25 eventos imperdíveis em 2018 para quem trabalha com pesquisa, marketing e inovação

Daniela Schermann
25 eventos imperdíveis em 2018 para quem trabalha com pesquisa, marketing e inovação

Este ano tem Copa do Mundo e eleições presidenciais. Mas também tem muitos eventos de marketing, pesquisa de mercado e inovação sensacionais acontecendo por todo o Brasil e em outros países.

Os eventos de 2018 são excelentes oportunidades para você adquirir novos conhecimentos, entender mais sobre o comportamento do consumidor e descobrir tendências.

Além de desenvolver conhecimentos, os eventos de marketing são também fundamentais para estabelecer networking e até mesmo gerar negócios. Veja quais são os eventos de 2018 que não podem ficar de fora da sua agenda:

Eventos de 2018: Março

A agenda de eventos de marketing, pesquisa de mercado e inovação começa oficialmente em março, com diversos eventos já acontecendo este mês. Vendas, open innovation e content marketing são alguns dos temas. Confira:

1. Vendas B2B Summit

O evento online e gratuito traz cinco dias de imersão com alguns dos maiores nomes em vendas B2B do mundo.

Mark Roberge, autor do The Sales Acceleration Formula, Aaron Ross, autor do Predictable Revenue, Paul Rios, da HubSpot, e Lincoln Murphy são alguns dos nomes de peso internacionais confirmados. Entre os brasileiros, estão o Thiago Gabri, da Resultados Digitais, e Theo Orosco, da Exact Sales.

Quando, onde e como? Entre os dias 5 e 9 de março, online. Faça sua inscrição gratuita.

2. Oi Week

A edição de 10 anos do evento de Open Innovation de maior impacto do mundo promete ser um sucesso. O evento celebra o espírito colaborativo para inovação. Ele integra startups, grandes empresas, organizações e instituições que tenham a disposição de contribuir para encontrar soluções para os grandes desafios da sociedade e do mercado.

Quando, onde e como? Nos dias 18, 19 e 20 de março, em São Paulo. Saiba mais no site do evento.

3. Conferência Content 2018

O evento do Digitalks vai reunir grandes nomes de content marketing para apresentar e discutir as principais novidades e tendências do setor.

Transformação digital, era da experiência, gerenciamento de campanhas, comportamento do consumidor e outros temas fazem parte da agenda. Nosso COO, Felipe Schepers, é um dos nomes confirmados para esse e outros eventos de marketing do Digitalks. Nesta edição, ele vai levar dados inéditos de uma pesquisa exclusiva que será realizada em parceria com o Digitalks.

Quando, onde e como? No dia 27 de março, em São Paulo, na sede Digitalks. Os ingressos já estão à venda.

Eventos de 2018: Abril

Abril tem eventos internacionais acontecendo na Argentina e nos Estados Unidos, ambos com transmissão online:

4. ESOMAR Latin America 2018

A ESOMAR é uma organização mundial que tem um papel fundamental na divulgação e nos estudos de pesquisa de mercado. Ela realiza diferentes eventos no mundo todo com os melhores profissionais da área, reunindo empresas, clientes e especialistas para discutir metodologias e tendências.

Este ano, a edição latinoamericana do evento será em Buenos Aires e contará com palestrantes de diferentes empresas, como PepsiCo, Facebook, Colgate-Palmolive, Unilever, Avon, GfK, Latam e muitas outras.

Quando, onde e como? Nos dias 15 e 17 de abril, em Buenos Aires, Mais informações no site do evento.

5. Social Media Week NYC

O Social Media Week é uma conferência mundial que acontece em vários lugares do mundo. Em Nova York, o evento será em abril e já tem grandes nomes confirmados, como Martha Stewart, Suraj Patel e Debbie Grishman, VP Global Digital Brand da American Express.

Para quem não quer voar até Nova York, o evento conta com transmissão via streaming de algumas palestras.

A edição brasileira acontece em São Paulo, com inscrições gratuitas, mas ainda não tem data confirmada. Este é um dos eventos de marketing imprescindíveis para quem trabalha com mídias sociais.

Quando, onde e como? Entre os dias 24 e 27 de abri, em Nova York, ou online.

Eventos de 2018: Maio

Grandes eventos voltados para o mundo digital acontecem em maio. Dois eventos de mobile, um evento de marketing e comunicação digital e um evento de inovação. Confira!

6. ProXXIma

Um dos maiores eventos de marketing e comunicação do Brasil, o ProXXIma reúne gestores de marketing e marca, os cases, as experiências e os projetos bem-sucedidos do mundo digital.

Quando, onde e como? Nos dias 8 e 9 de maio, em São Paulo. Inscrições e informações no site do evento.

7. Tela Viva Móvel

O evento de 2018 do Tela Viva Móvel terá como tema principal a inovação. A proposta é apresentar experiências que apontem para novos caminhos no mercado brasileiro de conteúdo e serviços móveis.

Felipe Schepers já é presença garantida nesse evento. Ele vai apresentar os dados inéditos da pesquisa de 2018 Panorama Mobile Time/Opinion Box: Uso de Apps. Você pode conferir os dados da última edição da pesquisa logo abaixo:

Recomendado para você:  Panorama Mobile Time/Opinion Box: uso de apps no Brasil

Quando, onde e como? Dia 14 de maio, em São Paulo. Ingressos online já à venda.

8. Conferência Mobile

Os especialistas de mobile se reúnem para apresentar e discutir as tendências e novidades do mercado em um dia de imersão.

Mais uma vez, o Opinion Box vai participar com uma pesquisa exclusiva sobre o tema.

Quando, onde e como? Dia 17 de maio, em São Paulo. Saiba mais no site.

9. Festival Path

Em sua sexta edição, o Festival Path está se consolidando como um ponto de encontro entre pessoas e empresas inovadoras. O evento reúne palestras, shows, filmes e outras atividades para proporcionar uma experiência rica em educação, entretenimento e negócios.

Quando, onde e como? 19 a 20 de maio, em São Paulo. Ingressos aqui.

Eventos de 2018: Junho

Junho tem eventos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Programe-se!

10. Fórum de Marketing Digital Rio de Janeiro

O Fórum de Marketing Digital traz para a capital carioca um dia de imersão nas principais tendências do mercado digital nacional. Além do Rio de Janeiro, os eventos de marketing do Digitalks também acontecem em outras cidades do país, como Florianópolis, Belém, Porto Alegre e Belo Horizonte.  

Quando, onde e como? No dia 5 de junho, no Rio de Janeiro. Informações no site.

11. 8º Congresso ABEP

Organizado pela Abep (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa), o tema do evento de 2018 é “um infinito de possibilidades”, e se refere às diversas possibilidades de se encontrar informações, analisá-las e conectá-las a ações.

Quando, onde e como? Nos dias 11 e 12 de junho, em São Paulo. Acompanhe as informações no site da Abep.

Eventos de 2018: Julho

Por causa das férias escolares de julho, poucos eventos acontecem neste mês. Mas assim mesmo a agenda não para:

12. Conferência Mídia

O Digitalks realiza vários eventos de marketing ao longo do ano. A Conferência Mídia discute conceitos, ferramentas, cases e melhores práticas do mercado de mídia.

Para enriquecer a discussão, o Opinion Box sempre apresenta uma pesquisa de mercado relacionada ao tema. E este ano não vai ser diferente.

Quando, onde e como? Dia 24 de julho, em São Paulo. Informações no site do evento.

Eventos de 2018: Agosto

Em agosto, a agenda de eventos de marketing e inovação está agitada. Chatbots, e-commerce, inovação e empreendedorismo são alguns dos temas.

13. Super Bots Experience

O Bots Experience Day, seminário pioneiro no Brasil sobre chatbots e inteligência artificial, agora é o Super Bots Experience, com dois dias de programação.

Diferentes painéis e palestras vão trazer o impacto dos bots e da inteligência artificial nos mais variados setores da economia. O foco principal está em estratégia e negócios, mas também serão abordadas questões técnicas e sociais.

O Opinion Box estará presente para apresentar os resultados de uma pesquisa exclusiva ao lado do Fernando Paiva, da Mobile Time.

Quando, onde e como? Nos dias 8 e 9 de agosto, em São Paulo. Mais informações aqui.

14. Gramado Summit

Este é um evento que tem como objetivo proporcionar aos empreendedores participantes um networking de qualidade com concretização de negócios. Em 2017, mais de duas mil pessoas participaram do evento, além de 36 palestrantes, 72 startups expositoras e 50 investidores.

O evento de 2018 já conta com mais de 20 palestrantes confirmados.

Quando, onde e como? Nos dias 8, 9 e 10 de agosto, em Gramado. Saiba mais no site do evento.

15. Fórum E-Commerce Brasil

O maior evento de e-commerce da América Latina reúne todos os anos cerca de 13 mil congressistas e 150 palestrantes. Em 2018, o evento vai acontecer em agosto e vai trazer grandes cases de sucesso das vendas online.

Quando, onde e como? Nos dias 14, 15 e 16 de agosto, em São Paulo. Mais informações no site do evento.

16. ID 360

Este é um dos eventos mais queridinhos do Opinion Box. Não só porque participamos desde a primeira edição com palestras sobre pesquisa de mercado, mas porque é um evento totalmente dedicado aos dados.

Nós somos apaixonados por dados e por decisões baseadas em dados, e é por isso que este ano estaremos lá de novo, ensinando todos os participantes a tomar decisões sem achismo. Além de pesquisa de mercado, o evento traz outros temas, como inteligência artificial, mídias sociais, realidade virtual e muito mais.

Quando, onde e como? 30 e 31 de agosto, em Belo Horizonte. Acompanhe o site do evento.

Eventos de 2018: Setembro

Setembro tem evento de marketing digital e mobile. Programe-se:

17. Expo Fórum de Marketing Digital

Em meio a tantos eventos de marketing digital excelentes que o Digitalks promove, o Expo Fórum é sem dúvida o mais imperdível. Não apenas porque é o maior, reunindo mais de 4000 participantes e 120 palestrantes. Mas também porque traz diferentes temas e conteúdos, em palestras painéis e outras atividades que transformam o evento em uma experiência única.

Mais uma vez, o Opinion Box vai marcar presença no evento com uma palestra exclusiva. E este é mais um motivo para você não ficar de fora.

Quando, onde e como? Nos dias 4 5 de setembro, em São Paulo. Informações no site do evento.

18. MobiShop

Este é o primeiro seminário no Brasil voltado exclusivamente para o segmento de comércio móvel, ou seja, para a venda de mercadorias e serviços tendo o celular ou smartphone como interface para a compra.

Para quem trabalha no setor, esta é um dos eventos de 2018 que não se pode perder. Quem for, ainda terá a chance de conferir com exclusividade os dados da pesquisa Panorama Mobile/Time: Comércio Móvel.

Confira aqui os dados da edição anterior:

25 eventos imperdíveis em 2018 para quem trabalha com pesquisa, marketing e inovação  

Quando, onde e como? No dia 10 de setembro, em São Paulo. Ingressos disponíveis.

19. Fire Festival

O Fire é um desses eventos de marketing que nasceu há pouco tempo fora do circuito RJ-SP e já se tornou um imenso sucesso. No ano passado, foram dois dias de evento com palestras de grandes empresas como Coca-Cola, BMW e YouTube.

O Fire é promovido pela Hotmart, uma plataforma EAD especializada em produtos digitais.

Quando, onde e como? 27, 28 e 29 de setembro, em Belo Horizonte.

Eventos de 2018: Novembro

Este é o mês com o maior número de eventos para quem não quer ficar de fora das tendências. Confira!

20. HSM Expo 2018

Este é um evento voltado para gestores e líderes. A programação do evento de 2018 já está pronta e traz nomes incríveis, como Laszlo Bock, que foi VP de People Operations do Google, e o Ed Catmull, co-fundador da Pixar.

É um evento com investimento mais alto, mas que promete alto nível de conhecimento e networking.

Quando, onde e como? Nos dias 5, 6 e 7 de novembro, em São Paulo. Você pode adquirir os ingressos para um ou mais dias no site do evento.

21. RD Summit

Os eventos de marketing digital não param de crescer. E o maior exemplo disso é o RD Summit, que já se tornou o maior evento de marketing digital da América Latina. Na edição anterior, foram mais de oito mil participantes e 150 palestrantes. O Opinion Box esteve lá para conferir tudo, e não vai perder nada em 2018.

Quando, onde e como? Nos dias 7, 8 e 9 de novembro em Florianópolis. Informações no site do evento.

22. MobiFashion

Moda e tecnologia móvel já estão tão conectadas que virou tema de evento do Mobile Time. Em sua primeira edição, o MobiFashion vai discutir como a indústria fashion está incorporando recursos tecnológicos em seus produtos, e como as grandes marcas do varejo estão utilizando o m-commerce.

É claro que a gente não ia ficar de fora dessa. Estamos preparando a primeira edição da pesquisa sobre wearables devices, que será apresentada no evento.

Quando, onde e como? No dia 26 de novembro, em São Paulo. Ingressos disponíveis.

23. Fórum Mulheres em Destaque

Este é o primeiro evento no Brasil que discute a importância da ascensão das mulheres aos cargos de liderança nas corporações.

O Fórum apresenta discute e apresenta soluções práticas de como as empresas podem implantar programas para a equidade de gêneros. O evento conta ainda com a cooperação de grandes instituições mundiais, como a ONU Mulheres e o He For She.

Quando, onde e como? 28 e 29 de novembro, em São Paulo. Mais informações no site.

24. Day 1

A Endeavor é uma organização que tem como objetivo multiplicar o número de empreendedores de alto crescimento e criar um ambiente de negócios melhor para o Brasil. Ela possui uma agenda extensa e programas de aceleração, como o Scale-Up, que o Opinion Box teve a honra de participar em 2017.

Todos os anos, a Endeavor realiza o Day 1, o maior evento de inspiração para empreendedores do Brasil. Diferentes empreendedores de sucesso compartilham os seus Day 1, ou seja, aquele momento em que perceberam que algo estava para acontecer.

Quando, onde e como? Ainda sem data definida, em São Paulo. Você pode conferir os vídeos das edições anteriores.

25. FINIT

A feira mais inovadora da América Latina vai acontecer pela terceira vez em Belo Horizonte. em 2017, o evento reuniu grandes eventos em um só local em seis dias de evento. Teve Campus Party, Shark Tank, 100 Open Startups e vários outros eventos de marketing, tecnologia e inovação acontecendo simultaneamente.

O Opinion Box passou por lá com uma participação especial no Shark Tank. Se você ainda não conhece essa história, não deixe de ler.

Recomendado para você:  Empreendedorismo: O que o Opinion Box aprendeu ao participar do 100 Open Startups e do Shark Tank na FINIT 2017

Dicas para aproveitar ao máximo os eventos de marketing, pesquisa e inovação

Se você já é um frequentador assíduo de eventos de marketing, pesquisa e inovação, já deve ter suas próprias técnicas para aproveitar o evento.

Se você é um iniciante nos eventos, confira as nossas dicas:

Se programe com antecedência

Muitos eventos possuem palcos simultâneos ou uma agenda muito extensa. O RD Summit, por exemplo, não possui pausa programada para as refeições. Por isso, é bom conferir a programação antes e preparar a sua agenda do evento, com as palestras que você não quer perder.

Baixe o app do evento

Não são todos, mas muitos eventos de marketing já possuem aplicativos do evento, com a programação e outras informações. Não deixe de baixar para se organizar. Os apps, inclusive, são excelentes para quem quer aproveitar os eventos para fazer networking, pois possuem o contato de todos os participantes.

Anote tudo!

Enquanto estamos vendo uma palestra legal, absorvemos uma série de informações que queremos guardar. Além disso, os eventos podem gerar insights para a sua própria empresa. Eu, por exemplo, tiro muitas sugestões de posts para escrever aqui no blog das palestras que eu assisto.

Mas são tantas informações que é muito fácil esquecer alguma coisa para trás. Por isso, não importa como é a sua memória, anote tudo. E claro, repasse as anotações depois para relembrar o que você aprendeu.

Cartão de visitas e um pouco de cara de pau

Todo mundo fala que eventos são ótimos para fazer networking, mas poucas pessoas realmente se aproveitam dessa oportunidade.

Viu alguém de uma empresa que está prospectando? Encontrou um empreendedor que você admira? Conversou com alguém na fila do cafezinho? Fique sempre com seus cartões de visita a postos, e lembre-se, um pouco de cara de pau não faz mal a ninguém. É só puxar um papo que a conversa pode fluir para caminhos muito legais.

Atenção às filas

Fila para ir no banheiro, fila para comer, fila para tomar café, fila para pegar o fone de tradução simultânea. Quem já foi em algum desses grandes eventos de marketing, pesquisa ou inovação sabe como as filas podem ser frustrantes quando a próxima palestra que você queria tanto ver está prestes a começar.

Lembre-se que nos intervalos tudo fica mais cheio e organize-se, saindo 5 minutinhos antes da palestra anterior, por exemplo.

Fiquei com uma dúvida!

Assistiu à uma palestra e ficou com dúvidas? Vá até o palestrante e converse diretamente com ele. A grande maioria adora compartilhar conhecimento e vai se sentir honrado com a sua pergunta. Se for o Felipe Schepers, então, pode ter certeza que ele vai adorar!

Responda às pesquisas de satisfação

Alguns organizadores enviam a pesquisa de satisfação por email após o término do evento. Outros pedem nota pelo aplicativo. Seja como for, não deixe de participar. A sua opinião é muito importante para os organizadores e vão ajudá-los a fazer a edição seguinte ainda melhor.

E se você vai realizar algum evento corporativo em 2018, não deixe de conferir o nosso modelo de questionário para avaliação de eventos!

Também poderá gostar de:

Empreendedorismo: O que o Opinion Box aprendeu ao participar do 100 Op... Não é novidade para ninguém que trabalhar com empreendedorismo requer persistência e muito trabalho. O empreendedor,...
Panorama Mobile Time/Opinion Box: uso de apps no Brasil Está no ar a sexta edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box: uso de apps. Desde 2015, o Opinion Box e o Mobil...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Head de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.