Pesquisa de mercado: 3 tipos de pesquisa que você pode fazer gratuitamente

Pesquisa de mercado: 3 tipos de pesquisa que você pode fazer gratuitamente

O Opinion Box possui uma plataforma de pesquisa de mercado online em que você pode fazer diferentes tipos de pesquisa de mercado. Aqui, você pode criar a sua pesquisa sozinho ou contar com a ajuda do nosso time de especialistas.

Além disso, você também pode definir a forma que você quer coletar as respostas da sua pesquisa. Você pode fazê-la com seus próprios contatos, por email ou por link, ou ainda utilizar o nosso Painel de Respondentes. No Painel, são mais de 150 mil consumidores em todo o país prontos para responder às suas perguntas.

Com a pesquisa de mercado, você encontra respostas que podem ajudá-lo a tomar decisões com mais segurança. Muita gente acha que pesquisa de mercado é complicada e cara, mas esses são apenas alguns dos mitos que existem sobre pesquisa de mercado.

As pesquisas no Painel do Opinion Box custam a partir de 4 reais por entrevista. Para fazer uma pesquisa com seus próprios contatos, você precisa assinar um plano. No plano gratuito, você pode criar questionários com até 10 perguntas e receber no máximo 100 respostas por mês. Nos planos pagos, você pode criar questionários maiores e receber mais respostas por mês. Consulte aqui os planos e preços do Opinion Box.

É possível obter insights com uma pesquisa de mercado online no plano gratuito? Sim! É claro que uma amostra de 100 respostas, dependendo do universo da sua pesquisa, pode ser muito pequena. Mas, em geral, as pesquisas no plano gratuito te ajudam a identificar oportunidades e desafios.

Veja 3 tipos de pesquisa de mercado muito importantes que você pode fazer no plano gratuito:

1. Pesquisa de mercado de NPS

O NPS, ou Net Promoter Score, é uma metodologia de pesquisa de satisfação muito simples. Não é a toa que é um dos tipos de pesquisa de mercado mais utilizados no mundo todo. A pesquisa de NPS tradicional se resume a uma pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa empresa para um amigo?”.

Os entrevistados são classificados em 3 grupos, de acordo com a nota. Aqueles que deram nota 9 e 10 são considerados os promotores da marca. Notas 7 e 8 colocam os entrevistados no grupo dos neutros. E aqueles que deram notas igual ou menores do que 6 são os detratores da marca.

Quer saber como está o NPS da sua empresa? Utilize o nosso modelo de questionário de NPS e faça a sua pesquisa agora mesmo.

Pesquisa de mercado: 3 tipos de pesquisa que você pode fazer gratuitamente

2. Teste de nome de novo produto ou serviço

Imagine que você teve uma ideia de um novo produto ou serviço. Ou então que você vai abrir uma nova loja ou empresa. Qual o melhor nome para o novo empreendimento?

Escolher o nome de uma marca ou produto é uma missão difícil. E, se a gente erra nessa escolha, pode ter dificuldades inclusive para fazer a marca decolar. Mas, com uma pesquisa de mercado online realizada sem custo algum, é possível saber o que as pessoas acham da sua ideia de nome.

No modelo de questionário que nós criamos para ajudar você a avaliar uma ideia de nome, nós utilizamos o Opinion Box como exemplo. Para que você possa utilizar o modelo, troque a descrição do Opinion Box pela descrição do seu produto, serviço ou marca e substitua as sugestões de nome do Opinion Box pelas suas sugestões.

Neste modelo, além de saber se as pessoas gostam ou não da sonoridade do nome, nós também avaliamos se aquela sugestão dá a ideia de um produto mais barato ou caro do que ele realmente custaria. E ainda avaliamos a intenção de compra dos entrevistados.

Utilize agora mesmo o modelo de questionário de teste de nome para fazer sua pesquisa de mercado online.

3. Hábitos de consumo: utilização de redes sociais

Hoje, praticamente qualquer marca possui uma página no Facebook. Mas pare para pensar na imensidade de redes sociais que existem. Será que o Facebook é a rede mais importante para a sua marca estar presente? Existem outras redes que a sua empresa poderia explorar?

Tudo depende de quais são as redes sociais que seus clientes estão presentes. Ao fazer uma pesquisa de mercado de hábitos de consumo, pensando exclusivamente nas redes sociais, você pode ter insights interessantes. Dependendo do perfil do seu público-alvo, você pode encontrar novas oportunidades para expor sua marca e se aproximar do cliente.

Quer saber em quais redes sociais seus clientes estão presentes? Utilize agora mesmo o nosso modelo de questionário de hábitos de consumo de redes sociais.

Tem dúvidas de como criar sua pesquisa de mercado? Veja como utilizar a plataforma de pesquisa do Opinion Box.

Precisa de pessoas para responder a sua pesquisa de mercado? Conheça o Painel de Respondentes.

Quer conhecer outros tipos de pesquisa de mercado? Fale com a gente.

Também poderá gostar de:

AUTOR

Daniela Schermann

Jornalista e Head de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.