Hiperconectividade: quão conectados estamos? – Resultados da pesquisa e quiz inédito

Daniela Schermann
Hiperconectividade: quão conectados estamos?   Resultados da pesquisa e quiz inédito

Pelo segundo ano consecutivo, o Opinion Box realizou uma pesquisa com internautas de todo o país sobre hiperconectividade.

O objetivo do nosso estudo é medir a forma como as diferentes gerações utilizam os dispositivos móveis e como isso interfere no dia a dia das pessoas, de forma geral.

Pare para pensar: quantas vezes você já mexeu no seu smartphone hoje? Você acha que a forma como você usa o smartphone atrapalha o seu sono?

Não é novidade que estamos cada vez mais conectados. Os dispositivos digitais nos aproximam de pessoas distantes, nos ajudam a ganhar tempo em atividades do dia a dia, como ir ao banco ou fazer uma compra, e também são excelentes passatempos, com tantas opções de jogos, redes sociais e conteúdos.

Mas, para muitas pessoas, o uso intenso dos dispositivos digitais pode gerar ansiedade e atrapalhar a qualidade de vida, os relacionamentos e até a saúde. A pesquisa do Opinion Box sobre hiperconectividade busca entender essa relação entre intensidade e ansiedade e medir quão conectada cada uma das gerações estão.

Pesquisa sobre hiperconectividade: 2017 x 2018

Ao comparar os resultados do ano passado com os desse ano, temos alguns dados alarmantes. Quando compararmos os resultados sobre intensidade de uso, pouca coisa mudou. Ou seja, de um ano para o outro, estamos usando os dispositivos digitais praticamente da mesma forma.

Por outro lado, cresceu significativamente o número de pessoas que demonstram algum tipo de ansiedade em relação ao uso de smartphones. Por exemplo, passou de 32% para 39% o número de pessoas que se esforçam para ficar menos tempo conectada na internet e de 22% para 26% aqueles que acreditam que a forma como utiliza os dispositivos digitais está atrapalhando sua vida, seus relacionamentos e sua saúde.

O relatório da pesquisa sobre hiperconectividade

A segunda edição da pesquisa sobre hiperconectividade foi realizada em agosto de 2018 com 2.426 internautas acima de 16 anos de todas as regiões do Brasil e de todas as classes sociais.

Nós preparamos um material exclusivo para mostrar como os internautas usam os dispositivos digitais no dia a dia, quais as diferenças de comportamento por geração, a comparação entre os principais dados de 2017 e de 2018 e também o que difere o comportamento dos conectados para os desconectados.

Para baixar o relatório completo da pesquisa, basta clicar no banner abaixo:

Hiperconectividade: quão conectados estamos?   Resultados da pesquisa e quiz inédito

Quiz inédito: descubra o seu nível de hiperconectividade

Os resultados da pesquisa mostram que 40% dos internautas brasileiros utilizam os dispositivos digitais intensamente e são extremamente ansiosos em relação ao seu comportamento online. São pessoas que se desesperam quando vêem que a bateria do smartphone vai acabar ou que ficam decepcionados quando seu post nas redes sociais não tem o número de interações que desejavam.

Por outro lado, apenas 6% são pessoas extremamente conectadas e que sabem lidar bem com isso, sem se deixar levar pela ansiedade.

E você? A qual grupo pertence? Faça o nosso quiz inédito e descubra como é o seu perfil de hiperconectividade!

Também poderá gostar de:

Opinion Box e Digitalks pesquisam: comportamento de compra do consumid... Quantas compras você fez pelo smartphone nos últimos 12 meses? Quando você está em uma loja física, utiliza o aparelho p...
Mercado de laticínios: pesquisa inédita sobre hábitos de compra e marc... Os laticínios estão muito presentes na geladeira e na mesa dos brasileiros. Pense em um café da manhã completo. Com cert...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail