Mobile Time e Opinion Box pesquisam: existe espaço para as empresas utilizarem os aplicativos de mensagens?

Daniela Schermann
Mobile Time e Opinion Box pesquisam: existe espaço para as empresas utilizarem os aplicativos de mensagens?

A terceira edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: Mensageria no Brasil traz novidades e dados interessantes, especialmente para as empresas. Dessa vez, nós quisemos entender como as marcas podem se beneficiar dos novos termos de serviço do WhatsApp, que agora permitem a troca de mensagens comerciais.

Periodicamente, o Opinion Box e o Mobile Time se juntam para entender os hábitos dos brasileiros em relação aos serviços de mensagens, ao M-Commerce e ao uso de aplicativos.

Nessa terceira edição da pesquisa de Mensageria, foram entrevistados 1.884 brasileiros que acessam a internet e possuem telefone celular, respeitando as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo. A pesquisa foi realizada durante o mês de julho e a margem de erro é de 2,3 ponto percentuais.

Recomendado para você:  Panorama Opinion Box e Mobile Time: WhatsApp continua soberano e conquista com novidades e melhorias

Mensageria e as oportunidades para as empresas

Em agosto desse ano, o WhatsApp atualizou os termos de serviço do aplicativo. A principal mudança é que, desde então, passou a ser permitido a troca de mensagens comerciais pelo app. Com isso, o mercado aguarda a possibilidades de chatbots, como já acontece no Facebook Messenger.

Para quem não está familiarizado com o termo, a gente explica: chatbots são softwares integrados a serviços de mensagens que tentam simular um ser humano em uma conversação. Assim, através de regras de programação e, em alguns casos, de inteligência artificial, os usuários conseguem tirar dúvidas, fazer reclamações e receber suporte interagindo com máquinas e não com seres humanos.

O mercado de bots vem crescendo a passos largos no Brasil. Nesse ano, o Fórum Mobile+, que acontece nos dias 4 e 5 de outubro, em São Paulo, vai contar pela primeira vez com o Bots Experience Day, um dia inteiro dedicado ao tema.

Com todas essas novidades no cenário de mensagens, nós quisemos avaliar como está a receptividade dos internautas para se comunicar com empresas através de mensagens.

Os resultados são bem satisfatórios: 74% dos usuários de Whatsapp querem se comunicar com empresas pelo aplicativo. Destes, 70% gostariam de receber promoções, 68% querem tirar dúvidas ou receber suporte técnico e 66% esperam poder comprar produtos ou serviços.

As mesmas perguntas foram feitas para os usuários ativos mensais do Facebook Messenger e do Telegram.

E você, quer criar a sua própria pesquisa? Cadastre-se agora mesmo no Opinion Box.

Também poderá gostar de:

AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Head de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.