25 dados de pesquisa para entender o consumidor brasileiro em 2019

Pedro D'Angelo
25 dados de pesquisa para entender o consumidor brasileiro em 2019

Dados de pesquisa servem para embasar uma série de decisões, de conteúdos, de negociações, propostas de negócio e até mesmo conversas menos formais. Por meio das informações que levantamos com uma pesquisa de mercado, ainda é possível entender o consumidor brasileiro e, por isso, hoje eu vim reunir algumas das nossas descobertas de 2019.

Veja a seguir uma seleção de dados sobre diversos mercados. Mais que isso, este post reúne a opinião pública, as preferências e avaliações do consumidor brasileiro sobre vários aspectos do seu dia a dia, a relação com produtos, marcas e o impacto que elas causam na sua vida.

Continue lendo e confira dados que você pode usar para referências ou mesmo começar a tomar decisões mais seguras.

Dados de pesquisa sobre o comportamento do consumidor brasileiro

Separar 25 dados de pesquisa de todo o ano de 2019 não foi fácil. Com tanta informação disponível e relevante, selecionei uma lista com alguns assuntos importantes, que exploram diversos pontos do comportamento do consumidor. Desde seus hábitos cotidianos até a relação com marcas de vários segmentos e com a tecnologia, veja alguns destaques:

Dados sobre a alimentação no Brasil

Se nós somos o que comemos, uma pesquisa sobre a alimentação pode ajudar bastante a entender o consumidor, não é mesmo?

Com isso em mente, realizamos uma pesquisa sobre alimentação no Brasil e descobrimos alguns dados importantes, como:

1. 60% contam que não estão satisfeitos com seus hábitos alimentares e querem mudá-los para melhor.

2. Além disso, a maior parte dos entrevistados se considera uma pessoa saudável (51%) ou até mesmo muito saudável (9%).

3. Ainda sobre alimentação do brasileiro, um dado alarmante nesse sentido é que 1 em cada 3 entrevistados disse já ter tido problemas de saúde por causa da forma como comem.

Comportamento do consumidor e sustentabilidade

A sustentabilidade é uma pauta do dia a dia, mas que também faz parte dos negócios e da cultura das empresas.  Por isso, conversamos com os consumidores para entender sua preocupação com a sustentabilidade.

Será que eles adotam práticas sustentáveis em sua casa? Será que se preocupam com isso na hora de escolher marcas e produtos?

O que descobrimos sobre o assunto, entre outros destaques:

4. 33% dos entrevistados afirmaram que se preocupam muito com as práticas sustentáveis de uma empresa ao comprar um produto;

5. 55% disseram que frequentemente ou sempre dão preferência a empresa ou marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente;

6, 7 e 8. Quando questionados sobre suas práticas sustentáveis, 71% dos consumidores disseram que utilizam lâmpadas econômicas em sua residência, 71% adotam medidas para economizar água e 65% para economizar energia elétrica.

Pesquisas sobre os aplicativos e o uso de redes sociais

Você se imagina vivendo e trabalhando sem acesso a nenhum app ou rede social? Tanto pessoal quanto profissionalmente, responder não a essa pergunta provavelmente é o caminho mais certo.

Os apps e redes sociais ajudam em tarefas cotidianas, otimizam nosso tempo e são grandes ferramentas de trabalho para muitos. O uso de apps é um assunto que, aqui no Opinion Box, tratamos como assunto de pesquisa há vários anos. Duas vezes por ano, inclusive, lançamos com o portal Mobile Time um panorama sobre o uso de apps no Brasil.

Alguns dados de pesquisa que mostram esse panorama atualmente incluem:

9. 20% dos internautas brasileiros com smartphone assinam algum serviço de streaming de música;

10. o smartphone de 38% é utilizado para assistir filmes e séries em apps pagos;

Além disso, dedicamos uma pesquisa exclusiva para mapear o uso de Instagram no Brasil. A popularidade do Instagram é incontestável e o primeiro dos dados de pesquisa sobre o assunto comprova isso:

11. 70% dos entrevistados disse ter uma conta e acessar a rede social.

12. Nossa pesquisa descobriu ainda que o Instagram é a rede preferida de 1 em cada 4 internautas. 

13. No ranking de preferência, ela fica atrás apenas do Facebook, que é  preferido de 52%.

Para as empresas, o Instagram se tornou uma verdadeira vitrine, além de um canal importante para marketing de relacionamento. Pela rede é possível oferecer produtos, conversar com o cliente e chegar até consumidores que até então não te conhecem.

O Instagram ainda é uma plataforma que incentivou uma nova geração de profissionais com um foco diferente: o marketing de influência.

Sobre o Instagram como ferramenta para empresas fazerem seu marketing, alguns dados de pesquisa passam por:

14. 83% dos entrevistados segue alguma empresa ou marca na rede social.

15. 48% dizem ainda já ter comprado algum produto ou contratado algum serviço que conheceu no Instagram.

Outro dado importante, o número 16 dessa lista:

25 dados de pesquisa para entender o consumidor brasileiro em 2019

 

Satisfação e hábitos do consumidor de e-commerce no Brasil

Comprar pela internet já se tornou um hábito de muitos de nós. Por isso, o segmento vive uma fase de constante crescimento e, para ajudar quem quer entrar nesse segmento, vale muito olhar para o que os dados dos consumidores online nos contam.

Em uma pesquisa sobre o comportamento e a experiência de compra nos e-commerces, descobrimos algumas informações importantes. De forma geral, o consumidor online no Brasil se sente bem atendido pelos serviços das lojas. O Google é a principal estrada que leva até as lojas. E além disso, avaliações e comentários sobre os produtos nos sites ajuda bastante os indecisos.

16. Quando perguntados sobre sua experiência de compra, 79,7% dos entrevistados a consideram boa ou ótima.

17. Para chegar até o e-commerce que tem o produto desejado, 77% dos internautas faz uma busca no Google.

18. As avaliações e comentários são decisivos para 52,5% dos consumidores que estão considerando comprar.

Dados sobre comportamento e segurança online

Sempre que falamos de comportamento mobile e e-commerce, é bom lembrar da importância da segurança online . Como estamos cada vez mais conectados e resolvendo tudo pela internet, a preocupação em manter nossos dados seguros é natural.

Mas na prática, no dia a dia, como o brasileiro lida com a questão da segurança online? É claro que essa curiosidade também rendeu dados de pesquisa. Alguns destaques sobre a segurança na navegação:

19. 61% dos brasileiros já clicaram em links recebidos por e-mail sem saber se eram seguros.

20. 94% dos internautas se dizem preocupados com a proteção de seus dados.

21. 65% dos entrevistados disseram ter pelo menos um familiar ou amigo vítima de golpe por telefone.

Pesquisas sobre varejo e comportamento de compra dos brasileiros

As empresas precisam lidar constantemente com consumidores, que além de exigentes, têm cada vez mais opções e formas de encontrar novas lojas. Por isso, é preciso estar sempre buscando informações. Seja sobre o cliente, sobre o mercado, suas tendências ou os concorrentes, sem informação não dá para ficar.

Para ajudar as marcas de diversos segmentos do mercado a entenderem seus consumidores, nós criamos a série de estudos Opinion Box Insights. Todo mês, um estudo é divulgado com dados sobre o consumo e as preferências de um mercado específico na opinião do consumidor. Além disso, os Insights investigam a relação com marcas e a avaliação dos principais nomes de cada mercado.

Para exemplificar com alguns dados de pesquisa:

22.  44%  dos internautas são clientes da mesma empresa de telecomunicações há mais de cinco anos;

23. Apenas 2 em cada 10 clientes admitem que é provável mudar de banco nos próximos 12 meses.

24. 61% dos entrevistados não gastam nada para consumir notícias;

25. 46% compram produtos de marca esportiva uma vez por ano ou menos.

Para conferir os resultados de outros mercados importantes, veja também os estudos completos.

Veja as edições anteriores do Opinion Box Insights:

Como levantar seus próprios dados para entender o consumidor

Toda essa lista de dados de pesquisa está disponível aqui no blog, em uma seção especial de resultados de pesquisa. Para conferir dada pesquisa individualmente e muito mais dados, é só visitar a página aqui.

Os dados de todas as pesquisas acima foram levantados junto aos participantes do Painel de Respondentes do Opinion Box. Essa é uma solução que pessoas e empresas podem contratar para descobrir suas próprias informações. Você pode usar o Painel criando suas próprias pesquisas ou deixando o projeto inteiro com nosso time. Nossos especialistas em pesquisa podem cuidar de tudo para você.

Para saber mais sobre as soluções, acesse nosso site. Ah, e se preferir, clique no banner abaixo e converse com nosso time.

Também poderá gostar de:

Como definir o público da sua pesquisa de mercado online – passo... Para que a sua pesquisa de mercado tenha sucesso, o planejamento de cada uma das etapas deve ser elaborado com muito cui...
Questionário: 21 dicas resumidas para criar um questionário eficaz Se você acompanha nosso blog, sabe que nós compartilhamos muitas dicas para criar o seu questionário. São posts que vale...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.