Pesquisa de mercado em redes sociais: vantagens e desvantagens

Daniela Schermann
Pesquisa de mercado em redes sociais: vantagens e desvantagens

Certamente você já viu links de pesquisa de mercado em suas redes sociais. Talvez até mesmo já tenha criado uma. Seja para um Trabalho de Conclusão de Curso, para a tese do mestrado, para a ideia de um novo negócio ou para avaliar um produto, a pesquisa de mercado online é uma ferramenta simples, rápida e barata para obter respostas.

Aqui no Opinion Box, nós também oferecemos a opção de realizar a sua pesquisa por link. Após criar o seu questionário, nós disponibilizamos um link que você pode compartilhar no Facebook, Twitter, LinkedIn, WhatsApp ou ainda enviar por email.

Mas será que a pesquisa de mercado nas redes sociais é a melhor opção? Em alguns casos, sim. Veja aqui as principais vantagens e desvantagens da pesquisa de mercado nas redes sociais.

Vantagens da pesquisa de mercado em redes sociais

#1: Preço

Você pode fazer uma pesquisa de mercado por link no Opinion Box gratuitamente. Ao se cadastrar no Plano Free da nossa Plataforma de Pesquisa, você tem acesso a 100 respostas por link ou por email a cada mês. Caso precise de mais respostas, basta fazer um upgrade. Consulte aqui nossos planos e preços.
Essa, sem dúvida alguma, é a forma mais barata de se conseguir dados e informações.

#2: Velocidade

As pesquisas em redes sociais também costumam ser muito rápidas. Tudo depende de quantos amigos ou fãs você possui na rede, e da quantidade de redes que você compartilhar. Além disso, você pode pedir para os seus amigos compartilharem também, aumentando o alcance e o engajamento da pesquisa.

Não se esqueça de fazer uma chamada atrativa para publicar junto com o link. Dessa forma, você pode aumentar o número de acessos ao seu questionário e obter respostas ainda mais rápido.

#3: Facilidade

Além de rápido e barato, as pesquisas por link também são as mais fáceis de fazer. Você não vai precisar preparar um mailing ou selecionar o público no Painel de Respondentes. Basta compartilhar o link da pesquisa e aguardar os resultados.

Desvantagens da pesquisa de mercado em redes sociais

#1: Amostra

Apesar de ser mais rápido, é importante que, nas pesquisas por link, você não tem controle sobre a amostra da pesquisa. Qualquer pessoa que tiver acesso ao link pode responder à pesquisa, independentemente do seu perfil. Dessa forma, se a sua pesquisa de mercado diz respeito a um produto destinado apenas aos homens, diversas mulheres poderão acessar o seu questionário e respondê-lo.

Você pode minimizar esse problema incluindo na chamada da pesquisa a que público ela se destina, ou incluindo perguntas de caracterização. Mas nada impede que pessoas que não tenham o seu perfil ideal acabem respondendo à pesquisa.

Além disso, ao final da pesquisa, você pode descobrir que a amostra ficou com muitas pessoas de um mesmo perfil. Por exemplo, a maioria dos entrevistados eram pessoas menores de 30 anos. Será que entre um público mais velho a sua pesquisa teria um resultado diferente?

#2: Parcialidade

Além da questão da amostra, é preciso ter um outro cuidado ao realizar sua pesquisa de mercado por link. Se você compartilhá-la nas suas redes sociais pessoais, ela será respondida por pessoas que, de alguma forma, te conhecem.

Dependendo do tipo de pesquisa, os entrevistados podem ser influenciados pela proximidade que tem com você e dando respostas menos imparciais do que os consumidores em geral dariam.

Assim, se você pretende avaliar uma ideia de negócio, por exemplo, as pessoas tendem a dar respostas mais positivas porque conhecem você, o seu histórico e o seu sonho de ter o próprio negócio.

Além disso, a sua rede de amizade pode possuir um público muito homogêneo, que não representa o perfil da sociedade. Ou seja, pessoas da sua faixa etária, cidade e classe social, que podem ter pensamentos muito parecidos com o seu. A dica, nesse caso, é divulgar sua pesquisa em diferentes grupos do Facebook e do LinkedIn, e assim alcançar um público maior.

Quando, então, usar as redes sociais?

As pesquisas de mercado em redes sociais são uma boa opção quando você não precisa ter preocupação com o perfil da amostra. Com isso em mente, você pode fazer diferentes tipos de pesquisa nas redes sociais.

Além disso, quando o seu orçamento estiver muito apertado, ou for inexistente, você pode fazer sua pesquisa por link. Nesse caso, basta ter em mente que os resultados não possuem validade estatística, mas servem como um indicador da opinião das pessoas.

Para fazer sua pesquisa de mercado ainda hoje, cadastre-se no Opinion Box agora mesmo.

Também poderá gostar de:

AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Head de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.