Pesquisa de mercado: 17 motivos para fazer uma em 2017

Daniela Schermann
Pesquisa de mercado: 17 motivos para fazer uma em 2017

Em clima de listas de fim de ano, resolvemos criar uma, não pensando no que passou, mas já de olho no ano que vai começar em poucos dias. Nós já falamos aqui quais tipos de pesquisa de mercado você pode fazer para ajudar no seu planejamento do ano que vem. Agora, eu vou listar 17 bons motivos para você fazer uma pesquisa de mercado em 2017:

1.Tomar decisões

A gente já falou diversas vezes aqui no blog da importância da pesquisa de mercado para a tomada de decisões. No mundo altamente competitivo em que vivemos hoje em dia, errar não é uma opção. Por isso, as decisões de uma empresa devem ser todas tomadas com base em dados, e não em achismos. A pesquisa de mercado é fundamental para que você possa ter as informações que precisa antes de tomar uma decisão.

2.Fidelizar clientes

Todo mundo que trabalha com vendas conhece a máxima de que conquistar um novo cliente é mais difícil do que manter um cliente atual. Por isso, estratégias para fidelizar clientes são essenciais. A pesquisa de mercado pode ajudar a fidelizar um novo cliente.
Basta fazer uma pesquisa de satisfação após as vendas para saber se o cliente ficou satisfeito ou não. Caso sua satisfação esteja baixa, descubra os motivos e veja o que precisa ser feito para melhorar a nota. Dar um feedback para os clientes insatisfeitos é uma ótima forma de tentar fazer com que ele dê uma segunda chance para a sua marca.

3.Avaliar seu site

Será que os visitantes do seu site estão encontrando facilmente as informações que procuram? Ele é claro e fácil de navegar? Transmite os atributos da sua marca?
Com uma pesquisa de avaliação de site, é possível gerar excelentes insights para que a sua página transmita as informações e os conceitos que você deseja.

4.Avaliar seu atendimento ao cliente

O atendimento é o principal ponto de contato do cliente com a sua marca. Por isso, muitas vezes, ele é determinante para que o cliente decida se vai realizar a compra ou não. O atendimento ao cliente deve ser avaliado constantemente, em todos os pontos de contato.
A forma mais comum de fazer isso é solicitando que o cliente avalie o atendimento com uma nota de 1 a 5 após qualquer atendimento. A pesquisa pode ser realizada por email, pelo aplicativo da sua marca ou por SMS. O importante é monitorar constantemente e tomar as devidas providências quando as notas não estiverem muito satisfatórias.

Recomendado para você:  Avaliação 5 estrelas: satisfação e comportamento do consumidor no mundo de Black Mirror

5.Decidir o próximo passo

Toda empresa passa por um momento em que precisa decidir qual vai ser o próximo passo. Às vezes, as vendas estão indo bem, e é preciso decidir como crescer. Há momentos, no entanto, em que as coisas estão indo mal, e talvez seja necessário recuar para poder retomar o crescimento posteriormente. Não importa qual seja o momento,antes de decidir qual será o próximo passo, faça uma pesquisa de mercado para que seja um passo certeiro. Lembre-se que nem sempre é possível voltar atrás para corrigir o erro.

6.Reter talentos

Muitas empresas se preocupam em ouvir seus clientes constantemente, mas se esquecem de dar atenção para um outro público muito importante. Seus colaboradores podem ter ótimas ideias e sugestões para dar. Muitas vezes, os funcionários de uma empresa conhecem detalhes da operação, recebem feedback dos clientes ou tem ideias de melhorias que quase nunca chegam até os gestores.
Além disso, ao fazer pesquisas com os colaboradores, é possível identificar se o seu time está satisfeito. Dessa forma, você não corre o risco de perder os talentos que fazem a diferença para a sua empresa.

7.Manter um bom ambiente de trabalho

Um ambiente de trabalho saudável é fundamental para o sucesso de uma marca ou empresa. As pesquisas de clima organizacional ajudam a manter os colaboradores engajados e o ambiente de trabalho agradável, inspirador e produtivo.

Pesquisa de mercado: 17 motivos para fazer uma em 2017  

8.Vender mais

Vender mais é o desejo de 10 em cada 10 empreendedores e empresários. Ao fazer uma pesquisa de mercado, é possível entender porque as vendas não estão dando os resultados que se esperava ou, ainda, encontrar oportunidades para alavancar o faturamento.

9.Conhecer suas buyer personas

Conhecer o seu cliente é fundamental. As pesquisas de buyer persona podem ser utilizadas por diferentes áreas e em diferentes situações. Ao criar uma estratégia de comunicação, ao desenvolver um novo produto ou ao criar uma promoção de vendas, é necessário saber com quem você está falando. Estes são só alguns exemplos da importância de se conhecer as suas buyer personas.

10.Entender o comportamento do seu consumidor

Mais do que conhecer a sua buyer persona, é preciso também saber como os seus clientes se comportam. Quais redes sociais utilizam, onde costumam pesquisar e comprar produtos, quais meios de pagamentos preferem. Estas e outras informações podem ser extremamente valiosas para que você trace as suas estratégias de marketing e vendas.

11.Avaliar sua concorrência

Descubra quais são os diferenciais do seu produto em relação à concorrência e quais os motivos que levam os seus clientes a escolher um produto similar ao invés do seu. As pesquisas de mercado ajudam você a monitorar a concorrência e encontrar oportunidades e desafios.

12.Melhorar sua estratégia de marketing digital

Existem diferentes formas de utilizar a pesquisa de mercado para melhorar sua estratégia de marketing digital. Você pode avaliar o conteúdo e as demais ações desenvolvidas, ou pode usar as próprias pesquisas para gerar conteúdos com dados exclusivos.

13.Testar suas campanhas

Com as pesquisas digitais, ficou muito mais fácil fazer um teste de campanha. Você pode avaliar o conceito da campanha, o slogan ou algumas peças específicas. Lembre-se que, no Opinion Box, é possível inserir fotos e vídeos no seu questionário.

14.Descobrir como está a imagem da sua marca

Faça pesquisas de mercado para saber como seus clientes percebem a sua marca e qual imagem os clientes têm da sua empresa.
A pesquisa de imagem de marca identifica e entende a percepção do consumidor em relação à sua marca. É possível explorar o local que sua marca ocupa em relação à concorrência, o grau de conhecimento da marca e a percepção do seu material publicitário. Além, é claro, de identificar pontos fortes e fracos a serem explorados para vender mais.

15.Testar um novo produto

Fazer uma pesquisa de teste de produto antes de lançá-lo no mercado economiza tempo e dinheiro. Os resultados da pesquisa podem impedir que você desperdice recursos em uma ideia que não era tão boa quanto parecia, ou ainda permite que você faça correções no produto antes de comercializá-lo.

16.Melhorar a experiência de compra

Vivemos em uma época em que a experiência pode valer mais do que o produto em si. Diversas marcas entenderam isso e oferecem experiências incríveis, que tornam sua marca única. Quer exemplos? Nespresso, Uber, Spotify são algumas das empresas que se preocupam em oferecer uma experiência única para o consumidor que quer tomar um café, se locomover pela cidade ou ouvir músicas.
E você? Qual a experiência que sua empresa oferece para o seu cliente? As pesquisas de mercado podem ajudar sua marca a entender qual a experiência do cliente ao comprar em sua loja ou site e apontar caminhos para melhorar essa experiência.

17.Entender a jornada de compra do seu cliente

A jornada de compra do cliente envolve todas as etapas de compra, desde o momento em que o cliente percebe que tem uma necessidade ou desejo até o momento em que ele finaliza a compra. Entender quais são as etapas que o levam até a compra, e como ele percorre cada uma dessas etapas, pode ser um grande diferencial para aumentar as vendas, se diferenciar da concorrência e ter sucesso.

Também poderá gostar de:

10 tendências de pesquisa de mercado e opinião para 2017 Fim de ano é época de previsões. No ano passado, nós pegamos a nossa bola de cristal e previmos 10 tendências de pesquis...
Pesquisa de mercado de A a Z A ideia desse post começou como uma brincadeira entre nossos especialistas em pesquisa de mercado. O objetivo era encont...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Head de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.