Nos dias 04 e 05 de outubro, São Paulo recebeu a nona edição do Fórum Mobile+. O Opinion Box marcou presença no evento mais uma vez. Felipe Schepers, nosso COO, e Fernando Paiva, editor do Mobile Time, apresentaram os resultados da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: Comércio Móvel no Brasil. Essa é a terceira edição da pesquisa, que em setembro de 2015 e em março de 2016 também avaliou como os brasileiros realizam compras pelo smartphone.
Dessa vez, a pesquisa foi realizada em setembro e consistiu em 1.875 entrevistas. Participaram brasileiros que possuem smartphones, respeitando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo. A margem de erro é de 2.3 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%. Veja alguns dos principais resultados da pesquisa:
Compras pelo smartphone não param de crescer
De acordo com a pesquisa, 71% dos entrevistados já realizaram pelo menos uma compra de bens fÃsicos por aplicativo ou site via smartphone. Se compararmos a evolução desse Ãndice nos últimos 12 meses, os dados chamam a atenção: há seis meses, 62% já havia realizado pelo menos uma compra e há um ano, 41% tinha realizado pelo menos uma compra pelo aparelho.
Além disso, entre aqueles que responderam que já havia realizado alguma compra, 53% disseram fazer mais compras pelo smartphone hoje do que fazia há seis meses e 98% afirmaram que estão satisfeitos com a experiência de comprar produtos fÃsicos pelo aparelho.
Compras de serviço por aplicativos também evolui
Em setembro de 2015, 18% dos portadores de smartphone já havia pedido uma corrida de táxi por aplicativo. Em março desse ano, o número havia tido um pequeno crescimento, aumentando para 20%. Agora, teve um grande crescimento, chegando a 37%.
Com relação a refeições, em setembro do ano passado, 26% já havia pedido um delivery pelo smartphone. Em março desse ano, o número manteve-se estável, mas agora teve um aumento e chegou a 38%.
Por último, o número de pessoas que compraram ingressos para cinema, teatro ou qualquer outro evento através de smartphone também teve aumento. Há um ano, era 17%, passando por 21% há seis meses e chegando agora a 26%.
Conheça as pesquisas que realizamos em parceria com a Mobile Time sobre o mercado de conteúdos móveis.