Redes sociais: Pesquisa sobre o comportamento dos brasileiros na internet

Daniela Schermann
Redes sociais: Pesquisa sobre o comportamento dos brasileiros na internet

Quais as redes mais acessadas, onde como e por que? Descubra tudo sobre o comportamento dos brasileiros em relação às redes sociais!

Que as redes sociais transformaram radicalmente o comportamento das pessoas não é novidade para ninguém. No começo, tínhamos uma conta no Orkut e alguns mais conectados utilizavam também o Myspace. Aí veio Facebook, Instagram, Snapchat,Google+, Tinder e muitas outras opções para dividir nosso tempo.

Com isso, mudamos nossas formas de nos relacionar, nos informar e nos expressar. Pensando nisso, o Opinion Box quis fazer uma pesquisa para entender como as pessoas enxergam o seu próprio comportamento nas redes sociais. Veja os principais resultados:

Informações técnicas

A pesquisa sobre redes sociais foi realizada no painel de respondentes do Opinion Box entre os dias 19 e 24 de abril. Foram entrevistados 1.772 homens e mulheres a partir de 16 anos de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal e de todas as classes sociais.

A margem de erro da pesquisa é de 2,3 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.

Redes sociais mais acessadas

Como já era de se esperar, o Facebook continua sendo a rede social mais popular entre os brasileiros. 94% dos internautas possuem conta na rede de Mark Zuckerberg. 57% são usuários do Instagram, 50% utilizam o Google+ e 35% possuem conta no Twitter. As redes menos utilizadas são Linkedin (23%), Pinterest (20%), Snapchat (18%) e Tinder (6%). Além disso, 5% afirmam possuir contas em outras redes sociais.

As redes sociais preferidas dos internautas são o Facebook (76%) e o Instagram (14%). O Twitter fica em terceiro lugar, escolhido por apenas 3% dos entrevistados. Todas as outras ficam com menos de 3% das respostas.

É interessante observar como a preferência varia com a idade. 69% dos jovens até 29 anos escolheram o Facebook e 19% optaram pelo Instagram. Entre os que têm de 30 a 49 anos, 79% preferem o Facebook e 11% o Instagram. Para quem tem 50 anos ou mais, 87% escolheram o Facebook, e 5% o Instagram.

Há também uma pequena diferença por sexo. Ainda que ambos prefiram o Facebook da mesma forma (76%, tanto para os homens quanto para as mulheres), elas gostam mais do Instagram (16% das mulheres e 11% dos homens) e uma proporção maior deles preferem o Twitter (2% das mulheres e 5% para os homens). Por classe social, todas as diferenças são insignificantes e se encontram dentro da margem de erro.

Apenas 3% dos entrevistados afirmam não possuir contas em redes sociais. Entre esses, o principal motivo apontado é a falta de interesse (40%). Além disso, 22% disseram que não acham seguro ou confiável e 16% disseram que não tem tempo para acompanhar os feeds.

Redes sociais: onde, quando e por que

A noite é o período preferido para se acessar as redes sociais. 77% costumam estar conectados em suas redes após o cair do sol. 61% acessam à tarde e 57% conectam-se de manhã. Além disso, 22% utilizam a madrugada para postar, curtir, comentar ou compartilhar.

7 em cada 10 entrevistados utilizam os smartphones como principal dispositivo para acessar as redes sociais. 27% preferem o computador e 3% utilizam os tablets.

Os assuntos mais populares nas redes sociais dos brasileiros são notícias em geral (58%) e humor (53%). Além disso, os internautas também gostam de postar ou acompanhar postagens sobre filmes e séries (48%), cultura e entretenimento (44%), culinária e gastronomia (42%) e saúde e vida saudável. Outros assuntos, como esportes, tecnologia e religião, foram apontados por menos de 40% dos entrevistados.

Comportamento nas redes sociais

Um terço dos entrevistados afirma que o que mais costuma fazer nas redes sociais é postar mesmo, seja fotos, vídeos, textos ou opiniões. 28%, no entanto, preferem apenas curtir o conteúdo de outras pessoas ou páginas. 22% tem um costume maior de compartilhar conteúdos de terceiros e 11% estão mais habituados a apenas olhar, sem interagir. 6% afirmam que o que mais fazem é comentar os posts de outras pessoas ou páginas.

Recentemente, o Facebook, os veículos de mídia e outras redes sociais estão demonstrando uma grande preocupação com a viralização de notícias falsas em redes sociais. Por isso, perguntamos aos internautas qual é o comportamento deles em relação a isso.

72% afirmam que só postam em seus perfis aquilo que eles têm certeza que é verdade. 16% dizem que postam aquilo que eles acham que é verdade, mesmo sem ter muita certeza. 4% admitem que postam o que lhes interessa, independentemente se é verdade ou não, e 8% afirmam que nunca pensaram sobre o assunto.

E quando não havia redes sociais? 38% dos entrevistados acreditam que o mundo era pior ou muito pior do que é agora e 28% acham que o mundo era melhor ou muito melhor do que atualmente. 34% afirmam que não é nem melhor e nem pior.

Vale ressaltar que a percepção de que o mundo melhorou com as redes sociais é maior entre aqueles que tem 50 anos ou mais. 27% dos internautas até 50 anos acham que o mundo é melhor ou muito melhor agora. Esse número aumenta para 34% entre os que tem 50 anos ou mais.

Imagem x realidade

75% dos entrevistados acreditam que as pessoas mostram nas redes sociais uma vida melhor do que elas realmente têm. 11% acham o oposto, que as pessoas exibem uma vida pior nas redes sociais do que a vida real. 14% acreditam que não tem diferença entre o que é postado e o que é vivido.

Por outro lado, 65% acreditam ser a mesma pessoa na internet e na vida real. 26% admitem que são diferentes, mas não muito diferentes, e 10% afirmam que sua imagem na internet é bem diferente em comparação com a vida real.

Os jovens e os homens são os que mais admitem a “dupla personalidade”. Enquanto 12% dos homens afirmam que são bem diferentes nas redes sociais e 60% acreditam ser a mesma pessoa, 8% das mulheres afirmam que a imagem na internet é bem diferente em relação à realidade e 68% afirmam ser iguais.

Além disso, 11% dos jovens até 29 anos afirmam ser diferente, enquanto 9% das pessoas de 30 a 49 anos e 5% dos que tem acima de 50 anos acham que é diferente.

Inimizades e discussões

77% dos entrevistados já deixaram de seguir alguém nas redes sociais porque não concorda ou não gosta dos conteúdos que a pessoa posta. Os jovens costumam fazer isso com mais frequência. 81% das pessoas até 29 anos já fizeram isso pelo menos uma vez. Esse número cai para 75% entre os que têm de 30 a 49 anos e para 66% entre os que têm 50 anos ou mais.

Além disso, 37% dos internautas já tiveram uma discussão acalorada nas redes sociais, sendo que, para 20% deles, isso aconteceu mais de uma vez. Os homens costumam discutir mais do que as mulheres. 56% dos homens e 67% das mulheres afirmaram que isso nunca ocorreu. O número também varia com a idade. 43% dos jovens até 29 anos já discutiram nas redes sociais. Esse número cai para 35% entre os que têm de 30 a 49 anos e para 29% entre os que têm 50 anos ou mais.

Quer conferir outros resultados de pesquisa do Opinion Box? Na sessão de resultados de pesquisa, temos pesquisas de mercado sobre os mais diversos assuntos. E para fazer a sua própria pesquisa de mercado, fale com um de nossos especialistas.

Também poderá gostar de: