Uso de apps no Brasil: pesquisa Opinion Box e Mobile Time

Daniela Schermann
Uso de apps no Brasil: pesquisa Opinion Box e Mobile Time

O Panorama Mobile Time/Opinion Box: Uso de apps no Brasil chega à sua quinta edição.
Desde 2015, estamos monitorando e acompanhando o comportamento dos brasileiros em relação ao uso de aplicativos. Confira alguns destaques dessa edição da pesquisa, que foi realizada com quase dois mil internautas durante o mês de abril:

Download de aplicativos

Eu sei, parece que a gente não consegue mais viver sem nossos smartphones, mas a verdade é que essa ainda é uma indústria em crescimento no país. A base de aparelhos ainda está em expansão e é formada principalmente por modelos Android de baixo custo. Como são aparelhos com pouca memória, cerca de um terço dos usuários instalam e desinstalam aplicativos diariamente.

A pesquisa também mostrou que só 13% dos internautas com smartphones já pagaram pelo download de um app. Por outro lado, 46% já fizeram compras dentro de um aplicativo.

Ranking dos 20 apps mais populares

Desde a primeira edição dessa pesquisa, o Mobile Time e o Opinion Box monitoram quais são os 20 aplicativos mais populares na tela inicial dos smartphones brasileiros. Nesta edição, é possível identificar que o WhatsApp, ainda que mantenha a liderança, está perdendo espaço para outros aplicativos. Já o Uber, que estreou no ranking na última edição, ganhou ainda mais espaço.

No relatório completo da pesquisa, o jornalista Fernando Paiva apresenta alguns motivos para essa movimentação no ranking.

Uso de apps por gênero

A pesquisa aborda ainda uma série de temas como, por exemplo, os jogos mais populares e o uso de antivírus. Além disso, os dados mostram a proporção de brasileiros que pagam assinaturas de serviço de entretenimento móvel, como Netflix e Google Play.

Além disso, as análises do relatório mostram a diferença do comportamento entre mulheres e homens em relação ao uso de aplicativos. As mulheres, por exemplo, preferem jogar Candy Crush Saga, enquanto os homens preferem o Clash of Clans.

Recomendado para você:  Opinion Box e Mobile Time pesquisam: uso de apps no Brasil

Panorama Mobile Time/Opinion Box: uso de apps

O relatório completo da pesquisa sobre uso de apps traz as análises do Fernando Paiva, editor do Mobile Time. O documento traz gráficos e tabelas, comparações com as edições anteriores e muitas análises e conclusões do jornalista.

A pesquisa foi realizada pelo Opinion Box em abril de 2017 com 1.904 brasileiros que acessam a internet e possuem smartphones. A amostra respeitou as proporções de gênero, idade, faixa de renda e distribuição geográfica desse grupo. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

Desde 2015, o Panorama Mobile Time/Opinion Box realiza pesquisas periódicas sobre o universo mobile. São três tipos de pesquisa sobre temas extremamente relevantes: o uso de aplicativos, o comércio móvel e os serviços de mensagens.

Ao baixar a quinta edição da pesquisa de uso de apps, você terá acesso direto aos relatórios mais recentes dos demais temas.

Para fazer o download da pesquisa, basta clicar no banner abaixo:
Uso de apps no Brasil: pesquisa Opinion Box e Mobile Time

Quero fazer minha pesquisa de mercado

Quer fazer sua própria pesquisa de mercado e obter insights sobre sua marca, produto ou mercado? Converse agora mesmo com o Opinion Box.

Nós temos um Painel de Respondentes com mais de 100 mil consumidores em todo o país prontos para responder sua pesquisa de mercado. Você pode criar sua pesquisa sozinho na nossa plataforma de pesquisa. Se preferir, conte com o nosso time de especialistas para cuidar do seu projeto do início ao fim.

Para falar com a gente, basta enviar um email, uma mensagem pelo WhatsApp no telefone (31) 98934-6478 ou nos chamar pelo chat online do site do Opinion Box. Se preferir, ligue para (31) 4501 2022. Estamos esperando seu contato!

Também poderá gostar de:

Opinion Box e Mobile Time pesquisam: Comércio móvel no Brasil Você costuma fazer compras através do seu smartphone? O Opinion Box e o Mobile Time se uniram mais uma vez para pesquisa...
Opinion Box e Mobile Time pesquisam: uso de apps no Brasil Pela quarta vez, o Opinion Box e o Mobile Time se uniram para realizar uma pesquisa sobre o uso de apps no Brasil. Dessa...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail