Mas chama a atenção que aqueles que têm o hábitos de fazer compras online já estão comprando mais através de smartphones e tablets do que pelo próprio computador.

E elas querem ainda mais do que isso: Querem fazer compras diretamente no WhatsApp!

63% dos consumidores móveis compram mais pelo smartphone do que pelo desktop.

61% já encomendaram algum produto ou serviço pelo WhatsApp.

53% gostariam de fazer pagamentos e transações pelo WhatsApp.

Relacionamento com empresas

As novas tecnologias aproximaram não só as pessoas, mas também os consumidores e as empresas. Hoje os consumidores querem ter uma relação cada vez mais intensa com as marcas que consome e identificar aquelas que pensam como eles.

55% utilizam WhatsApp para se comunicar com empresas.

37% comprariam mais de uma marca que se posicionasse a favor de causas sociais.

59% dos internautas já deixaram de seguir uma marca nas redes sociais porque consideraram o conteúdo ofensivo.

Vínculo emocional com as marcas

Nos tempos atuais, as marcas que conseguem criar um vínculo emocional com os consumidores costumam ter um desempenho melhor. Foi por isso que nós criamos o CEV, o primeiro indicador nacional de pesquisa que mede a conexão emocional dos consumidores com as marcas.

A marca de telefonia que faz os consumidores se sentirem mais respeitados é a Claro.

A marca de aviação que faz os consumidores se sentirem mais felizes é a Azul.

A marca de e-commerce que faz os consumidores se sentirem mais seguros é a Netshoes.

Crianças e consumo

É difícil enxergar crianças e bebês como consumidores, certo? Mas quando pensamos em dispositivos mobile, elas merecem uma atenção especial, já que é bem comum que uma criança ganhe o seu primeiro smartphone antes mesmo de aprender a ler e escrever.

1 em cada 5 mães gastou com aparelhos eletrônicos para os filhos nos últimos 3 meses.

65% das crianças de 0 a 3 anos já acessam o smartphone.

23% das crianças de 4 a 6 anos já tem o próprio smartphone.

Quero obter dados sobre o comportamento do consumidor

Quer obter os seus próprios dados sobre o comportamento do consumidor? Faça uma pesquisa de mercado e comece o ano conhecendo melhor os seus clientes e consumidores.

Para fazer uma pesquisa de mercado sobre o comportamento do consumidor é muito fácil. Cadastre-se gratuitamente na plataforma de pesquisa de mercado do Opinion Box. Lá você pode criar seu questionário, escolher o público que vai responder às suas pesquisas e acompanhar os resultados em tempo real.

Se preferir, converse com o nosso time de especialistas por email ou pelo chat em nosso site. Estamos esperando por você!

Também poderá gostar de:

Estamos contratando: Coordenador de Vendas – Inside Sales O Opinion Box é uma empresa que está revolucionando a pesquisa de mercado e opinião no país: ajudamos empresas a tomar d...
Digital branding: como fortalecer sua marca na internet com o e-brandi... Como fazer a gestão da sua marca na era do digital e do mobile? A resposta é fácil: com digital branding. Conheça essa p...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail