Tipos de pesquisa de mercado: quais você deve realizar no seu negócio?

Pedro D'Angelo
Tipos de pesquisa de mercado: quais você deve realizar no seu negócio?

É difícil dizer quantos tipos de pesquisa existem – acredite: são inúmeros. Mas qual será a pesquisa de mercado que você precisa conhecer e realizar no seu negócio? Vem comigo descobrir!

Quem acompanha o blog do Opinion Box já sabe que existem diversos tipos de pesquisa de mercado. Cada uma delas serve para levantar dados específicos, úteis para empresas diferentes com objetivos diferentes.

Até aqui, tudo é bem óbvio. Mas quais são os principais tipos de pesquisa de mercado? E quais são as que podem impulsionar de verdade o seu negócio?

É isso que vamos explorar agora. Conheça as pesquisas de mercado mais comuns e aprenda a tirar proveito delas de acordo com seus objetivos!

Tipos de pesquisa para todas as empresas

Como já ficou claro acima, toda empresa pode fazer pesquisa de mercado. O que vai variar na hora de conhecer melhor os tipos de estudos possíveis é principalmente o objetivo de cada um.

Algumas pesquisas, porém, podem ser úteis para todo tipo de empresa. Qualquer negócio pode obter vantagens ao conhecer a imagem que seu consumidor tem da empresa, por exemplo.

Pensando nisso, veja alguns tipos de pesquisa de mercado que podem ser usados por qualquer organização:

Pesquisa de satisfação

O sucesso de toda empresa depende dos seus clientes. A pesquisa de satisfação é a melhor forma de saber se os objetivos da sua marca estão sendo atingidos. Os clientes gostaram do produto ou serviço? Foram bem atendidos? Voltariam a comprar na sua loja? A melhor forma de obter essas respostas é conversando diretamente com os seus clientes.

A pesquisa de satisfação é a mais básica, fácil de fazer e que ainda traz grandes vantagens competitivas para as empresas.

Conheça as metodologias, crie questionários e envie-os para seus consumidores te avaliarem. Em seguida, claro, tome decisões e aja a partir do feedback que eles forneceram.

Pesquisa para Buyer Persona

Buyer Persona é a representação do cliente ideal de uma empresa. Em outras palavras, é uma personagem criada, com nome, idade, profissão, desejos e anseios, para ajudar a empresa a entender quem é o seu consumidor ideal.

Conhecendo bem as suas buyer personas é possível trabalhar melhor a linguagem, o tom e falar com elas pelos canais corretos. Enquanto isso, o time de vendas também consegue saber a partir da persona a melhor abordagem para falar com ela. Veja aqui as melhores dicas para criar suas buyer personas e acesse um questionário com as perguntas que não podem faltar na pesquisa.

Pesquisas para entender o comportamento do consumidor

Entender o comportamento do consumidor deve ser um objetivo comum de todo empreendedor.

Pesquisas sobre o comportamento do consumidor podem ajudá-lo a entrar na mente do seu cliente. Assim, você pode descobrir quais redes sociais ele está presente, quais lugares frequenta e quais veículos de comunicação consome. Pode saber quanto ele gasta no seu segmento de atuação, o que acha dos seus concorrentes e muito mais!

Com essas informações, você vai saber o que sua marca precisa fazer para chamar a atenção e encantar os consumidores.

As pesquisas para entender o comportamento do consumidor são várias. Elas podem investigar seu comportamento com mídias, seu perfil pessoal, a forma como enxerga as empresas e muito mais! Veja cada uma delas em detalhe aqui, com direito a modelos de questionário para comportamento do consumidor que vão te inspirar ainda mais.

Pesquisa de mercado para novos negócios

Toda empresa pode fazer pesquisa, independentemente do seu porte ou segmento de atuação. Mas em que momento é melhor fazer um estudo de mercado?

Para quem está pensando em abrir ou acabou de começar um negócio, saiba que existem pesquisas específicas para esse momento.

Dados de pesquisa devem ser usados, antes de mais nada, para validar a ideia do negócio. Uma pesquisa de mercado para validar ideia leva em conta a opinião do consumidor sobre seu empreendimento, o interesse dele em comprar e a comparação com a concorrência existente. Assim, fica muito mais difícil errar na hora de colocar um produto no mercado!

Nesse momento inicial, portanto, considere análise de mercado como a palavra-chave essencial para seu negócio dar certo.

Para aprender a fazer uma análise de mercado completa e do jeito certo, eu tenho o material certo para você. Clique no banner abaixo e baixe gratuitamente nosso ebook sobre o tema.

Pesquisa de mercado para novos produtos

Não importa se o seu negócio está apenas começando ou se já é uma marca consolidada. Vão existir momentos em que lançar um novo produto pode ser a solução para impulsionar suas vendas e conquistar uma fatia de mercado maior.

Antes de lançar qualquer novidade para o público, tenha certeza que seu produto terá uma boa aceitação, o preço certo e potencial real de conquistar o consumidor.

Para isso, novamente, as pesquisas de mercado vão aparecer como solução. Fazer pesquisas para teste de produto significa questionar o consumidor se ele teria interesse no que está vendendo, qual seria o preço certo a cobrar e entender como você deve se posicionar diante de eventuais concorrentes.

Ah, e saiba mais sobre o assunto neste link, com direito a modelos de questionário gratuitos para pesquisas de teste de produto.

Pesquisas para mercados específicos

Agora que passamos pelos tipos de pesquisa mais comuns, vamos falar sobre algumas áreas específicas. Certos mercados e segmentos têm suas próprias pesquisas de mercado para cuidar e realizar periodicamente. De acordo com sua atuação e perfil do consumidor, algumas pesquisas vão ser mais importantes para certo tipo de empresa e não para outros. 

Veja alguns exemplos disso:

Pesquisas para marketing e comunicação

Empresas do segmento de marketing e comunicação têm muito a ganhar com pesquisa. Quem cria conteúdos e estratégias de mídia deve estar sempre antenado nas tendências e conhecer profundamente o seu público. Só assim é possível acertar em cheio e ganhar a atenção do consumidor ideal para você.

As agências de publicidade, por exemplo, devem aproveitar muito dos dados de pesquisas em concorrências, para testar campanhas e avaliar a imagem da marca dos seus clientes. São vários os tipos de pesquisa que as agências devem conhecer e empregar no dia a dia. (Veja os principais e como fazê-los aqui!)

Além das empresas do próprio segmento, as áreas de marketing das empresas também devem ficar de olho. Obtendo informações de pesquisa de mercado, elas podem bolar melhores estratégias e até alimentar outras áreas do negócio com dados relevantes.

Pesquisas para consultoria

O trabalho das consultorias é assumir as dores dos seus clientes e propor as melhores soluções para elas. Nessa empreitada, a consultoria deve estudar e conhecer a fundo tudo sobre o cenário atual do cliente

Conhecer esse cenário, é claro, fica muito mais fácil com uma pesquisa de mercado. Quando começar a trabalhar com um novo cliente, portanto, a consultoria deve partir para as pesquisas!

Assim, é possível levantar dados sobre o panorama do mercado, sobre o comportamento do consumidor e cruzar tudo com as pesquisas de satisfação que também podem ser feitas para entender o momento da empresa cliente.

Pesquisas para varejo

Os varejistas precisam lidar diretamente com o consumidor e, por isso, atenção dobrada para a opinião desse público.

Pensando especificamente no varejo, algumas pesquisas são fundamentais para entender melhor o consumidor e o que ele espera dos seus produtos, preços, estratégia de vendas e muito mais. Testar preços, embalagens e avaliar o atendimento da sua loja são bons tipos de pesquisa para começar a fazer no varejo.

Ufa! Chegando até aqui, passamos pelos principais tipos de pesquisa e como eles podem ajudar o seu negócio. Pode parecer muita coisa para absorver, mas lembre-se: nunca é demais ter dados sobre seu consumidor, mercado e concorrentes. Para facilitar a sua missão de descobrir essa informação, porém, tenho duas sugestões.

Primeiro, confira nossa seção de resultados de pesquisa. Por lá você encontra dados sobre o comportamento do consumidor e outros temas de pesquisas exclusivas que já fizemos por você.

Por fim, conheça também nossas soluções de pesquisa de mercado online. Tanto a nossa Plataforma de Pesquisa quanto as pesquisas customizadas podem te ajudar a realizar estudos com todos os objetivos possíveis, para públicos distintos e de forma muito acessível. Descubra aqui a solução que melhor vai ajudar o seu negócio!

Quer conhecer a fundo as 12 principais pesquisas que todo negócio deve conhecer e fazer? Baixe nosso ebook no banner abaixo para aprender quando e como realizar as principais pesquisas para seu negócio. 

Também poderá gostar de: