5 tipos de pesquisa de mercado que você pode fazer ainda em 2017

Daniela Schermann
5 tipos de pesquisa de mercado que você pode fazer ainda em 2017

Elas possuem custos acessíveis e podem ser feitas em poucos dias. Assim, você pode fazer a pesquisa, analisar os resultados e tomar as ações necessárias ainda em 2017. Ou ainda usar os dados obtidos para o seu planejamento de 2018. Descubra quais são os tipos de pesquisa de mercado que você precisa fazer neste fim de ano.

Pesquisa de satisfação

Se você acompanha o blog do Opinion Box, já sabe que, para nós, a pesquisa de satisfação é um dos principais tipos de pesquisa de mercado. Ao medir o nível de satisfação dos seus clientes, você vai ter insights muito importantes, que vão te ajudar a descobrir as oportunidades de melhorias e necessidades de mudança.

Se você não mede o seu índice de satisfação regularmente, faça agora mesmo uma pesquisa de satisfação com todos os seus clientes. Lembre-se de avaliar diferentes pontos, como a satisfação com o atendimento, com o produto ou serviço adquirido, com os canais de venda etc.

Conheça os nossos diferentes modelos de pesquisa de satisfação e crie a sua pesquisa hoje mesmo.

Recomendado para você:  NPS: tudo o que você precisa saber sobre a metodologia de satisfação de clientes utilizada por empresas do mundo todo

Pesquisa de hábitos de consumo

As pesquisas de mercado servem para ajudar a sua empresa a tomar decisões com mais segurança, com base em dados e não em achismos. Entender a forma como os consumidores pesquisam e tomam decisões de compra é fundamental.

Faça uma pesquisa para entender os hábitos de consumo do seu público-alvo: onde e como os consumidores buscam informações por produtos? Quais fatores influenciam sua decisão? Com qual frequência compram determinado produto? Preferem fazer compra online ou offline?

Essas informações vão ajudar o seu time de Vendas e Marketing a traçar suas estratégias e ações e pode alavancar seus resultados, contribuindo para suas metas no fim do ano.

Pesquisa com colaboradores

Quando pensamos nos diferentes tipos de pesquisa de mercado, normalmente pensamos em pesquisas com clientes ou com consumidores em geral. Mas é muito importante fazer periodicamente pesquisas com os colaboradores da sua empresa.

Além de avaliar como está o clima organizacional da empresa, é importante se lembrar de que são os colaboradores que estão constantemente em contato com o produto, com os clientes e com os pontos de venda. Por isso, é fundamental ouvir o que o time tem a dizer sobre o produto ou serviço e as ações da empresa antes de tomar uma decisão estratégica.

Ouvir os colaboradores também contribui para aumentar o engajamento e a motivação do time. Isso aumenta a retenção de talentos e torna o ambiente mais saudável.

Claro que tudo isso só se acontece se a opinião dos colaboradores for levada em consideração. Sempre que possível, lembre-se de compartilhar com toda a equipe os resultados da pesquisa e as ações que serão tomadas com base nos dados. Construa uma relação transparente com o seu time.

Pesquisa de imagem da marca

Como os consumidores avaliam a sua marca? Os valores e atributos da empresa estão sendo percebidos da forma correta pelo seu público-alvo?

A pesquisa de imagem da marca avalia como os consumidores em geral enxergam a sua marca. Essa pesquisa é super importante para entender se a sua empresa está se comunicando da forma correta e identificar o que precisa ser feito para melhorar o seu trabalho de branding.

Essa é uma excelente pesquisa para quem já está de olho no planejamento de 2018.

Pesquisa de avaliação

Qual foi, na sua opinião, a principal ação que a sua empresa fez para o cliente em 2017? Lançou um novo produto? Colocou um novo site no ar? Criou um novo canal de comunicação com seu público? Abriu um novo ponto de venda ou um e-commerce?

Não importa qual tenha sido a ou as principais ações. É hora de avaliar o que os seus clientes ou consumidores acharam da novidade. Assim, você vai ter dados para compreender os resultados da implantação.

Faça uma pesquisa de avaliação para medir a percepção e os impactos que a novidade trouxe para o seu público. Pergunte se eles perceberam ou tiveram contato com aquilo que você está avaliando e peça para eles contarem o que acharam. Utilizar perguntas de escala em perguntas de escala é ótimo para analisar os resultados com facilidade.

Como fazer os diferentes tipos de pesquisa de mercado

Eu comecei o post dizendo que todos esses tipos de pesquisa de mercado possuem custos acessíveis e podem ser feitas em poucos dias. Mas como?

O Opinion Box possui uma plataforma de pesquisa de mercado em que você mesmo cria o seu questionário e pode enviá-lo para os seus contatos ou para o nosso Painel de Respondentes. Temos mais de 100 mil consumidores em todo o país prontos para responder às suas perguntas.

Se você vai fazer uma pesquisa de satisfação, por exemplo, pode enviar a pesquisa para o seu mailing de clientes. Se quiser fazer uma pesquisa de imagem de marca, pode escolher o perfil dos entrevistados no Painel de Respondentes.

Preciso de ajuda para criar minha pesquisa de mercado

Não se preocupe! Nós temos um

Também poderá gostar de:

Como escolher uma empresa de pesquisa de mercado online As soluções de pesquisa de mercado online tornaram as pesquisas mais rápidas, fáceis e baratas. Hoje, qualquer empreende...
Planejamento estratégico: como fechar bem o ano e se preparar para o p... Todo ano, em outubro, é comum bater o susto de que o ano já está no fim. A sensação de que o tempo passou rápido demais ...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail