3 coisas que você precisa saber antes de criar seu questionário de pesquisa

Daniela Schermann
3 coisas que você precisa saber antes de criar seu questionário de pesquisa

Seja para fazer uma pesquisa por email com seus clientes ou em nosso painel de respondentes, você vai precisar de um questionário.

Mas antes de começar a criá-lo, preste atenção nas três informações abaixo que vão te poupar tempo, deixar seu questionário mais organizado e muito melhor para analisar.

1. Modelos de questionário de pesquisa

Em nossa biblioteca, temos dezenas de modelos de questionário editáveis separados em oito categorias para facilitar a consulta.

Portanto, antes de começar um questionário, consulte nossa biblioteca e veja se não há um modelo que pode ser utilizado. Você pode escolher um modelo e editá-lo, inserindo e alterando as questões de acordo com sua necessidade.

Recomendado para você: 4 passos para elaborar uma pesquisa online

2. Paginação

Em pesquisas online, a paginação facilita muito a visualização para quem for responder a pesquisa, especialmente pensando que muitas pessoas podem responder em smartphones ou tablets. Não há uma regra específica, mas o ideal é que não tenham mais do que 3 questões por página.

Pense sempre em como deixar seu questionário organizado para o entrevistado. Além das páginas, você pode usar textos de introdução ou explicativos entre as questões.

3. Tipos de perguntas

Um mesmo questionário de pesquisa de mercado pode apresentar diversos formatos de pergunta. Saiba como utilizar os diferentes tipos de perguntas. Além de tornar o preenchimento mais fácil para quem for responder, você também vai tornar a sua análise muito mais fácil.

Por exemplo, se você quer que a pessoa insira a data de nascimento, utilize o tipo de pergunta Data, ao invés de usar uma pergunta de Texto, em que cada entrevistado vai digitar a data de uma forma diferente. Se você quer que ele escolha apenas uma única opção de resposta, utilize Resposta Única.

Conheça os diferentes tipos de perguntas que temos no Opinion Box.

Também poderá gostar de:

Como apresentar dados de pesquisa de forma impactante Após realizar uma pesquisa de mercado, normalmente é necessário criar uma apresentação de dados com os resultados da pes...
4 fatos que você precisa saber antes de fazer uma pesquisa por e-mail Se você quer saber a opinião dos seus clientes, prospects, colaboradores, pessoas que participaram do seu evento ou de a...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.