Pesquisa Black Friday 2019: dados de intenção de compra do consumidor brasileiro

Pedro D'Angelo
Pesquisa Black Friday 2019: dados de intenção de compra do consumidor brasileiro

A Black Friday é uma das datas mais importantes no calendário das empresas. Quanto a isso não há dúvida. Mas algumas perguntas ficam no bar quando falamos da Black Friday 2019: Quem vai comprar? E quais são os setores que faturam mais? Quando e como os clientes começam a pesquisar por produtos?

Para responder a essas perguntas, fizemos mais uma pesquisa exclusiva de intenção de compra para contar tudo sobre a data.

Entrevistamos mais de mil internautas brasileiros e podemos adiantar: quase todos consideram comprar na Black Friday 2019. Confira os resultados!

Pesquisa Black Friday 2019: principais resultados

O primeiro resultado importante sobre a Black Friday 2019 vem logo de cara. Perguntamos sobre intenção de compra os 79% pretendem aproveitar as promoções. Entre os demais entrevistados, 18% ainda estão se decidindo, o que representa uma parcela que ainda pode optar por comprar. Quem sabe eles não estão esperando uma campanha ou promoção sua?

Dessa forma, apenas 3% dos entrevistados realmente não pretende gastar na data. A boa notícia é que mesmo essa parcela dos entrevistados não é totalmente resistente: com bom preço faria com que 55% deles mudasse de ideia.

O preço, aliás, é o principal fator que leva o consumidor a comprar. Na hora de elaborar suas estratégias de marketing e de vendas, tenha em mente que o melhor preço é o principal para 83% dos consumidores entrevistados. Em seguida vêm as promoções, com 74%; e o valor do frente é o terceiro fator mais considerado – por 43% dos entrevistados.

O brasileiro confia na Black Friday?

Um assunto que surge em toda Black Friday é: as promoções são mesmo reais?

Os sites de comparação de preços ajudam bastante a identificar possíveis promoções enganosas, e o consumidor já está esperto para não cair mais em armadilhas, ok? E quando a promoção não parece confiável, 54% dos consumidores entrevistados desistem de comprar na loja em questão.

Os motivos que levam a desistir da compra e/ou optar por outra loja também incluem o valor do frete (51%) e a nota baixa da loja em sites especializados em reputação de marcas.

Segmentos mais populares para a Black Friday

Um dado interessante conta que pouco mais da metade da amostra afirma que vai comprar produtos que já estavam no seu radar. Ou seja, a Black Friday 2019 tende a ser o momento de buscar produtos que o consumidor já queria adquirir a mais tempo.

As categorias de produtos que mais terão saída começam pelos eletrônicos (54%). Eletrodomésticos (47%) e moda e acessórios (41%) completam o pódio com os segmentos que mais devem vender. Mas é claro que tem espaço para todo mundo! Veja como os outros principais segmentos ficaram posicionados na opinião do consumidor:

Pesquisa Black Friday 2019: dados de intenção de compra do consumidor brasileiro

 

Busca por promoções e os meios de pagamento preferidos

Na hora de se preparar para a Black Friday 2019, não é só marketing e estratégias de vendas que contam. Quem vai atender os clientes e quem vai cuidar dos pagamentos também deve ficar de olho!

Nossa pesquisa de intenção de compra descobriu que o principal meio de pagamento será o cartão e crédito, conforme afirmado por 1 em cada 3 entrevistados. Em seguida, os consumidores preferem pagar pelas compras no dinheiro (39%), no débito (29%) e via boleto (25%).

E quem vai pagar no cartão prefere parcelar as compras, como contaram 86% dos entrevistados. Vale ressaltar ainda que 1 em cada 4 deve parcelar as compras em 10 vezes ou mais. 

Relatório completo da pesquisa de intenção de compra

Os dados acima são só alguns dos principais que descobrimos na pesquisa sobre a Black Friday 2019. O estudo completo, realizado em mais uma parceria entre Opinion Box e Social Miner, pode ser acessado na íntegra com muito mais insights sobre o mercado. Ah, e para baixar gratuitamente é só clicar no banner abaixo.

Também poderá gostar de:

Opinion Box e Digitalks pesquisam: comportamento de compra do consumid... Quantas compras você fez pelo smartphone nos últimos 12 meses? Quando você está em uma loja física, utiliza o aparelho p...
Dia dos Pais 2019: pesquisa de intenção de compra exclusiva para a dat... O dia dos pais acontece em agosto e marca mais uma grande oportunidade para os negócios. Principalmente no varejo, impul...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.