Senhas e biometria para smartphones: pesquisa exclusiva Opinion Box e Mobile Time

Pedro D'Angelo
Senhas e biometria para smartphones: pesquisa exclusiva Opinion Box e Mobile Time

Se você tirar o smartphone do bolso para ver as notificações agora mesmo, sua tela estará bloqueada? E como você faz para desbloquear o celular para usar? É bastante provável que a resposta seja com senhas e biometria, certo?

Como os smartphones estão reunindo cada vez mais dados e informações pessoais, é natural que os usuários façam de tudo para protegê-los. Para entender como os brasileiros fazem isso, nos unimos novamente ao Mobile Time para pesquisar as medidas de segurança mais utilizadas.

Lançamos agora, com exclusividade, a primeira pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre senhas e biometria para smartphones. Confira alguns dos destaques e baixe o relatório na íntegra no final do post.

Relação do brasileiro com senhas e novas formas de autenticação

As senhas são a forma mais comum e utilizada na hora de proteger os dados do celular. Mas e além delas? Sabemos que a tecnologia vêm lançando novas formas de segurar informações e de autenticar sua identidade em apps e serviços. Sendo assim, os brasileiros já estão por dentro e utilizando as novidades?

A mais popular, como já se imaginava, é a leitura da digital. 38% dos internautas brasileiros com smartphone declaram já ter experimentado esse método de autenticação em serviços digitais. O reconhecimento facial vem em segundo lugar, mas distante: já foi utilizado por 11% do público.

Conforto x segurança na autenticação

Além da segurança, o conforto e a facilidade para utilizar métodos de autenticação também é importante para os usuários. A pesquisa consultou os brasileiros
quanto à sua percepção sobre quais dessas tecnologias seriam mais ou menos fáceis e/ou confortáveis de usar e quais seriam mais ou menos seguras.

As senhas foram citadas por 45% dos entrevistados como o meio mais confortável e fácil de autenticação digital – provavelmente porque muitos desses  respondentes  não chegaram a experimentar métodos biométricos. Em empate técnico, citada por 44% do público como a mais fácil e confortável, está a leitura de digital. Reconhecimento facial (5%), escaneamento de íris (3%) e reconhecimento de voz (3%) são as preferidas por uma minoria do público. Nota-se aqui um conflito de gerações.

Quando perguntados qual consideram o meio mais difícil e/ou desconfortável de autenticação biométrica, o campeão é o escaneamento de íris, apontado por 35%
dos internautas brasileiros.

Dados completos da pesquisa sobre senhas e biometria para smartphones

Para baixar os dados completos, é só clicar aqui. Para conferir também as outras pesquisas, visite a página do Panorama Mobile Time/Opinion Box clicando no banner abaixo. Lá você pode baixar este e todos os outros materiais da parceria entre o Mobile Time e o Opinion Box.

Também poderá gostar de:

Mobile Time e Opinion Box pesquisam: existe espaço para as empresas ut... A terceira edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil traz novidades e dados interessante...
Roubo de celulares: dados reveladores sobre um dos crimes mais comuns ... Você já teve um aparelho de celular roubado? Não é difícil entender porque o roubo de celulares é um dos crimes mais com...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail