Consumer insights: como descobrir os dados certos sobre seu consumidor

Pedro D'Angelo
Consumer insights: como descobrir os dados certos sobre seu consumidor

Você já ouviu falar em consumer insights? Esse termo remete a uma série de dados e estratégias baseadas no comportamento do consumidor. Consumer insights são tão importantes que o termo já dá nome a áreas específicas em grandes empresas. Descubra do que se trata e aprenda o valor que têm os dados sobre seu consumidor!

Empresas de todo o mundo estão investindo tempo e recursos em desvendar o comportamento dos seus consumidores. Os dados sobre o consumidor alimentam estratégias poderosas da empresa, principalmente o marketing e o processo de vendas. Além disso, sabendo o que seu consumidor deseja, gosta e pensa é possível tomar decisões melhores e mais seguras. Consumer insights são verdadeiras ferramentas para validar hipóteses, alimentar suas estratégias e conhecer a fundo o personagem principal de toda empresa: seu cliente.

Veja então o que você pode descobrir com o conceito de consumer insights, bem como as melhores formas de conseguir os dados certos sobre seu consumidor.

O que são consumer insights

Consumer insights são quaisquer dados relevantes sobre seu consumidor. Sim, o conceito é bem simples assim.

Na prática, qualquer informação obtida sobre o seu público-alvo que tenha uma aplicação útil nos negócios pode formar seus consumer insights. Alguns exemplos de dados que você pode coletar sobre o consumidor e que podem ajudar nas mais diversas estratégias são:

  • Dados sociodemográficos: quem é o seu cliente? Onde ele mora, como é sua família, que idade ele tem? Dados sociodemográficos são o primeiro passo para mapear corretamente quem são os seus consumidores. Conhecer seu perfil sociodemográfico é o primeiro passo para pensar em qualquer ação voltada de verdade ao seu cliente.
  • Hábitos de pesquisa, compra e consumo: além de saber quem é o consumidor, precisamos saber como ele age. Como é o seu processo de pesquisar para comprar um produto ou contratar um serviço? Como ele prefere comprar e pagar por algum produto? Com que frequência compra cada produto?

Por que precisamos entender os consumer insights

A necessidade de se conectar com os consumidores é real. Estamos cada vez mais exigentes enquanto clientes e as empresas precisam oferecer diferenciais que realmente conquistem a confiança do seu público. Além disso, quem quer vender e conquistar clientes fiéis já deve saber que é preciso encantar o cliente e oferecer experiências agradáveis e memoráveis com a sua marca.

Ao estabelecer essa relação saudável com seu cliente, uma empresa consegue informações valiosas em troca. Para impulsionar qualquer estratégia, saber o que o cliente espera de você fará toda a diferença.

Essa é uma questão tão importante que, dentro das grandes empresas, já está cada vez mais comum dedicar uma área inteira a consumer insights. É nesse setor que são desenvolvidas as pesquisas de mercado da empresa e levantados os dados mais relevantes sobre o público. Geralmente atrelada ao departamento de marketing, a área de consumer insights acompanha de perto, o tempo todo, os mais diversos estudos sobre o consumidor da marca.

Mesmo que consumer insights tenha se tornado até mesmo uma área das empresas, não se preocupe em se dedicar tanto a montar uma estrutura como essa. O importante, antes de mais nada, é ter a noção da importância de conhecer os consumer insights. Profissionais engajados nessa tarefa podem estar dentro da área de marketing ou trabalhar com vendas na sua empresa. O importante é que haja dedicação de verdade a desvendar o comportamento do consumidor.

Como (e onde) conseguir dados sobre o consumidor

Pesquisas de mercado

As pesquisas de mercado são uma ótima forma de conseguir os dados diretamente com seu consumidor. Pesquisas são fonte de informações fornecidas pelo próprio consumidor, que oferece os insights necessários para que as empresas possam traçar qualquer estratégia.

Com uma pesquisa você pode explorar os hábitos de compra e consumo, medir a satisfação do consumidor, testar ideias e validar suas campanhas. Além disso, pesquisas de mercado funcionam como um canal para conversar com o consumidor. 

Invista em pesquisas de mercado para perguntar direto ao seu consumidor a sua opinião, entender como ele avalia cada ponto do seu negócio e testar todo tipo de hipótese que pode ajudar no seu marketing, na abordagem de vendas e até no lançamento de novidades e novos produtos no seu negócio.

Consumer insights: como descobrir os dados certos sobre seu consumidor

Google Trends

O Google Trends é um favorito na hora de recomendar fontes para conhecer consumer insights. De forma bastante completa, a ferramenta mostra gratuitamente o que os internautas de todo mundo estão buscando.

Entender como o consumidor usa o Google é ficar por dentro dos interesses, dúvidas e de todo tipo de hábito de consumo de conteúdo na internet. Especialmente para quem está mais presente no mundo digital, vale ficar de olho no que está sendo buscando pelo Brasil e pelo mundo.

Recomendado para você:  Novo consumidor digital: conheça as tendências do comportamento do consumidor digital

Análise de redes sociais

As redes sociais também contam muito sobre cada um de seus usuários. Pelas redes nós compartilhamos nossos interesses, interagimos com marcas, compramos e vendemos. Por lá, então, é fácil alimentar sua estratégia de consumer insights.

Com análises sobre seus seguidores ou trabalhos mais robustos de big data, por exemplo, dá para levantar informações importantes analisando o conteúdo do Facebook, Twitter, Linkedin ou Instagram da sua marca e de seus público.

Think With Google

Mais um proejeto do Google, o Think With Google oferece insights diversos e completos sobre o consumidor. O portal traz uma série de artigos sobre comportamento do consumidor, tendências de consumo e muito mais.

Com dados do próprio Google, fica bem mais fácil entender o que se passa na cabeça dos usuários do buscador e de seus produtos em todo o mundo. Os artigos são de conteúdo bastante rico e já trazem análises do comportamento do consumidor brasileiro e em outros países. Vale a leitura!

Se quiser conhecer novas ferramentas e ficar por dentro das melhores formas de conhecer seu consumidor, assine também a nossa newsletter. Receba os nossos conteúdos e materiais exclusivos direto no seu e-mail – é só se cadastrar no rodapé desta página.

 

Também poderá gostar de:

Privacidade do usuário: as melhores práticas em pesquisa de mercado Já não é segredo para (quase) ninguém que nossas ações na web e no mobile se transformam em dados poderosos para os mais...
Economia Comportamental e a importância de entender as decisões das pe... A economia comportamental é um campo de estudo que busca entender como o comportamento humano interfere nas decisões eco...
AUTOR
Pedro D'Angelo

Pedro D'Angelo

É jornalista, mas decidiu aventurar-se com Marketing. Hiperativo e curioso por natureza, fala sobre qualquer assunto. Por isso, achou uma boa ideia sentar para escrever sobre eles.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail