Como definir seus objetivos de pesquisa de mercado para 2018 e como alcançá-los

Daniela Schermann
Como definir seus objetivos de pesquisa de mercado para 2018 e como alcançá los

2018 já começou e, para ter um ano de muito sucesso, é preciso se preparar. Veja como definir seus objetivos de pesquisa de mercado para 2018 e obtenha os dados e as informações que sua empresa precisa para crescer.

2018 será um ano desafiador para muitas empresas. O cenário macroeconômico, as novas leis trabalhistas, a Copa do Mundo (com seus horários de jogo durante o expediente) e as eleições presidenciais são só alguns dos desafios que impactam praticamente todas as empresas, em menor ou maior grau.

É preciso se preparar para estes desafios e todos aqueles outros que já fazem parte do dia a dia do seu negócio. Como? A pesquisa de mercado é fundamental para quem quer se planejar e ter dados e informações que ajudem a entender o mercado e a própria empresa.

Por isso, hoje eu vou mostrar para você como definir seus objetivos de pesquisa de mercado para 2018. Com um bom planejamento de pesquisa de mercado, você poderá antecipar tendências, entender os desafios e encontrar oportunidades.

Por que minha empresa precisa fazer pesquisa de mercado?

Antes de mais nada, vamos começar pelo começo. Será que a sua empresa realmente precisa fazer pesquisa de mercado? A pesquisa de mercado é essencial para empresas de qualquer tamanho e segmento. Ela oferece dados e informações sobre o seu mercado, os concorrentes e a sua empresa. Além disso, ela mostra como os consumidores enxergam sua marca, produto ou serviço.

Em cenários altamente competitivos, a informação pode ser o grande diferencial que vai te ajudar a sair na frente da concorrência e alcançar os seus resultados.

Recomendado para você:  Por que fazer pesquisa de mercado: as vantagens das pesquisas online para as empresas

Como definir seus objetivos de pesquisa de mercado

O ano tem 365 dias. Sua empresa tem diferentes departamentos e vários assuntos e problemas que podem ser objeto de uma pesquisa de mercado. Então, como definir seus objetivos de pesquisa de mercado?

Antes de mais nada, é preciso entender o que a sua empresa espera deste ano que se inicia. Há algum grande lançamento previsto? Pode ser um novo produto, ponto de venda, site ou aplicativo, por exemplo. Houve algum problema no ano passado que vocês pretendem corrigir ou evitar em 2018?

Se a sua empresa fez o planejamento estratégico de 2018 fica mais fácil responder a estas perguntas. Se ainda não fez, é hora de parar e pensar quais são os maiores desafios e oportunidades dos próximos 12 meses.

Para definir seus objetivos de pesquisa de mercado para 2018, estabeleça suas metas e desafios, defina as informações que você vai precisar para alcançá-los e avalie quais delas você consegue obter com uma pesquisa de mercado.

Quer exemplos para te ajudar?

Imagine que um dos seus desafios para este ano é um novo concorrente que vem crescendo consideravelmente. Você conhece esse concorrente em profundidade? Sabe o que os consumidores pensam sobre ele? Conhece os diferenciais que ele apresenta em relação a você? E os diferenciais que você tem em relação a ele?

Todas essas informações podem ser obtidas em uma pesquisa de mercado com seu público-alvo para avaliar a concorrência.

Vamos a outra situação: uma das suas metas para 2018 é dobrar o número de visitantes no seu site. Mas você sabe o que as pessoas pensam do seu site? Como elas encontram a sua página nos mecanismos de busca? Que tipo de informação elas esperam encontrar ali? O conteúdo é compartilhado em redes sociais pelos visitantes? Poderia ter algo que fosse compartilhado, como por exemplo um blog, uma sessão de notícias ou de fotos?

Essas respostas também podem ser obtidas em uma pesquisa de mercado de avaliação de site.

Os principais tipos de pesquisa de mercado que uma empresa precisa

Acima, eu citei duas situações bem distintas que servem de exemplo de como definir seus objetivos de pesquisa de mercado para 2018. Para que você possa sair na frente, vou listar algumas pesquisas de mercado que nós do Opinion Box consideramos imprescindíveis para qualquer empresa:

Buyer Persona

Você conhece os seus consumidores? Antes de criar um novo produto, uma promoção ou até mesmo um post no Facebook, é muito importante saber a quem você está se dirigindo. Por isso, é muito importante saber quem são os seus clientes: não só as informações de perfil, como idade, renda e escolaridade, mas também saber o que eles pensam e do que eles gostam.

A melhor forma de conhecer o seu público-alvo é definindo a sua Buyer Persona. Por isso, nós preparamos um questionário com 25 perguntas para ajudá-lo nesta tarefa. Se você ainda não fez uma pesquisa de Buyer Persona, esta é uma ótima forma de começar o ano.

Hábitos de consumo

Agora que você já sabe quem são os seus clientes, é hora de entender melhor como eles se comportam. Entender o comportamento do consumidor é muito importante para que você trace estratégias de marketing e vendas. Conheça o nosso questionário de Hábitos de Consumo e entre na mente dos seus consumidores.

Pesquisa de satisfação

É muito importante saber se os seus clientes estão satisfeitos com os seus produtos ou serviços. Muitas vezes, as melhores sugestões de melhoria são dadas por aqueles que consomem ou utilizam os seus produtos. Por isso, você precisa ouvir o que eles têm a dizer. Estabeleça um processo para fazer pesquisas de satisfação periódicas com seus clientes.

Recomendado para você:  Pesquisa de satisfação: tudo que você precisa saber

Imagem de marca

Você sabe o que os consumidores pensam sobre a sua marca? Ela transmite confiança e segurança ou luxo e conforto? Entender quais são os atributos que os clientes atribuem a sua marca pode ajudá-lo a ter importantes insights de comunicação, marketing e até mesmo de desenvolvimentos de produtos.

Teste de produto

Por falar sobre desenvolvimento de produtos, se você pretende lançar algum novo produto em 2016, não o faça sem antes realizar uma pesquisa de mercado. Com uma pesquisa de teste de produto você pode economizar tempo e dinheiro e terá muito mais chances de acertar no seu lançamento.

Clima organizacional

O maior bem que qualquer empresa possui são os seus funcionários. Por isso, todo gestor precisa se preocupar em mantê-los engajados, motivados e alinhados com os valores da empresa. As pesquisas de clima organizacional existem justamente para ouvir o que o seu time pensa, identificar a satisfação dos colaboradores com a empresa, a interação entre eles e as sugestões e contribuições que eles tem para dar, que podem ser muito valiosas.

Planejamento de pesquisa de mercado: o que levar em consideração

São tantas ideias e sugestões que você pode ficar perdido, então preste atenção. Faz parte do aprendizado de como definir seus objetivos de pesquisa de mercado decidir quais tipos de pesquisa não farão parte do planejamento.

Veja o que levar em conta na hora de definir o seu planejamento de pesquisa de mercado:

Orçamento

Hoje, existem diferentes formas de fazer pesquisa de mercado, desde pesquisas gratuitas até estudos que custam centenas de milhares de reais. É preciso entender qual o orçamento disponível para identificar quantas pesquisas poderão ser feitas.

Dependendo do orçamento disponível, você pode ainda definir fazer um estudo mais completo, ou vários pequenos estudos sobre diferentes temas. Tudo vai depender das suas necessidades e prioridades.

Equipe envolvida

É claro que não adianta nada você se propor a fazer uma pesquisa de mercado por mês se você não possui braço suficiente para realizar as pesquisas. Com as soluções digitais, as pesquisas ficaram mais rápidas e fáceis.

Mas, ainda assim, é preciso dedicar tempo e atenção para que as pesquisas obtenham os resultados desejáveis.

Por isso, é preciso entender quem serão os responsáveis pelas pesquisas de mercado previstas, para entender se será possível realizar todos os estudos ou não. Lembrando que, normalmente, a área responsável por pesquisa de mercado é o departamento de marketing, mas outros setores também podem fazer pesquisa.

Se for fazer uma pesquisa de clima organizacional, por exemplo, o RH da sua empresa pode ser o responsável pela pesquisa. Se for fazer um teste de produto, os próprios responsáveis pelo produto podem conduzir o processo.

O importante é que cada pesquisa de mercado tenha um responsável claramente definido. Mas outras pessoas podem trabalhar com ele e ajudá-lo a conduzir o estudo,. Por isso, também é importante ter em mente quantas pessoas estarão envolvidas no projeto.

Capacidade para agir

Depois que você definir os seus objetivos de pesquisa de mercado para 2018, é importante ter em mente que as pesquisas vão fornecer muitos dados e informações importantes. Normalmente, com as informações em mãos, será preciso tomar decisões e criar planos de ação.

Se, por exemplo, a sua pesquisa de mercado mostrar que o seu site não está bom, será preciso reformulá-lo. Se identificar que os seus clientes não estão satisfeitos, é preciso agir para reverter as queixas.

Por isso, só faça pesquisas de mercado quando você estiver pronto para agir.

Como fazer uma pesquisa de mercado online

Agora que você já sabe como definir seus objetivos de pesquisa de mercado para 2018, é hora de aprender como fazer uma pesquisa de mercado online. Aqui no Opinion Box, você pode criar a sua pesquisa de mercado sozinho, sem sair da frente do computador. Se precisar de ajuda, o nosso time de especialistas pode cuidar do seu projeto de pesquisa para você.

Entre em contato com nossos especialistas pelo chat do nosso site ou por email. Nós podemos ajudar você tanto para fazer sua pesquisa como definir seus objetivos de pesquisa de mercado para 2018.

Se quiser fazer a sua pesquisa de mercado sozinho, não deixe de baixar o nosso guia de pesquisa de mercado. Ele ensina, de forma simples e didática, os quatro passos para fazer a sua pesquisa de mercado online.

Como definir seus objetivos de pesquisa de mercado para 2018 e como alcançá los

Também poderá gostar de:

Planejamento estratégico: o que é e como fazer Toda empresa precisa ter claro onde ela quer chegar. Traçar metas e objetivos a curto, médio e longo prazo é fundamental...
Hacks de pesquisa de mercado: 13 dicas para fazer pesquisa de mercado ... Separamos 13 hacks para fazer pesquisa de mercado online de forma mais rápida, fácil e com resultados ainda melhores. Co...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail