Panorama Mobile Time/Opinion Box: Com Whatsapp e Messenger, vai acabando o espaço das SMS

Pedro D'Angelo
Panorama Mobile Time/Opinion Box: Com Whatsapp e Messenger, vai acabando o espaço das SMS

A popularidade do Whatsapp já não surpreende ninguém. O aplicativo de troca de mensagens está nas mãos de todo mundo há um bom tempo e não há dúvidas de que ele veio para ficar. O Panorama Mobile Time/Opinion Box: WhatsApp X Messenger X SMS comprova que, com o uso cada vez maior de serviços de mensagens instantâneas como o Whatsapp e o Facebook Messenger, a queda na utilização das já “antigas” mensagens SMS é a consequência mais óbvia.

É a segunda vez que o Opinion Box e a Mobile Time se unem para traçar o panorama da troca de mensagens no Brasil. Dessa vez, entre os 1.268 internautas que responderam à pesquisa, 92% possuem smartphone e, desse total, 89% não só possuem o Whatsapp instalado, mas também utilizaram o app nas últimas 24 horas. O segundo colocado nos smartphones brasileiros é o Facebook Messenger, utilizado diariamente por 50% dos donos de smartphones.

As SMS ficaram em terceiro lugar, enviadas por 35% dos entrevistados nas últimas 24 horas. Mas, ainda que o percentual de pessoas que o utilizaram no último dia seja relevante, 22% dos entrevistados disseram não fazer uso das SMS com frequência. Vale lembrar ainda que, no ano passado, apenas 10% dos entrevistados havia declarado não enviar constantemente as mensagens SMS.

E por que não enviar mais SMS?

Os dois principais motivos apontados pelo estudo para a queda constante no envio de SMS são a preferência pelos apps de mensagens como Whatsapp e Messenger, com 42% das respostas e o preço do SMS, de acordo com 38% dos entrevistados. As operadores de telefonia móvel parecem já ter entendido esse movimento, investindo cada vez mais em planos e promoções que oferecem gratuidade no uso dos aplicativos de troca de mensagens.

Os outros apps

Nem só de Whatsapp e Messenger vivem os usuários de smartphones, mas a diferença na utilização de aplicativos de mensagens é bastante grande. Quando perguntados sobre quais outros aplicativos os brasileiros utilizam, as respostas incluíram o Skype (15%), Viber (13%), Hangouts (6%), Imo (6%), Telegram (6%), ICQ (2%), Tinder, Line e Twitter (1% cada).

Recomendado para você: Mobile Time e Opinion Box pesquisam: Como o brasileiro usa aplicativos

Chamada de voz no Whatsapp

O fenômeno do Whatsapp está se expandindo para competir não só na troca de mensagens entre usuários, mas também nas chamadas de voz. O serviço de ligações via aplicativo, lançado há alguns meses, está caindo no gosto popular. 64% dos usuários do aplicativo já experimentaram ligar para seus contatos pelo

Whatsapp, enquanto no Messenger, que também oferece o serviço, apenas 22% dos usuários tentou fazer ligações.

Quer ler mais sobre o que todo mundo está usando em seus smartphones? Relembre aqui nossa pesquisa sobre os apps preferidos pelos brasileiros.

Também poderá gostar de:

Panorama Mobile Time/Opinion Box: M-Commerce no Brasil M-Commerce é a modalidade de compra do momento. Trata-se, basicamente, de compras efetuadas via aplicativos móveis. O Op...
Mobile Time e Opinion Box pesquisam: existe espaço para as empresas ut... A terceira edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil traz novidades e dados interessante...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail