Senhas e biometria para smartphones: pesquisa exclusiva Opinion Box e Mobile Time

Pedro D'Angelo
Senhas e biometria para smartphones: pesquisa exclusiva Opinion Box e Mobile Time

Se você tirar o smartphone do bolso para ver as notificações agora mesmo, sua tela estará bloqueada? E como você faz para desbloquear o celular para usar? É bastante provável que a resposta seja com senhas e biometria, certo?

Como os smartphones estão reunindo cada vez mais dados e informações pessoais, é natural que os usuários façam de tudo para protegê-los. Para entender como os brasileiros fazem isso, nos unimos novamente ao Mobile Time para pesquisar as medidas de segurança mais utilizadas.

Lançamos agora, com exclusividade, a primeira pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre senhas e biometria para smartphones. Confira alguns dos destaques e baixe o relatório na íntegra no final do post.

Relação do brasileiro com senhas e novas formas de autenticação

As senhas são a forma mais comum e utilizada na hora de proteger os dados do celular. Mas e além delas? Sabemos que a tecnologia vêm lançando novas formas de segurar informações e de autenticar sua identidade em apps e serviços. Sendo assim, os brasileiros já estão por dentro e utilizando as novidades?

A mais popular, como já se imaginava, é a leitura da digital. 38% dos internautas brasileiros com smartphone declaram já ter experimentado esse método de autenticação em serviços digitais. O reconhecimento facial vem em segundo lugar, mas distante: já foi utilizado por 11% do público.

Conforto x segurança na autenticação

Além da segurança, o conforto e a facilidade para utilizar métodos de autenticação também é importante para os usuários. A pesquisa consultou os brasileiros
quanto à sua percepção sobre quais dessas tecnologias seriam mais ou menos fáceis e/ou confortáveis de usar e quais seriam mais ou menos seguras.

As senhas foram citadas por 45% dos entrevistados como o meio mais confortável e fácil de autenticação digital – provavelmente porque muitos desses  respondentes  não chegaram a experimentar métodos biométricos. Em empate técnico, citada por 44% do público como a mais fácil e confortável, está a leitura de digital. Reconhecimento facial (5%), escaneamento de íris (3%) e reconhecimento de voz (3%) são as preferidas por uma minoria do público. Nota-se aqui um conflito de gerações.

Quando perguntados qual consideram o meio mais difícil e/ou desconfortável de autenticação biométrica, o campeão é o escaneamento de íris, apontado por 35%
dos internautas brasileiros.

Dados completos da pesquisa sobre senhas e biometria para smartphones

Para baixar os dados completos, é só visitar o site do Panorama Mobile Time/Opinion Box clicando no banner abaixo. Você vai ser redirecionado para a página do Panorama Mobile Time/Opinion Box. Lá você pode baixar este e todos os outros materiais da parceria entre o Mobile Time e o Opinion Box.

Também poderá gostar de:

Mercado farmacêutico: as farmácias mais adoradas e os hábitos de compr... A cada mês, o Opinion Box Insights elege um segmento para analisar de perto. Dessa vez, escolhemos o mercado farmacêutic...
Mercado de aviação: como os brasileiros se relacionam com as empresas ... Você gosta de viajar de avião? Cerca de 90 milhões de brasileiros são transportados em vôos domésticos por ano pelos mai...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail