Opinion Box pesquisa: Os apps preferidos dos brasileiros

Daniela Schermann
Opinion Box pesquisa: Os apps preferidos dos brasileiros

Nosso COO Felipe Schepers apresentou na semana passada, no Tela Viva Móvel, em São Paulo, um verdadeiro diagnóstico do usuário de smartphones no Brasil. Os resultados apresentados por Felipe mostram o que pensam 1.280 internautas brasileiros, que responderam à segunda pesquisa realizada pelo Opinion Box em parceria com o Mobile Time, sobre os hábitos de consumo de aplicativos móveis, os apps preferidos dos brasileiros e muito mais.

A primeira coisa que chama a atenção é que apenas 15% dos internautas disseram baixar apps pagos para seus smartphones. Os números mostram uma queda significativa em comparação aos resultados de 2014, quando 33% disseram já ter baixado pelo menos um aplicativo pago.

Quando questionados pelo motivo de não pagar pelos apps, 46% disseram não ver necessidade. 24% afirmaram não encontrar um que valha a pena. Apenas 10% disseram que o motivo era a falta de cartão de crédito. Ou seja, o que pesa mesmo é a falta de interesse e atratividade dos apps pagos disponíveis em comparação com os gratuitos.

A tela principal

E se você pudesse ter um único aplicativo no seu telefone? Para muitos, essa pode não ser uma pergunta muito simples de responder. Mas tivemos um grande vencedor na pesquisa: o Whatsapp é, disparado, o aplicativo indispensável para os brasileiros. 53% não abrem mão do app de mensagens instantâneas, seguido pelo Facebook (10%), com o Google Chrome e Google empatados na terceira posição (3% cada).

Recomendado para você: Smartphones e a pesquisa que explica por que você tem dormido melhor no ônibus

A pesquisa também descobriu como é a tela principal média dos smartphones brasileiros, ou seja, quais são os 20 principais aplicativos na tela dos usuários. Além de redes sociais, comunicadores e do Google, os serviços de localização como Waze e Google Maps aparecem em peso. O único jogo que aparece é o Candy Crush. E os únicos aplicativos ligados a empresas são os de bancos. Veja na imagem abaixo e compare com o seu próprio smartphone. Está parecido?

Opinion Box pesquisa: Os apps preferidos dos brasileiros

Segurança e backup

Outro ponto que chama a atenção na pesquisa é a preocupação cada vez maior dos usuários com backup e segurança. 51% dos participantes da pesquisa afirmaram que usam algum tipo de antivírus. 39% recorrem a algum serviço de backup para não perder suas fotos, músicas e arquivos. Os serviços mais utilizados são o Dropbox (25%) e os produtos da Google, como Google Drive, que, somados, chegam a 33%.

É curioso reparar também que a preocupação com backup é maior entre os mais jovens. Entre os respondentes de 16 a 29 anos, 45% utilizam serviços de backup. Já entre os acima de 50 anos, apenas 26% fazem backup dos seus arquivos.

Sobre o Tela Viva Móvel

Maior evento sobre conteúdo e serviços móveis do país, o Tela Viva Móvel chegou a sua 14ª edição. O evento reúne as maiores operadoras de telefonia, portais de conteúdo, agências de comunicação e empresas do país.

Também poderá gostar de:

Pesquisa exclusiva sobre bancos: perfil dos bancarizados no Brasil Os bancos fazem parte do nosso dia a dia há muito tempo. Muitas vezes considerados um mal necessário, precisamos de banc...
Panorama Mobile Time/Opinion Box: Com Whatsapp e Messenger, vai acaban... A popularidade do Whatsapp já não surpreende ninguém. O aplicativo de troca de mensagens está nas mãos de todo mundo há ...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Head de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.