Pesquisa de mercado para agências: os tipos de pesquisa que sua agência precisa fazer

Daniela Schermann
Pesquisa de mercado para agências: os tipos de pesquisa que sua agência precisa fazer

São vários os tipos de pesquisa de mercado para agências – cada estudo com seu objetivo. Mas como saber se você está fazendo o certo?

Um dos mercados que mais se beneficiou do surgimento das pesquisas de mercado online foi o das agências de publicidade.

Isso porque os profissionais de comunicação sempre souberam da importância das pesquisas de mercado para testar campanhas e avaliar conceitos. Mas quase nunca conseguiam realizar as pesquisas que gostariam de fazer.

Dois principais motivos dificultavam as realizações das pesquisas. Os prazos das pesquisas tradicionais não eram compatíveis com a velocidade que pauta o mercado publicitário. Além disso, os orçamentos normalmente eram muito altos para convencer o cliente da necessidade de desembolsar aquela verba. Ou para que elas mesmas pudessem bancar um projeto de pesquisa.

As pesquisas de mercado online – via email, mobile ou redes sociais – e os painéis de consumidores vieram para transformar para sempre essa realidade das agências. Agora, elas podem fazer pesquisas de mercado com muito mais agilidade e a custos muito menores.

Os principais tipos de pesquisa de mercado para agências

Pensando nisso, separamos aqui quais são as principais pesquisas de mercado que as agências podem – e devem – fazer. Se você ainda não começou a fazer pesquisas digitais para os seus clientes ou para a sua agência, veja quais pesquisas pode começar a fazer hoje mesmo:

Pesquisas para concorrência

A gente sabe que concorrências de agências de publicidades são verdadeiras gincanas, com prazos apertadíssimos e propostas mirabolantes. Torna-se um desafio cada vez maior conseguir se destacar das demais agências que participam da concorrência e conquistar o cliente.

E se você conseguisse informações do que os consumidores do produto do cliente pensam sobre a atual campanha? E se você pudesse entender como os consumidores tomam suas decisões de compra e seus hábitos de consumo? Ou ainda, testar uma ideia que pode parecer ousada demais, e levar para concorrência uma prévia de dados que aponte que aquele conceito iria agradar o público alvo?

Com as pesquisas digitais, é possível realizar coletas bem rápidas. E quando dizemos bem rápidas estamos dizendo em até um ou dois dias. Essa pesquisas vão gerar insights que podem fazer toda a diferença na hora de criar uma campanha ou defender um argumento.

O cliente pode se surpreender se você chegar com números exclusivos na concorrência e este pode ser um grande diferencial na hora de decidir a agência que vai faturar a conta.

Pesquisas de imagem e marca

Após ganhar a concorrência e antes de começar a criar a campanha, é preciso entender como os consumidores enxergam aquela marca. Uma pesquisa de imagem ajuda a entender os pontos fortes e fracos da marca. Descobrir quais os principais elementos e atributos que precisam ser trabalhados na campanha facilita muito o trabalho de briefing, brainstorming, planejamento e criação.

Recomendado para você: Pesquisa de imagem de marca: O que é, como fazer e o que você pode aprender com ela

Pesquisas de hábitos de consumo

Com uma pesquisa de hábitos de consumo, é possível descobrir como as buyer personas do seu cliente pesquisam e escolhem produtos. É possível mapear os canais de informações e os atributos que pesam em suas decisões.

Essas informações podem nortear tanto o trabalho da equipe de Criação, quanto de Planejamento e Mídia. Além disso, auxiliam muito a equipe de Atendimento na hora de justificar para o seu cliente porque determinado caminho foi escolhido. Elas mostram que as decisões foram tomadas a partir de dados concretos e não de achismos.

Pré-teste de campanha ou conceito

Está na dúvida se o slogan ficou legal? Não tem certeza qual imagem representa melhor o produto? Quer saber se o vídeo vai ser bem aceito pelo público alvo? Você pode testar tanto o conceito quanto algumas peças da campanha. O Opinion Box permite a inserção de fotos e vídeos no questionário, para que o entrevistado dê a sua opinião.

Além de testar a campanha como um todo, é possível testar alguns elementos isolados da campanha. Por exemplo: qual celebridade você deveria contratar para este vídeo? Qual voz combina mais com a locução do personagem desta animação? Qual trilha transmite melhor o sentimento desta campanha? Ah, e é claro, sempre vale também elaborar uma avaliação pós-campanha para testar os efeitos do trabalho realizado. Caso seja necessário um recall de campanha, você pode também fazer uma pesquisa para entender melhor a situação.

Pesquisa de teste de embalagem

Nós sabemos bem a importância que a embalagem tem para produtos alimentícios, de cosméticos, de saúde e tantos outros. Fazer testes de embalagem em grupos de discussão é um investimento muito alto, mas online fica muito mais barato. Você envia a foto de diferentes embalagens e pergunta qual o respondente prefere. Peça que eles expliquem por que equais sensações cada embalagem transmite. Você ainda pode testar diferentes elementos, como cor, logotipo, imagem etc.

Estas são algumas das principais pesquisas que uma agência de comunicação pode fazer para os seus clientes, mas existem inúmeras outras possibilidades.

Se você acredita que o produto ou serviço do seu cliente possui algum problema, não deixe de realizar uma pesquisa de satisfação. Se a sua agência oferece serviços de promoção e eventos, realize sempre uma pesquisa de avaliação após cada ação realizada. Tanto você quanto o seu cliente possam medir os resultados e entender o que funcionou e o que não funcionou. Se desenvolve sites, faça um teste do layout do site antes de colocá-lo no ar.

Enfim, tenha sempre em mente que o trabalho de criação é muito subjetivo, mas pode – e deve – ser embasado por dados concretos. Eles vão ampliar de forma significativa as suas chances de acertar e ter sucesso.

Ebook gratuito: Pesquisa de mercado para agências

As agências de publicidade tem um papel fundamental na hora de ajudar seus clientes a se posicionar, encantar seu público-alvo, se diferenciar da concorrência e vender mais. E nós queremos ajudar as agências a obter ainda mais sucesso nos seus objetivos com uma importante ferramenta estratégica: a pesquisa de mercado.

Por isso, nós preparamos um ebook inédito e exclusivo que mostra como as agências podem se beneficiar da pesquisa de mercado. Veja por que as agências precisam fazer pesquisas, os principais tipos de pesquisa de mercado para agências, para que elas possam ter sucesso nas campanhas e tudo o que você precisa saber para fazer uma pesquisa.

Preparado pelos nossos especialistas, o ebook traz os melhores tipos de pesquisa para sua agência, depoimentos de agências que já utilizam a pesquisa de mercado em suas estratégias e várias dicas e informações importantes.

Neste ebook, você vai aprender:
Como conquistar novos clientes com uma pesquisa;
Como conhecer o público-alvo do seu cliente;
Como fazer pré-teste de campanhas;
Os principais tipos de pesquisa de mercado para agências;
e muito mais.

Para baixar o ebook gratuitamente, basta clicar no banner abaixo:

Quer saber quanto custa uma pesquisa de mercado online? Faça uma simulação online do seu projeto de pesquisa de mercado para agências e calcule o preço automaticamente.

Precisa de ajuda para criar a sua pesquisa de mercado para agências? Converse com a gente.

Também poderá gostar de: