11 sites e blogs que qualquer pessoa que trabalha com pesquisa de mercado deve acompanhar

Daniela Schermann
11 sites e blogs que qualquer pessoa que trabalha com pesquisa de mercado deve acompanhar

Quem trabalha com pesquisa de mercado deve ser curioso por natureza. Entender o comportamento do consumidor, antecipar tendências, estar por dentro das novidades de diferentes mercados e compreender como esses itens se relacionam é papel de todo profissional de pesquisa.

Alguns sites e blogs são essenciais para manter os pesquisadores informados com relatórios, notícias, eventos e tendências que podem servir tanto de inspiração quanto de fonte de informação. Separamos então 11 sites que estão entre os favoritos da equipe do Opinion Box:

1. JWT Intelligence

A agência de publicidade multinacional J. Walter Thompson possui uma plataforma de pesquisa, inovação e análise de dados global, que divulga diversos trend reports, como o Generation Z – Brazil, que analisa em profundidade os jovens brasileiros entre 12 e 19 anos, e o The Future 100, relatório anual que traz análises e insights das tendências identificadas para o ano seguinte. O de 2016, inclusive, já está disponível.

2. Ideas Scup

O Scup, ferramenta de monitoramento, gestão e análise de mídias sociais, reúne em seu blog as melhores práticas e tendências em social media.

O conteúdo é essencial para compreender melhor o comportamento dos internautas e descobrir as melhores formas de extrair inteligência através das redes.

Além disso, o blog traz dados muito legais de monitoramento online de grandes eventos, como eleições, Copa do Mundo e eventos culturais. O último que eles divulgaram foram os dados da Parada LGBT, em São Paulo.

3. Esomar

A Esomar é uma associação mundial de profissionais de pesquisa, que realiza diferentes eventos ao redor do globo. Em 2016, estão previstos eventos em Dubai, Bogotá, Tóquio e New Orleans. Todos os eventos possuem transmissão online e apresentam as principais novidades do mercado de pesquisa, por isso, vale a pena ficar de olho. Além disso, o site disponibiliza relatórios e livros sobre pesquisa de mercado para venda.

4. Abep

A Abep é a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, que também possui um calendário importante de eventos, além de publicações e cursos voltados para os profissionais de pesquisa de mercado. O próximo evento da Abep será o 7º Congresso Brasileiro de Pesquisa, nos dias 04 e 05 de abril de 2016, em São Paulo, com o tema Transformações.

5. Trendwatching.com

Desde 2002, a Trendwatching.com coordena uma rede mundial de analistas e caçadores de tendências espalhados em mais de 90 países para pesquisar o que há de mais inovador e de melhor por aí.

Boa parte dessas descobertas são divulgadas de forma gratuita em cinco línguas em um report mensal enviado a mais de 200.000 profissionais em mais de 180 países. Além disso, eles divulgam diferentes relatórios pagos e gratuitos em seu site.

6. eMarketer

A eMarketer é uma empresa de pesquisa de mercado que investiga o mercado digital de forma geral, gerando insights sobre e-commerce, social media, marketing digital, mídia online e mobile, entre outros assuntos.

Diariamente, o eMarketer envia uma newsletter com três artigos que trazem dados, insights e perspectivas sobre o mercado digital. Vale assinar a news e acompanhar o site de perto.

7. Atualizeme.com

Realizado pela RC Comunicação e pela Trend Boutique (trendboutique.com.br), o Atualize-me é uma plataforma de conteúdo que apresenta um estudo exclusivo sobre determinado tema a cada nova edição. Com um visual lindo e conteúdo didático, os estudos trazem informações, análises e insights baseados em desk reasearches, estudos de comportamento e pesquisas quantitativas e qualitativas.

Recomendado para você: Pesquisar tendências 10 tendências de pesquisa de mercado e opinião para 2016

8. Ponto Eletrônico

Ponto Eletrônico é uma plataforma da Box1824 que estuda o mundo contemporâneo através de tendências, cultura, comportamento e consumo. O site divulga artigos sobre temas extremamente atuais, como lowsumerism, transexualidade, empoderamento da juventude e outros.

9. Greenbook

O Greenbook é uma organização voltada tanto para profissionais de pesquisa de mercado quanto para as empresas que contratam este tipo de serviço. Além de publicar relatórios, o Greenbook realiza o IIeX, evento que reúne inovação, tendências e pesquisa de mercado. Em 2016, o evento acontecerá em Amsterdam, em março.

10. TAB Uol

TAB é um conteúdo produzido pelo UOL que apresenta um tema a cada semana em formato interativo e com conteúdo aprofundado, trazendo dados de pesquisa, entrevistas, vídeos e muita informação de comportamento e tendências. Já são mais de 50 edições, e você pode acompanhar os lançamentos toda segunda-feira no portal ou receber por email.

11. Opinion Box

Sim, o blog do Opinion Box também é uma referência que você precisa acompanhar. Não é falta de modéstia, mas nós produzimos o maior blog sobre pesquisa de mercado online do país, com dicas, tutoriais, notícias, cases e muita informação para quem quer criar suas pesquisas e ficar antenado no que rola no mundo da pesquisa de mercado.

Aliás, se você ainda não é assinante do nosso blog, cadastre seu email no topo da página e receba a nossa newsletter com os principais posts do mês.

Também poderá gostar de:

Quanto custa uma pesquisa de mercado? Muitas empresas e pessoas sabem da importância de fazer pesquisas de mercado, mas desistem de realizá-las nos seus negóc...
Growth Hacking: o que é e como usar para fazer sua empresa crescer O termo Growth Hacking, que já é amplamente conhecido e disseminado nos Estados Unidos, vem se tornando cada vez mais po...
AUTOR
Daniela Schermann

Daniela Schermann

Jornalista e Líder de Marketing do Opinion Box, é especialista em Inbound Marketing e entende tudo sobre pesquisa e comportamento do consumidor. Prefere ser chamada só de Dani e está sempre aprendendo alguma coisa nova.

Daniela Schermann
Receba nossas novidades por e-mail