Pesquisa de mercado: 3 tipos de pesquisa que você pode fazer

Daniela Schermann
Pesquisa de mercado: 3 tipos de pesquisa que você pode fazer

O Opinion Box possui uma plataforma de pesquisa de mercado online em que você pode fazer diferentes tipos de pesquisa de mercado. Aqui, você pode criar a sua pesquisa sozinho ou contar com a ajuda do nosso time de especialistas.

Além disso, você também pode definir a forma que você quer coletar as respostas da sua pesquisa. Você pode fazê-la utilizando o nosso Painel de Respondentes. No Painel, são mais de 150 mil consumidores em todo o país prontos para responder às suas perguntas.

Com a pesquisa de mercado, você encontra respostas que podem ajudá-lo a tomar decisões com mais segurança. Muita gente acha que pesquisa de mercado é complicada e cara, mas esses são apenas alguns dos mitos que existem sobre pesquisa de mercado.

Veja 3 tipos de pesquisa de mercado muito importantes que você pode fazer:

1. Pesquisa de mercado de NPS

O NPS, ou Net Promoter Score, é uma metodologia de pesquisa de satisfação muito simples. Não é a toa que é um dos tipos de pesquisa de mercado mais utilizados no mundo todo. A pesquisa de NPS tradicional se resume a uma pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa empresa para um amigo?”.

Os entrevistados são classificados em 3 grupos, de acordo com a nota. Aqueles que deram nota 9 e 10 são considerados os promotores da marca. Notas 7 e 8 colocam os entrevistados no grupo dos neutros. E aqueles que deram notas igual ou menores do que 6 são os detratores da marca.

Pesquisa de mercado: 3 tipos de pesquisa que você pode fazer

2. Teste de nome de novo produto ou serviço

Imagine que você teve uma ideia de um novo produto ou serviço. Ou então que você vai abrir uma nova loja ou empresa. Qual o melhor nome para o novo empreendimento?

Escolher o nome de uma marca ou produto é uma missão difícil. E, se a gente erra nessa escolha, pode ter dificuldades inclusive para fazer a marca decolar. Mas, com uma pesquisa de mercado online, é possível saber o que as pessoas acham da sua ideia de nome.

3. Hábitos de consumo: utilização de redes sociais

Hoje, praticamente qualquer marca possui uma página no Facebook. Mas pare para pensar na imensidade de redes sociais que existem. Será que o Facebook é a rede mais importante para a sua marca estar presente? Existem outras redes que a sua empresa poderia explorar?

Tudo depende de quais são as redes sociais que seus clientes estão presentes. Ao fazer uma pesquisa de mercado de hábitos de consumo, pensando exclusivamente nas redes sociais, você pode ter insights interessantes. Dependendo do perfil do seu público-alvo, você pode encontrar novas oportunidades para expor sua marca e se aproximar do cliente.

Tem dúvidas de como criar sua pesquisa de mercado? Veja como utilizar a plataforma de pesquisa do Opinion Box.

Precisa de pessoas para responder a sua pesquisa de mercado? Conheça o Painel de Respondentes.

Quer conhecer outros tipos de pesquisa de mercado? Fale com a gente.

Também poderá gostar de: