Dia do Cliente 2019: dados, previsões e como se preparar para vender mais

Pedro D'Angelo
Dia do Cliente 2019: dados, previsões e como se preparar para vender mais

O Dia do Cliente é comemorado em 15 de setembro, o que significa uma ótima oportunidade para quem quer impulsionar suas vendas. A data é marcada por descontos, promoções e ações diversas para atrair o consumidor, então não poderíamos deixar de ouvi-lo para entender sua intenção de compra.

Para entender a intenção de compra e as previsões de vendas para o Dia do Cliente 2019, elaboramos uma pesquisa exclusiva em parceria com a Social Miner. Os principais resultados você lê a seguir, além de conferir um relatório completo sobre a data no Brasil.

Dia do Cliente 2019: intenção de compra e opinião do consumidor

O Dia do Cliente é uma data estrategicamente colocada entre o dia dos pais e o dia das crianças. A fim de aquecer as vendas, o mercado se prepara, entre duas datas mais tradicionais, para lançar ações como promoções e descontos especiais para quem quer fazer compras.

Ainda assim, a data não é tão conhecida até então: 55% dos entrevistados não conhecia o Dia do Cliente. Apresentada a comemoração, porém, 43% afirmam que pretendem fazer compras. Outra parcela considerável, de 37% ainda não se decidiram. Fica aí, portanto, a oportunidade para lançar ações que conquistem os indecisos e os levem a realizar alguma compra.

O fator que mais conta na hora de decidir comprar no Dia do Cliente é o preço, para 77% dos consumidores. Em seguida, quem quer vender no Dia do Cliente deve focar em promoções (73%) e um bom valor do frete (50%).

Outra dica importante é que a pesquisa descobriu que apenas 24% dos consumidores já estão procurando por ofertas. Portanto, ainda dá tempo de se preparar para quando os clientes começarem a buscar pelos melhores produtos para comprar.

Setores que mais vão vender no Dia do Cliente

Perguntamos aos internautas também o que eles pretendem comprar. A melhor notícia fica para o mercado de moda e acessórios, que deve vender para  43% dos entrevistados.

Em seguida na preferência do consumidor ficam os eletrônicos (38%) e os produtos de beleza e saúde (28%).

Para conhecer melhor os dados de intenção de compra, confira o relatório completo sobre o Dia do Cliente 2019. Os dados ainda passam por preferência de pagamento, loja física x loja online, fatores que podem convencer o cliente a comprar e muito mais. Clique no banner abaixo para fazer o download gratuito:

Dia do Cliente 2019: dados, previsões e como se preparar para vender mais

Sobre a pesquisa Intenção de Compra Dia do Cliente 2019

Para essa pesquisa ouvimos 880 consumidores, de todas as regiões do Brasil, com um nível de confiança de 95%, com uma margem de erro de 3.3 pontos percentuais. Os entrevistados estão cadastrados no Painel de Consumidores do Opinion Box e representam o universo de internautas brasileiros.

Para entender melhor como funcionam as entrevistas no Painel de Consumidores, veja aqui como ele é formado.

Ações para vender mais no Dia do Cliente 2019

Vender mais é o objetivo principal de qualquer empresa que quer crescer e faturar. Que tal aproveitar o Dia do Cliente para impulsionar as vendas?

Promoções e descontos

Assim como as maiores lojas do país, qualquer empresa pode oferecer promoções e descontos no Dia do Cliente. Basta planejar bem as ofertas que fizerem sentido para a data, mantendo uma margem de lucro razoável.

Ao organizar promoções especiais também é preciso muito cuidado de organizar toda a logística que a operação requer. Nada de oferecer o que não pode cumprir. Clientes insatisfeitos com promoções “furadas” são um pesadelo para qualquer negócio.

Ações exclusivas para quem já é cliente

Uma ótima ideia para impulsionar as vendas é oferecer vantagens exclusivas para quem já é cliente. Enviar um cupom de desconto ou incentivar uma nova compra oferecendo brindes e condições especiais por e-mail pode fazer com que clientes voltem a comprar. Dessa forma, além de ganhar em vendas, o consumidor tem tudo para se tornar mais fiel à marca.

E já que o assunto é fidelização de clientes…

Ações para fidelizar os clientes

Nem todas as ações motivadas pelo Dia do Cliente precisam ter foco direto em vendas. Como já falamos em nosso artigo sobre marketing de relacionamento, criar uma relação saudável com o consumidor traz benefícios diversos além do financeiro.

Estabeleça uma boa comunicação com o consumidor

O primeiro passo para fidelizar clientes é estabelecer uma comunicação saudável com ele. Crie canais para se comunicar da forma mais direta, pessoal e honesta possível. Falar com o cliente do jeito certo ajuda a convencê-lo de que sua marca se importa e quer vê-lo mais feliz.

Cuide da satisfação do cliente

Mais importante ainda do que falar com o cliente é ouvir o que ele tem a dizer. Pesquisas de satisfação ajudam nessa tarefa ao oferece uma chance do consumidor opinar sobre o seu serviço.

Realize pesquisas de satisfação após as compras e/ou regularmente com os clientes. Saber o que eles têm a dizer vai ajudar a melhorar o que já funciona e encontrar novas oportunidades para crescer.

Dia do Cliente 2019: dados, previsões e como se preparar para vender mais

Esteja sempre disponível

Tanto para vender quanto para conversar com o cliente, as empresas precisam estar disponíveis.

Criando canais de comunicação eficazes, mandando e-mail com certa frequência ou acionando diretamente os clientes. Vale tudo para mostrar disponibilidade para quando o cliente precisa vir até você, por qualquer motivo que seja.

Quer entender ainda melhor o comportamento do seu consumidor, a fim de vender mais e fidelizá-lo? Fale com o Opinion Box e veja como a pesquisa de mercado pode ajudar! 

Também poderá gostar de:

Mercado de aviação: como os brasileiros se relacionam com as empresas ... Você gosta de viajar de avião? Cerca de 90 milhões de brasileiros são transportados em vôos domésticos por ano pelos mai...
Pesquisa sobre Carnaval: como o brasileiro vai aproveitar o feriado? O Carnaval é, sem dúvida, uma das datas mais esperadas pelo Brasileiro. 4 dias de feriado são muito bem-vindos tanto par...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.